segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Vibe humor: músicas de aceitação 2






Hoje vou postar sobre Músicas de aceitação 2. Para quem não leu a primeira parte, confira aqui. Na segunda parte dessa lista, temos muitas músicas de cantores nacionais consagrados. Os temas também são novos - travesti e casamento gay; além de outros que apareceram na primeira lista - lesbianismo e aceitação da orientação sexual.




Comecei a lista de hoje com a saudosa Cássia Eller e a música Rubens. O ritmo da música é meio de blues e rock, com certo tom de humor. A letra fala de uma típica lésbica, que possui traços masculinos, que é cantada por um homem. "Rubens, não dá A gente é homem O povo vai estranhar".

Agora é a vez de Milton Nascimento, e a música Paula e Bebeto. A canção, de 1975, tornou-se um verdadeiro hino lgbt por conta da frase: "Qualquer maneira de amor vale a pena". A música é típica de mpb. "Vida vida que amor brincadeira, vera Eles amaram de qualquer maneira, vera Qualquer maneira de amor vale a pena'.

O saudoso Freddie Mercury foi assumidamente gay, e em I Want To Break Free ele fala de liberdade e aceitação. Eu sei que os rockeiros e héteros amam esse clássico do rock internacional, de 1984. Mas a música é muito boa mesmo, principalmente seu ritmo. "I want to break free I want to break free I want to break free from your lies You're so self satisfied I don't need you I've got to break free God knows, God knows I want to break free" (Eu quero me libertar Eu quero me libertar Eu quero me libertar das suas mentiras Você é tão auto-suficiente, eu não preciso de você Tenho que me libertar Deus sabe, Deus sabe que eu quero me libertar).

É nesse tom que a cantora Diana Ross fez a música I'm Coming Out, em homenagem aos gays que não tinham coragem de se aceitar e se assumir. A música, de 1980, bebe da fonte da música disco, tão em alta na época. Ela é bem pra cima e alto astral. "I'm coming out I want the world to know Got to let it show I'm coming out" (Eu estou saindo Quero que o mundo saiba Tenho de mostrar Que estou saindo).

A próxima faixa é I was born this way. A música é bem de discoteca e fala sobre alguém que nasceu gay e se aceita como tal. "I'm happy, I'm carefree and I'm gay I was born this way" (Eu estou feliz, estou despreocupado e eu sou gay eu nasci assim).




Os Tribalistas fizeram a música Joga Arroz, em homenagem ao casamento igualitário. O ritmo lembra uma marchinha de carnaval e é super animada e curtinha. "O seu juiz já falou Que o coração não tem lei Pode chegar Pra celebrar O casamento gay".

A música A namorada, de Carlinhos Brown, fez muito sucesso no axé. Ela fala de uma garota, que se dizia hétero até o momento que mudou de opinião e tornou-se lésbica. Lembro que as pessoas cantavam essa música bem animadas. "Ei Bicho O broto do seu lado Já teve namorado E teme um compromisso".

Bárbara, de Chico Buarque, mas nessa versão quem canta é Simone e Gal Costa, fala de um verdadeiro amor entre duas mulheres. Nessa canção de 1973, pela primeira vez Chico aborda o tema do lesbianismo, com sensibilidade e doçura. "Vamos ceder enfim à tentação Das nossas bocas cruas E mergulhar no poço escuro de nós duas".

A penúltima música da lista é Comum de dois, de Pitty. O rock, pesado e reflexivo, fala de um travesti, que gosta de ser homem, mas também gosta de se vestir como mulher. A cantora dá a entender que aprova a atitude e aniquila toda forma de preconceito que possa existir. "E hoje vai sair Com a melhor lingerie Não pra afrontar só quer se divertir".

A playlist é encerrada com Obrigado não, da doida, autêntica e única, Rita Lee. A música não fala unicamente de lgbts, mas de outras questões polêmicas, e como a sociedade quer tratar tudo isso com rédeas e em um quartel general. "Separe o joio do trigo O Maquiavel do seu amigo Casamento gay além de opção É controle de população".


Espero que tenham gostado do tema dessa playlist. Que temas vocês querem para o próximo Vibe humor?! Participem! Não importa o tema, eu atenderei a todos. J-J


Por: Emerson Garcia

7 comentários :

  1. Bacana Emerson! Não conhecia a maioria das músicas!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Adorei o post, não conhecia nenhuma das músicas, apesar de conhecer todos os artistas e adorar <3.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Legal saber sobre o significado das músicas. Algumas eu não conhecia. Eles são cantores bem inteligentes e fazem músicas significativas. Poderia falar sobre quadrinhos. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Eles têm influência né? E são ótimos compositores.
      Depois me explica esse tema melhor, ok? Beijos.

      Excluir
  4. Olá, Emerson. Não conhecia a maioria das músicas, mas gostei muito de Bárbara e Comum de Dois. Entretanto, os significados explicados por você foram incríveis.
    Blog: Consumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já botei a playlist pra tocar aqui!
    Eu não conheço todas, mas adorei a ideia do post.
    Kisses

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design