quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Janeiro Branco: vamos cuidar da nossa saúde mental?


Iiniciamos o ano de 2022. Janeiro, mês das férias, de encontros familiares, de passeios... mas também de alerta, como tantos outros meses, para a saúde das pessoas. Esse alerta se deve ao número excessivo de suicídios, transtornos de ansiedade, pânico, depressão. Para tanto, especialistas adotaram o mês de janeiro com o intuito da população se atentar para os problemas adquiridos com as doenças mentais.

A campanha Janeiro Branco chega à sua 9ª edição e faz um alerta à humanidade: em tempos de prolongada pandemia, de crises sanitárias, sociais, políticas, ecológicas e econômicas em escala global, o mundo pede por saúde mental.


Estudos recentes e produzidos por diferentes tipos de instituições sociais em vários países do mundo, chamam a atenção para o importante desafio que a humanidade não pode desprezar: é urgente a criação de uma cultura de saúde mental em meio a todas as relações das quais os seres humanos participem.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a pandemia interrompeu serviços essenciais de saúde mental em 93% dos países do mundo e, ao mesmo tempo, intensificou a procura por esses mesmos serviços.

No Brasil, segundo pesquisa do Instituto FSB, 62% das brasileiras e 43% dos brasileiros achavam que sua saúde mental "piorou" ou "piorou muito" durante a pandemia.

Em estudo recente da Fiocruz e outras seis universidades nacionais, enquanto 40% da população brasileira apresentava sentimentos frequentes de tristeza e depressão, outros 50% da mesma população apresentavam sentimentos de ansiedade e nervosismo. Em relação às faixas etárias iniciais da vida, uma pesquisa da UNICEF/Gallup mostrou que 22% dos adolescentes e jovens brasileiros de 15 a 24 anos se sentem deprimidos ou tem pouco interessse em "fazer coisas".


10 atitudes para um mundo com mais saúde mental


1- Políticas públicas para a saúde mental e condições sociais dignas de existência;

2- Práticas de exercícios físicos e de hobbies terapêuticos;

3- Autoconhecimento;

4- Qualidade de vida;

5- Vínculos sociais profundos;

6- Abertura de novos conhecimentos;

7- Espiritualidade saudável;

8- Contato com a natureza;

9- Autonomia; e

10- Sentidos próprios de vida.


Isso tudo é muito bonito no papel, mas, na realidade, muito pouco se faz pela saúde mental dos brasileiros. Sem contar os preconceitos relacionados ao tema, no grupo familiar, no trabalho, enfim, em todos os ambientes. A própria pessoa que tem problemas às vezes reluta em aceitar que precisa de ajuda médica e de medicamentos. Isso se deve à falta de conhecimento sobre o tema, as causas que levam ao problema e como sair dele. Medo de iniciar um tratamento e achar que vai ficar dependente.


Digo com propriedade porque no final de 2017 tive duas crises de ansiedade - a segunda porque não quis ouvir o médico para tomar a medicação. E se agravou com a morte do meu marido. Por fim, procurei ajuda com a equipe da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, no atendimento de excelência a todos os servidores do GDF. Mas, infelizmente, nem todas as pessoas tem acesso facilitado a esse atendimento por descaso das autoridades com o assunto.

Espero que num futuro breve tenhamos todos acesso a esse atendimento, pois imagino que a maioria das doenças físicas que nos ocorrem advêm da esfera da mente. J-J


Por: Rita Andrade, colaboradora especial do JOVEM JORNALISTA

11 comentários :

  1. Emerson, eu não sabia dessa campanha em janeiro. Apenas do Setembro Amarelo. Acho a proposta incrível e precisamos realmente sempre falar sobre a saúde mental de maneira aberta e acessível, com zero preconceito. ♥ Acho que nunca vai ser perfeito, sabe? Mas é importante que seja o mais próximo disso. Tenho ansiedade e sempre tive a impressão que era apenas "drama" da minha parte. Mas com a ajuda da terapia e do tratamento psiquiátrico, estou melhorando. Têm fases mais intensas, mas deixar esse pré-conceito de lado, me ajudou e me ajuda muito. Se a gente cuida de tantas outras coisas, por que não cuidar da saúde mental? É tentar buscar um médico que realmente tenha amor pelo que faz e que traz segurança. Tentar entender que "loucura" é não se cuidar. Que 2022 seja incrível. ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei de ler e saber. Ainda não tinha ouvido falar do 'Janeiro Branco'...

    JJ, não percebo por que não passa pelo meu 'blog', A Vivenciar a Vida...
    Gostava de ter a sua opinião, Ainda que sucinta...
    Um Janeiro leve e agradável. Saudações cordiais.
    ~~~~~~

    ResponderExcluir
  3. VAMOS! Acho que nossa saúde mental deveria vir antes de tudo, terapia acessível para todos deveria ser o primeiro passo!


    https://clebereldridge91.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. " Janeiro Branco". Nunca tinha ouvido falar. Grato pela partilha informativa.
    .
    Um dia feliz … Abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  5. Temos que cuidar da nossa saúde mental, a minha tá um pouco abalada com essa pandemia.

    Estou com uma pesquisa de público no blog, se puder responder, ficarei feliz.

    Big Beijos,
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  6. Um post sensacional como sempre. Parabéns!
    Saúde mental é fundamental. Cada vez gente mais jovem se diz deprimida.
    Aqui, o outono e o inverno, contribuem muito para uma saúde mental deficitária.

    Dias felizes e que viva o verão e o sol.

    ResponderExcluir
  7. Se calhar a area de saude que mais precisa de atenção das pessoas

    ResponderExcluir
  8. Ter saúde mental sadia é muito importante nestes tempos de pandemia. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. vi há poucos dias sobre essa campanha e confesso que não a conhecia
    mas acho de extrema importância

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  10. Após dois anos de pandemia, e agora no momento com um clima pesado aqui pela Europa... a saúde mental, é algo mesmo a que todos devemos prestar atenção!
    Mais um excelente post, chamando a atenção para um assunto bem pertimente!
    Abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design