sábado, 8 de janeiro de 2022

Rádio Bagaralho: Programa 'Discografia - Odair José'

Olá ouvintes da Rádio Bagaralho FM (Rádio Bagaralho, a rádio do... povo). Aqui quem fala é o locutor Arthur Claro, aquele que é igual porém diferente. Com o oferecimento do salão de festas Tua Fiesta és Loca começa agora o programa Discografia.  

Hoje vou apresentar as obras do músico morrinhense (Morrinhos-GO) Odair José. Não irei apresentar as obras ao vivo, nem acústico e nem os covers que ele fez.


Odair José - Perdi o medo (1970)


Esta música é uma provocação a uma pessoa que tenta intimidar o cantor, mas ao me ver pode ser direcionada a Censura que tinha na época da Ditadura Militar.



Meu grande amor - Minha juventude (1971)


Uma música que o cantor recorda tudo que já passou na vida, procurando alguma resposta do que fazer da sua juventude que acabou.



Assim sou eu - Eu queria ser John Lennon (1972)


Odair José, grande fã dos Beatles e pra dizer mais específico John Lennon, ele queria ser seu ídolo que fazia sucesso e era a paixão de todas as mulheres. Nesta música ele queria ser John Lennon para chamar a atenção da sua amada e estar sempre ao lado dela.


Odair José - Uma vida só (Pare de tomar a pílula) (1973)



Esta música foi censurada aqui no Brasil logo depois do seu lançamento devido ao seu refrão que continha uma mensagem contrária a campanha realizada pelo governo no mesmo ano para que se houvesse um controle de natalidade no país. A canção também foi censurada na Argentina.



Lembranças - Noite de desejos (1974)



Como na música Uma vida só (Pare de tomar a pílula), a censura, que não largava mais o pé do compositor, obrigou que a canção A primeira noite de um homem tivesse seu título alterado para Noite de desejos. E, mesmo assim, proibiu sua execução nas rádios. A música fala sobre a perda da virgindade. No seu título original é homônimo do filme A primeira noite de um homem do ano de 1967, estrelado pelo ator Dustin Hoffman.


Odair - Viagem (1975)


Mesmo que estivesse atento aos passos de Odair José, o departamento de censura não percebeu nada de errado com a letra desta música. Ao se ouvir com atenção, dá para entender o motivo de hoje em dia o cantor chamar ela carinhosamente de “a música da maconha”.


Histórias e pensamentos - Drama passional (1976)

É uma música que fala do medo de perder a pessoa amada.


O filho de José e Maria - Álbum completo (1977)

Este era um projeto do Odair José que queria um álbum duplo com 24 canções que, em ordem cronológica, falasse de uma fase do protagonista, desde seu nascimento até a sua morte. O projeto resultou no álbum O filho de José e Maria, um disco conceitual totalmente distinto dos trabalhos românticos anteriores de Odair José e cujo protagonista era uma espécie de Jesus Cristo contemporâneo, que se envolve com drogas e coloca em dúvida sua própria condição sexual e, após longos anos de solidão e rejeição social, assume a sexualidade aos 33 anos e passa a viver a plenitude da felicidade. Segundo o compositor a inspiração para o trabalho veio da influência de livros de Gibran Kalil Gibran e do rock de Joe Walsh, Humble Pie, Jeff Beck e Peter Frampton. 

Neste álbum, o compositor foi acompanhado pela banda Azymuth, tendo uma sonoridade soul, porém os produtores da gravadora Philips não queriam lançar um álbum duplo de Odair José, muito menos com uma temática tão controversa. Então o compositor transferiu-se para o selo RCA Victor, que por sua vez permitiu o lançamento do disco, mas com apenas 10 das 24 faixas pretendidas. O LP chegou ao mercado em maio de 1977 e desagradou a Igreja Católica, nisso o compositor foi ameaçado de excomunhão por, entre outras coisas, canções como O Casamento (cujo conteúdo diz que José e Maria não eram casados quando conceberam o seu filho e se separam lá pelo meio da história. 

O pretensioso disco conceitual foi o maior fracasso comercial de Odair José naquela década, sendo ignorado pelo público e massacrado pela crítica musical. Após esse fiasco comercial, então foi que ele retomaria a linha romântico-popular, mas nunca mais alcançaria o sucesso comercial que teve naquela década.


Coisas simples - Novelas (1978)


É uma música que descreve a vida como se fosse uma novela. Nessa canção já dá pra perceber que o Odair José retomou mesmo a sonoridade dos álbuns anteriores do controverso O filho de Maria e José.


Odair José - A sogra (1979)


Uma música com declaração de amor a sogra, aonde o compositor compara a sogra como se fosse a mãe que cuida dele, fazendo de tudo para agradá-lo. Mesmo assim ele agradece por tudo que ela fez por ele até dar a vida a pessoa amada dele.


Odair José - Toalha e sabonete (1980)


É uma música que fala da lembrança de uma noite de amor, aonde ele pegou um souvenir, uma toalha e o sabonete que a sua amada usou depois do ato sexual. Porém ele lamenta que não conseguiu pegar outras coisas para guardar daquela noite, pois o que dá pra entender é que os funcionários do motel tinham pegado antes dele conseguir adquirí-los. 


Viva e deixe viver - Meu super-herói (1981)


Uma música que fala de alguns super heróis da ficção. Mas também fala do verdadeiro super herói que é seu filho, que mudou a sua vida em muitos fatos.


Só por amor - Só por amor, Minha história de amor (1982)


É uma música que mostra a força motriz dele viver a vida, que pode ser o motivo dele ser assim.


Fome de amor - Lágrimas no asfalto (1983)


A música aonde o Odair José fala da saudades da sua amada enquanto está dirigindo a esmo.


Eu, você e o sofá - Eu, você e o sofá (1984)


A música sobre uma briga que faz o casal dormir separado, enquanto um dorme na cama e o outro no sofá.


Odair José - Amor de secretária (1985)

Uma música sobre o relacionamento amoroso entre patrão e secretária.


Odair José - Linda menina (1986)

Uma canção romântica que mostra o amor juvenil.


Odair José - O vírus (1987)

Uma música que fala sobre a HIV, com as suas formas de contágio e outras informações.


Odair José - Relacionamento difícil (1989)


Uma música sobre o término de um relacionamento, sobre tudo que envolve este término com os motivos.


Sem saída - Pense pelo menos em nossos filhos (1990)


Outra música de término de relacionamento, aonde é pedido para que se pense antes de agir.


Odair José - Só vou me levar (1992)

Mais uma música de despedida de um relacionamento.


Odair José - Menino Jesus (1993)

Uma música sobre as semelhanças das pessoas com Jesus, aonde é questionado se realmente existe esta tal semelhança.


Luz acesa - Garota de programa (1994)

Uma música sobre uma garota de programa, aonde o eu-lírico procura afago no colo dela, porém acabou se apaixonando.


Lágrimas - Meninos de rua (1998)

Uma música sobre um menino de rua relembrando do seu passado.


Uma história - Meu caminho até você (2002)

Uma música sobre o trajeto para conquistar e estar perto da pessoa amada.


Só pode ser amor - Brad Pitt (2006)

Uma música aonde é um desabafo sobre um fora, aonde o eu-lírico pede para a pessoa ir procurar a pessoa perfeita, que ao ver é o Brad Pitt.


Dia 16 - Dia 16 (2015)

Uma música sobre o dia 16 que é simbólico para o Odair José, pois é o dia do aniversário dele e também por alguns fatos históricos que aconteceram.


Gatos e ratos - A culpa é do Henrique (2016)

Nesta música Odair José culpa algum Henrique de ter feito algo que não foi do seu agrado.



Queridos ouvintes, quero agradecer a todos e espero que continuem ouvindo a Rádio Bagaralho. Vocês também podem dar ideias de bandas e cantores para que eu realize uma discografia deles. Peço também que comentem nesse post as músicas que gostariam de ouvir, pode ser qualquer estilo musical. Um bom fim de semana repleto de felicidades. Sigam a Rádio Bagaralho no Instagram (@radiobagaralho). J-J


Por: Arthur Claro

9 comentários :

  1. Chamado de brega, cafona e sem noção, o fato é que o Odair Josè encontrou o seu lugar no panteão da música popular brasileira.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Arthur e Emerson , tudo bem?
    Do cantor eu só conhecia ​a música "Uma vida só (Pare de tomar a pílula)" e gostei de saber a história dela.


    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A radio bagaralho sempre tao na moda e a dar as pessoas o qhe eles querem🙂

    ResponderExcluir
  4. Não imaginava que Odair José tinha tantos álbuns.

    Estou com uma pesquisa de público no blog, se puder responder, ficarei feliz.

    Big Beijos,

    ResponderExcluir
  5. Oi menino!
    Nunca tinha ouvido uma música sequer deste cantor...
    não me agrada muito.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Voltei e retornando à minha rotina quase normal. Colocando em dia a leitura dos blogs favoritos.

    Abração.

    PS: Relevante esta postagem, Odair marcou época na MPB. Pode ser polêmico, uns amavam outros odiavam mas marcou e teve grande relevância.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design