terça-feira, 22 de dezembro de 2015

"Eu odeio Amigo Oculto!": dicas para não fazer feio na brincadeira




O Amigo Oculto (ou Amigo Secreto) é uma das tradições mais importantes do natal. Creio que só perde para a Ceia Natalina. Se não tiver, algo falta. Tem que ter até mesmo em ano de crise, não importa se ganhará um 'presente' ou uma 'lembrancinha'.

A origem do Amigo Oculto é antiga. Alguns dizem que ele surgiu no século XVIII; uns que na Grécia; outros no Estados Unidos e uns dizem que a tradição surgiu com os povos nórdicos. Eles esperavam o amanhecer para a troca de presentes, como forma de relembrar o poder e a benção dos deuses. Na Grécia antiga, os gregos presenteavam pessoas escolhidas aleatoriamente. Na concepção de alguns, é uma festa dos povos pagãos, que se concretizou durante a quebra da bolsa, em 1929, onde não havia condições de comprar presentes para todos. Há controvérsias da origem certa da tradição, mas o Amigo Oculto é uma tradição conhecida e popular.

A brincadeira ocorre da seguinte forma: cada participante pega um papel com um nome que não poderá revelar até a data da troca de presentes. No dia da brincadeira, as pessoas devem revelar seus amigos através de dicas. Quando os outros conseguem adivinhar o nome, passa-se para a pessoa sorteada, e assim sucessivamente. 

A popularização do Amigo Oculto demonstra como a tradição ganhou adeptos, novas configurações, uma hashtag na internet (#meuamigosecreto), mas também como pode ser perigosa e criticada. Saiba nesse post dessas questões de forma bem humorada e descontraída.


Popularização e novas configurações

O Amigo Oculto costuma ser realizado no final do ano, mas durante a Páscoa, ele é reconfigurado para o Amigolate ou Amigo Chocolate, quando os participantes trocam caixas de bombons ou barras de chocolates entre si.

Com a popularização do Amigo Oculto, a tag #meuamigosecreto invadiu as redes sociais, como o Twitter e Facebook. O objetivo foi denunciar o comportamento incoerente de pessoas de sua convivência. Aquela pessoa que fala uma coisa e faz outra. A hashtag funcionou da seguinte forma: Fala-se das características reprováveis da pessoa, da sua hipocrisia, mas sem colocar seu nome. Muitas revelações e denúncias foram feitas por meio dessa campanha.



O Amigo Oculto é uma tradição que é realizada entre a família, amigos, na escola, empresas, entre outros. Para fugir da brincadeira tradicional, existem várias outras configurações, como:


Amigo lingerie: realizado entre mulheres, onde troca-se lingeries e peças íntimas.

Amigo da onça: os presentes escolhidos para a brincadeira é alguma coisa que a pessoa não goste ou que não tenha utilidade. 

Amigo Elefante Branco: todas as pessoas levam os presentes e deixam sobre a mesa. Uma pessoa é escolhida para pegar um presente, e depois sorteia-se o nome da pessoa que irá receber.


Eu odeio Amigo Oculto!

Há pessoas que simplesmente odeiam essa brincadeira, por inúmeros motivos, como: eu tirei uma pessoa que eu não gosto ou não conheço; todo ano eu só ganho meias ou vale-presente; a pessoa que me tirou não conhece nada de mim e me deu uma porcaria; tem outras pessoas que odeiam porque os outros não sabem brincar, e logo revelam quem tirou (o nome já fala: O-C-U-L-T-O). 



Na revelação do papelzinho espera-se um discurso digno de Oscar, enaltecendo as qualidades da pessoa, falando de pontos positivos, mas aí vem um: "A pessoa que eu tirei eu não tenho muita convivência e não sabia o que dar pra ela. Enfim, não conheço muito bem, mas parece ser legal". Aí é acabar com a brincadeira, né?! Quem ia levantar pra pegar o presente depois disso?

Outra coisa que faz com que as pessoas odeiem amigo oculto: fingir que gostou do presente. Você terá que dar um jeito de convencer as pessoas que gostou, e vai ter que ouvir muitos falsos: "Aiii, que lindo", ao ser obrigado a abrir o embrulho. A grande dificuldade é "fazer a egípcia" pra não decepcionar a pessoa que te deu o presente.

Esses só foram alguns dos motivos para odiar o Amigo Oculto, mas também tem gente que odeia esse tipo de desculpa:


Não tive tempo
Essa é de matar! Você caprichou na escolha do seu presente, gastou tempo e mais dinheiro do que devia, e como troca você ouve: "Aqui está essas toalhas e esse sabonete. Não tive tempo de escolher algo melhor pra você" ou então: "Não tive tempo de escolher um presente legal, aqui está um vale-presente bem recheado para você gastar como quiser".

Achei a sua cara
"Te conheço tão bem que achei esse perfume adocicado a sua cara". E a pessoa conhece bem os gostos da outra, sabe que ela odeia perfume doce, e acaba dando de sadismo ou sacanagem. 

Minha mãe comprou errado
"Não tive nenhuma responsabilidade e amor por você. Falei pra minha mãe comprar o presente, e ela comprou isso aí". Se quer participar da brincadeira, que participe direito, caramba!

Me dei bem
Estejam cientes que sempre alguém se ferra no Amigo Oculto. Se não for você esse ano é alguém. O valor da brincadeira é de R$ 30 a R$ 50, mas pode ter o espertinho (com a desculpa da crise) que vai comprar pilhas de R$ 1,99 ou mídia de CD. Ele sabe, que vai ter o trouxa (que não é como ele) que vai dar um presente bem acima do valor, uns R$ 80. Esse é o mundo injusto e odioso do Amigo Oculto!

Depois te dou
Ou: espere sentado, esse presente pode nunca chegar. Essa desculpa aconteceu comigo ano passado. A pessoa nem sequer foi na confraternização e eu fui o único que foi embora sem presente. Mas o pior é quando a pessoa está e fala: "Depois te dou" e a gente tem que dizer um constrangido e "alegre": "Tudo bem!"




Dicas do que não dar/dar no Amigo Oculto


Dicas do que não dar:

1- Presentes que se refiram a qualquer crença e/ou religião: É só lembrar que existem pessoas com as mais variadas religiões, e você não precisa evangelizar uma pessoa em pleno natal.

2- Camisa com sua foto estampada: Existem aqueles com um ego tão elevado que fazem uma blusa com sua foto e ainda dizem: "Aqui uma blusa pra você não se esquecer de mim". Qual é a utilidade? Só pra pano de chão mesmo.

3- Um cartão de feliz aniversário que diz que você não ganhará presente esse ano: O país está em crise, mas se você resolveu participar do jogo, não dê essa desculpa esfarrapada, ok?

4- Meias: "É uma coisa útil. Eu gostaria de ganhar". Sim! Todos gostam de ganhar, menos no natal e em aniversário! Tem gente que ainda dá cuecas, sutiãs e calcinhas. Pelo amor de Deus!

5- Vale-presentes: Dar vale-presentes significa: "Tá aqui o dinheiro, agora se vira!" Isso demonstra falta de consideração e de sacrifício por uma pessoa. Você escolhe um presente com muito carinho e a pessoa vai e te dá um pedaço de papel. Ah, vá!






6- Livros de auto-ajuda: É muito difícil dar um livro de auto-ajuda pra alguém. É algo pessoal e intimista. Ninguém melhor do que a própria pessoa pra saber como ela está emocionalmente. Aí você vai e dá um livro: "Como vencer a depressão" e a pessoa está em seu melhor momento.

7- CD's e DVD's piratas: Por favor, não! Vamos ter o mínimo de noção possível. Vai que o CD e o DVD não funcionam?

8- Perfume com o aroma que odeia: Preciso repetir? rsrs

9- Roupas que não é do estilo da pessoa: Aí você compra uma saia para uma garota que só veste calças. Quer demais né?

10- CD's e DVD's do ritmo que odeia: "Wesley Safadão, Anitta, Roberto Carlos, são cantores bons, que estão na moda, e porque todo mundo gosto dos últimos CD's deles, você vai gostar". Mas você perguntou pra pessoa o que ela gosta de ouvir?


Dicas do que dar:

Sabendo do que a pessoa gosta e o que ela sugeriu, você pode presenteá-la com livros do gênero e autores que ela gosta, DVD's de músicas e filmes do ritmo/gênero que ela gosta, agenda do ano, objetos para casa e escritório. Claro! Escolhendo o presente dela com carinho e dedicação!





Dicas gerais: 

- Na hora da revelação não invente muito e não faça surpresas. Enalteça as características positivas da pessoa, e fale da mesma com profundidade, e sem superficialidade;

- Dedique-se em escolher bem o presente da pessoa sorteada;

- Saiba brincar e divirta-se!


Um bom Amigo Oculto para todos vocês. J-J





Por: Emerson Garcia

15 comentários :

  1. Acho muito legal a idéia do amigo secreto, mas não participo há anos! Fiquei traumatizado uma vez, porque eu fui lá e de longe dei o melhor presente do grupo. Tudo bem, apenas fiz minha obrigação de bom cidadão. Mas eu recebo o que? Cuecas. Depois disso nunca mais participei, prefiro gastar o meu dinheiro comprando algo pra mim uheueheuh

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dar cuecas é de matar! Parece presente de pobre. Graças a Deus eu tenho algumas.

      Excluir
  2. Há tempos não participo mais dessa brincadeira, e o motivo é "esse mesmo", que muita gente reclama;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Seria tão legal se as pessoas participassem direito né?

      Excluir
  3. É complicado brincar com gente que você não conhece muito, porque sempre da merd* hahaha
    Beeijos

    www.ataquedamodaa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade kkk
      Mas o pior é conhecer a pessoa demais e dá uma coisa que ela não gosta.

      Excluir
  4. Adorei! Já brinquei dessa do elegante branco, mas foi de chocolate, aí foi melhor, porque a gente comprou as barras de chocolate, deixou em cima de uma mesa e conforme ia tirando o amigo secreto, falava e dava um dos chocolates que estavam em cima da mesa, ou seja, do gosto da pessoa mesmo. Não tinha como se decepcionar :P haha!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sua brincadeira. Parece ser legal fazer na Páscoa.

      Excluir
  5. Eu já aprendi de sempre colocar uma lista do que quer ganhar, se não eu nunca ganho algo que gosto hehehe :P

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é o ideal, mas nesse natal aconteceu uma coisa interessante: minha prima colocou uma lista de sugestões do que queria ganhar, e não ganhou nada que pediu kkk. Ou seja, ela ficou bem chateada.

      Excluir
  6. Ollá ^^
    Amigo secreto sempre é uma tortura kkk' lembro-me que sempre participava na escola quando criança, no dia da troca de presente sempre tinha alguém que chorava kkk' era bem engraçado.
    Suas dicas foram ótimas é uma pena que nem sempre as pessoas levam a sério as regras básicas do amigo secreto, mas o importante é se divertir e não colocar muito esperança de ganhar algo realmente bom e assim não criar expectativas kkkk'

    Beijoxx.
    Princess of Love ♥ http://maria-gabriely.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Minhas dicas foram bem praticáveis e fáceis. Uma pena que nem todos a sigam. O ideal seria escolher presentes como se tivesse escolhendo pra você mesmo.

      Excluir
  7. Achei super válida a postagem, hehehe.
    Esse ano não vou participar de nenhum, mas sempre que participo, me divirto com essas coisas.

    Abraços,

    ser-escritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Você me fez lembrar uma história...kkkk
    na quarta série ganhei a coisa que mais odiava na vida, diário. Sendo que o garoto que me tirou já tinha perguntado o que eu queria ganhar. E eu dei várias opções e disse que odiava diário e ele me aparece com um....kkk

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design