segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Do caos à bênção



Já dizia Candinho de Êta mundo bom!: "Tudo que acontece de ruim na vida da gente é pra 'meiorá' ". Sempre que estava diante de alguma dificuldade ou que sua vida não estava muito boa, o personagem mencionava essa frase. O rapaz encarava seu dia a dia com esperança, paixão, bom humor, humildade e generosidade, e no final, o ruim, se transformava em bom, excelente. Era como se do caos, ele vivesse uma grande bênção.

Tenho vivido essa verdade, assim como Candinho, e olha que não sou nenhum personagem de novela ou de produção fantasiosa ou cinematográfica. Na verdade, esse lema não é ficcional, mas real e, sobretudo, bíblico. Aliás, as histórias bíblicas são todas reais, não são estórias da caroxinha ou para boi dormir. Existe um personagem bíblico que viveu exatamente essa transformação do caos até à bênção. Seu nome é José e ele foi humilhado pelos seus irmãos, vendido como escravo, preso, sofreu acusações e calúnias, mas isso tudo serviu para um bem maior e ele se transformou no governador do Egito - a pessoa mais poderosa daquela época depois de Faraó! Ele viveu, verdadeiramente, do caos à bênção!

Minha vida nunca foi fácil. Ela sempre foi conturbada, com altos e baixos (Às vezes muito mais baixos), fui humilhado, rejeitado, perseguido, motivo de chacota e uma série de outras coisas. Não estou aqui para me vitimizar, mas apenas mostrar uma realidade verídica que sempre passei. Muitas vezes, vivia exatamente o caos, derrota, desesperança e não tinha para onde ir... Minha visão só servia para ver as pedras que foram jogadas em minha direção no meio do caminho. Ver a poeira, a lama, o caos. Acaso haveria esperança para mim?! Sim haveria, por mais que não parecesse. Com todas as minhas forças (Que eram poucas no momento) juntei cada uma dessas pedras e as entreguei nas mãos de Deus para Ele fazer castelos e construções magníficas. Para Ele ressignificar o sofrimento que passava.

E, sabe, é uma virada de chave e mudança de rumo quando você toma essa atitude. Talvez pudesse me entregar ao caos, à dor, ficar ali no chão olhando aquelas pedras em meio à poeira, lama e caos. Mas se fizesse essa escolha, talvez não estivesse nem mais vivo para contar essa história. E de onde veio essa força? Essa atitude? Creio que de Deus, afinal, Ele é socorro bem presente na angústia e Seu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Veio do mesmo Deus que fez da vida de caos de José uma bênção. Eu poderia me entregar ao vitimismo, coitadismo e depressão, mas fiz justamente o contrário. Não que não tenha vivido momentos tristes e depressivos na vida, mas escolhi não SER depressivo e triste, apenas ESTAR, o que é totalmente diferente. 

Só quem pode transformar a vida de caos em uma bênção é o próprio Deus. Não é sua família, amigos ou sua força de vontade quem poderão fazer isso. Mas isso não quer dizer que família, amigos ou sua força de vontade não podem te ajudar a te tirar da lama e do caos. Até porque, Deus só agirá se você der o primeiro passo. É necessário tomar uma posição e ter a vontade de sair desse caos para, só assim, Deus agir. E creia, Ele faz de uma estrada de pedregulhos, lama e poeira, castelos suntuosos e elegantes! Ele é o Deus surpreendente e da surpresa, que tem prazer em galardoar e abençoar quem viveu o caos e foi humilhado em sua vida. 



Recentemente, por volta de novembro de 2021, vivi exatamente essa situação. Organizava uma surpresa de 25 anos para minha prima e estava à procura de uma caixa gigante, aonde seriam colocados balões estilizados e personalizados. Passei a tarde toda ligando para lojas à procura e realizando orçamentos, até que liguei em certa loja e o vendedor disse que eu já havia ligado lá. Então, desliguei o telefone, e liguei novamente, pois tinha certeza que ainda não tinha feito o orçamento nessa loja. Liguei e ele, com muita rispidez e má educação, me falou: "Você está zoando com minha cara?". Daí disse: "Não estou, não. Gostaria de fazer apenas um orçamento de uma caixa, senhor". Ele falou: "Orçamento, porra nenhuma. Vá se fuder". E desligou na minha cara. 

Após desligar o telefone, fiquei sem chão e sem forças para continuar o orçamento em outras lojas. Estava vivendo, literalmente, o caos. Fiquei muito mal por dias, me sentindo a pior pessoa do mundo. Mas a história não acabava aí. O título desse post diz: "Do caos à bênção", e não apenas fica em "Do caos" e termina. 

Dias depois encontrei a loja que disponibilizava não somente a caixa gigante como também os balões estilizados e personalizados. E o detalhe: do jeito que eu queria! A caixa, de fato, era enorme e dava para comportar, facilmente, a quantidade de balões desejada - cerca de 17. Os funcionários da loja fizeram o que pedi: desde a cor da caixa, do laço, o que viria escrito fora; até os estilo, as cores dos balões e o que estaria escrito no balão principal. Já começava a experimentar a bênção desde esse momento, mas Deus preparava algo maior... Para honrar não só minha prima, mas à mim também... Ele continuaria suas surpresas.

Após dois dias da surpresa da minha prima, a dona/gerente da loja à qual havia comprado as caixas e os balões entrou em contato comigo por Whatsapp e me falou: "Você é jornalista? [...] Você mora em Taguatinga? [...] Eu vou mandar uma lembrancinha pra você. Onde é mais fácil entregar, na Ceilândia ou no seu trabalho?"

Então, dias depois, recebi a lembrança. Uma caixa redonda muito bonita azul, com uma Nutella, um Ferrero Rocher, um vinho branco Marcos James (Reservado) e um balão metalizado azul escrito: "Obrigado pelo carinho". O presente foi embrulhado em uma embalagem transparente, com um laço azul. 



Receber uma lembrança dessas não tem preço, por mais que eu venha a saber qual o valor final dessa caixa algum dia. Receber uma homenagem dessas e uma mensagem de carinho também não, depois de um funcionário de determinada loja ter me mandado "eu me fuder". Poderia, muito bem, espalhar essa imagem e torná-la viral com uma mensagem que dissesse: "Quem te viu ser fudido por um funcionário de uma loja de embalagens de papelões, vai te ver abençoado com uma linda caixa recheada de boas coisas (Apesar que eu não bebo. Aliás, tenho que dar algum uso para o vinho ainda!) e com um balão metálico e personalizado com uma mensagem de carinho!". Às vezes tenho vontade de esfregar essa foto na cara do funcionário mau educado, mas não sou desses!



Fato! Deus transforma caos em bênção! E não é coisa só de novela, da Bíblia... Ele ainda faz milagres e surpresas ainda hoje. Creia que o caos não é o seu destino final. Deus pode virar a página e mostrar o outro lado da moeda. J-J


Por: Emerson Garcia

19 comentários :

  1. Ser-se positivo na vida ajuda a combater muitas - senão todas - as contrariedades.
    .
    Uma semana feliz … Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Que loucura, é com cada um que uma pessoa encontra. Ainda bem que tudo acabou por se resolver da melhor maneira.
    Abraço
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Um bom texto, legal essa cesta que ganhou recheada de coisa boa.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu gostei muito da sua reflexão, Deus sabe de tudo e precisamos lutar para as coisas acontecerem também.
    Abraços.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  5. há que ser positivo e ver sempre os dois lados da moeda´
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Que aventuras, o importante é tudo acabar em bem e pensamento positivo! :) Continuação de boa semana.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Uma história muito bonita. Devemos esperar o melhor, sempre que damos também o melhor de nós; ainda que haja quem nos dê um chuto, Deus proverá a nosso favor mais cedo ou mais tarde.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  8. Uma história muito bonita. Sabe eu queria ter uma fé assim.
    Abraço e saúde

    ResponderExcluir
  9. Que bom que você deu a volta por cima. É horrível o quanto as pessoas podem ser mal-educadas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde. Parabéns pelo seu maravilhoso trabalho. Aproveite as férias meu querido amigo.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Emerson.
    Me arrepiei aqui com seu testemunho. Deus transforma tudo, é só a gente dar lugar, o que geralmente a gente não faz, só recorre a Ele em ultimo caso.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Olá Emerson
    Deus transforma as situações, que benção em saber que tudo correu bem, o Senhor é fiel, abraços.

    ResponderExcluir
  13. Que linda história.
    Gostei de ler, beijinho

    ResponderExcluir
  14. Que história incrível.
    Que bom que deu tudo certo com a caixa da sua prima e você ainda ganhou um mimo.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  15. Que legal isso que a loja fez pra você de entregar essa lembrança linda!
    É incrível quando vivemos algo bom depois do caos.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Cada vez me convenço mais, que nada nesta vista é por acaso, e tudo tem sempre um propósito que tantas vezes escapa à gente na hora, mas que só se revela à posteriori...
    Adorei a sua história, Emerson! Como se costuma aqui dizer, às vezes há males que vêm por bem... e no final... as coisas não poderiam ter corrido melhor!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design