terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Os 12 posts mais polêmicos de 2021 do JOVEM JORNALISTA


O que seria do JOVEM JORNALISTA se não fossem as polêmicas, não é mesmo?! Se em 2019 tiveram poucas, em 2021 houveram várias em pauta. É que eu gosto de uma boa discussão, um "cadim" de pimenta e muitas bombas. Isso deixa o blog mais caloroso e dinâmico.

Em 2021 tiveram 12 posts que elevaram a polêmica neste espaço. Nessa seleção, o leitor perceberá que existem muitos posts em que a temática é a agenda LGBTQIAP+. Essa comunidade sempre acalora a sociedade e não seria diferente no JJ.

Para falar desses posts polêmicos, criei montagens no Canvas, com número de visualizções, comentários e nível polêmico do post. Para ilustrar o nível polêmico, nada melhor que bombas, que aqui tem uma escala de três até cinco bombas. Uma boa polêmica que se preze é capaz de acalorar e explodir tudo! Então, não tem post com menos de três bombas aqui! 

Falarei dos posts menos polêmicos (O que é até difícil) até os mais polêmicos, em uma ordem gradativa de fogo no parquinho. Cada tópico conterá o título com o link do post, bem como a data da publicação; imagem para ilustrar; e um textinho falando mais do post e o por quê dele ser polêmico. 

Preparado?! Segura que lá vem bomba! "Buemba, buemba" (Em alusão à um quadro da Band News FM)



O post está no nível polêmico mediano, até porque não teve muito alarde e contrapontos nele. E por que está aqui?! Bem, por conta do tema e de como a comunidade trans ainda sofre preconceito e discriminação. Talvez eu tenha até desejado promover uma polêmica ao mostrar tanto as conquistas, como o lado triste da história. Vale a pena a leitura!





Mesclar religião e comunidade LGBTQIAP+ é uma atitude um tanto quanto ousada, mas a colaboradora Marilza Luciano fez isso com muita maestria e sabedoria. O post é um tapa na cara, com muitas desconstruções, críticas e até mesmo versículos bíblicos para embasar a opinião da autora. 


3- Reflexão do momento atual - 02 de julho de 2021



Aqui as discussões e polêmicas começam a ficar mais acaloradas. Nesse post, a colaboradora Marilza faz um desabafo muito sensato sobre o afrouxamento das precauções contra o coronavírus, com embasamentos e dados verídicos. Marilza comenta desde no âmbito religioso, até no político, chegando à conclusão que o melhor é o isolamento social, por enquanto. 




Um post curto de Rita Andrade, mas cheio de fortes opiniões. Nele, Rita discorre sobre a economia e política brasileira de uma forma bem peculiar. 




Rita Andrade tem se mostrado a rainha da ironia e da polêmica, e não seria diferente com esse post. O que mudou em dois anos de pandemia?! Rita responde com muita verdade nesse post. E o Natal que ela imaginava realmente aconteceu. Aos poucos o leitor percebe que nada mudou, e que está até pior do que outrora! 




A polêmica já inicia por ter alocado essa comunidade em uma semana LGBTQIAP+, já que os G0ys não se consideram assim. Mas gosto de causar polêmica e esse post está cheio delas, com alfinetadas e tudo mais. As polêmicas vieram até mesmo nos comentários. 




Doenças mentais ainda é um assunto tabu na sociedade e o que dirá do tema de suicídio e tentativa de suicídio?! Fiz questão de trazer esse tema forte, mas necessário, por meio dessa cena tão marcante de um seriado musical adolescente. Neste post há uma desconstrução desse personagem e eu até incito o leitor a ver a situação de um outro ângulo.


8- E se houverem LGBTQs no futebol? - 30 de março de 2021


Também gosto de polemizar a partir de fatos atuais e recentes e nesse post faço exatamente isso. A partir de uma data comemorativa, dos dados e informações que colhi na internet, construi todo o post, que tem muitas polêmicas e reflexões minhas. Há até certo tom irônico e um tanto quanto intimidador, afinal eu sou assim. 


9- Meu nome é 'Emerson' - 21 de setembro de 2021


Falou ou escreveu meu nome incorretamente é motivo de briga, gritos e... polêmicas! E esse post era pra funcionar apenas como um desabafo, mas tem um cheirinho de pólvora e bomba nele, sim! E se as pessoas ainda erram o meu nome atualmente depois desse post?! Sim! E ainda fazem pior! Mas já desisti. O que me resta é não pirar, e seguir em frente.




2021 foi o ano em que a não-binariedade e fluidez de gênero tiveram em alta e, por esse motivo, é claro que deveria fazer um post aqui. Ele teve o intuito de trazer luz para o tema, informando, mas de também de gerar fogo no parquinho, afinal é um assunto muito polêmico e que divide opiniões.




Tim era polêmico e esse post também, pois dividiu opiniões dos leitores. Meu objetivo foi o de mostrar o meu ponto de vista, que foi até mesmo discutido com amigos por Whatsapp. De nenhuma forma gostaria de colocar fogo no feno, mas acabou acontecendo. O post chamou a atenção até mesmo do colaborador e parceiro, Arthur Claro, que não concordou com uma vírgula do que escrevi; e do meu amigo pessoal, Alexandre Liggeri, que expôs seu ponto de vista e disse o porquê não concordava comigo. Toda opinião é bem vinda e está tudo bem!




Finalizo essa sequência, com esse texto que foi um estouro de polêmica. Talvez você não concorde com nada do que escrevi nesse post, mas deve respeitar a opinião alheia, por mais diferente que ela seja da sua. Confesso que fui até um pouco ríspido e grosso no post, mas a ideia era essa mesmo. 


Esses foram os 12 posts mais polêmicos de 2021 do JOVEM JORNALISTA. Não vou prometer que em 2022 não haverá polêmicas nesse blog, porque isso seria pedir demais. Eu adoro uma polêmica porque ela amplia as discussões e pontos de vistas, deixando tudo mais legal.

E pra você, qual é o post mais polêmico do JJ de 2021? Por que? Diga nos comentários e vamos polemizar ainda mais! J-J


Por: Emerson Garcia

5 comentários :

  1. Que venham mais polêmicas esse ano Emerson! Hahaha! (o povo ama uma polêmica, né?)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por todo conteúdo desenvolvido! Adoro acompanhar o blog
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  3. adoro uma polêmica haha
    acredito que li boa parte dos seus artigos

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  4. A verdade é que todo mundo gosta de uma polêmica e uma treta.
    E que venha muito mais em 2022.
    Bjus!

    www.galerafashion.com

    ResponderExcluir
  5. É preciso agitar as mentes JJ!! Parabéns!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design