segunda-feira, 5 de junho de 2023

Saiba o significado do símbolo do Palmeiras



Quando publiquei sobre o símbolo do América Mineiro no início de maio, o amigo e leitor do blog Marcos Barros me sugeriu falar sobre a história do símbolo do seu time do coração, o Palmeiras. Quando sugeriu, até acreditei que já tinha falado do Verdão, mas ele disse que deu uma olhada em todos os posts que fiz e não tinha nada relacionado ao Palmeiras. Um bom leitor ele é. A Sociedade Esportiva Palmeiras é um time que surgiu na cidade de São Paulo, em 26 de agosto de 1914



Que tal irmos para um post informativo e cheio de curiosidades? Vem, comigo! 


Escudo

Atualmente, as cores oficiais presentes no escudo e bandeira é o verde e branco, mas nem sempre foi assim. Em 1914, o vermelho estava presente e o time se chamava Palestra Itália. O primeiro símbolo do Palmeiras, ainda como Palestra Itália, trazia as letras "P" e "I" entrelaçadas em forma arcaica, nas cores amarelas, inseridas dentro de um emblema e de círculos nas cores branca a vermelha. Em 1915, o símbolo foi mais simplificado para letras arcaicas "P" e "I", nas cores brancas, com a borda verde.


Em 1916, houve uma mudança no escudo e a Cruz de Savóia - símbolo da Casa Real Italiana - passou a ser usada.



No ano seguinte, a cruz abriu espaço para as letras "P" e "I" envoltas num triângulo de cor verde. Em 1918, o formato do emblema passou a ser circular com um fundo na cor branca, com as letras "P" em verde e "I" em vermelho. 

Em 1919, o distintivo passou a ser circular, orlado de vermelho, em um fundo branco. No centro, as letras "P" (na cor verde) e "I" (em vermelho) entrecortavam-se. Em 1928, com o mesmo formato circular, mudou-se apenas a disposição das cores - orlado de verde num fundo branco. No centro, as letras "P" e "I" passaram a ser pintadas em vermelho. 

Entre 1937 e 1938 houve poucas mudanças no símbolo, como a disposição das cores e mudanças no preenchimento e fundo. 

Em 1942, com a alteração do nome da equipe para Palmeiras, o vermelho e a letra  "I" saíram, permanecendo apenas o verde e o branco, com a letra "P" no centro, devido pressão do governo brasileiro, que não queria fazer alusão à Itália nem à guerra. A FEB (Força Expedicionária Brasileira) lutou na Europa contra os países do Eixo - em especial a Itália. Houve uma pressão popular e política intensa sobre os times com descendência italiana. No mesmo ano, o símbolo ficou mais simples e minimalista.

Em 1959, o distintivo teve muitas alterações, na cirunferência menor, de fundo branco, foi realocado o contorno da Cruz de Savóia, preenchido por 26 linhas alusiva ao dia da fundação do clube. O tradicional "P" diminuiu de tamanho e foram inseridas oito estrelas em torno do escudo, referindo-se ao mês de fundação do clube (agosto) e ao número de títulos paulistas conquistados ainda como Palestra Itália. As estrelas foram acompanhadas pelo nome "Palmeiras" circunscrito. Esta foi a última mudança considerável no distintivo alviverde, permanecendo com o mesmo conceito até os dias atuais. 

 
Em 2012, o Departamento de Marketing do clube promoveu mudanças sutis no escudo, para padronizar nas diferentes publicações usadas na mídia. As letras do nome Palmeiras ficaram arredondas e o escudo suíço teve as linhas ampliadas, além de uma leve modificação na tracional letra "P". 



Após seis décadas, em 2017 um novo escudo foi usado no uniforme. O 'P" estilizado foi estampado sozinho uniforme, para homenagear os 75 anos da Arrancada Heroica, quando o Verdão mudou de nome e substituiu o "PI" do Palestra Itália pelo "P" de Palmeiras. O escudo permaneceu até março de 2018. 


Uniforme




As cores principais do uniforme do Palmeiras é o verde e o branco, daí o time ser conhecido como Alviverde. Os uniformes contam com várias tonalidades de verde (verde-limão, verde claro, verde-esmeralda). No início, os uniformes eram nas cores verde, branca e vermelha, mas essa terceira foi retirada em 1942, por aludir à bandeira italiana. 

Em asmitosos internacionais, os jogadores jogam com camisas azuis, como forma de homenagear a camisa da Seleção Italiana de Futebol.

Em 1997, o uniforme principal se aproximava à versão tradicional, sem as listras. Em 1998, a camisa tinha um tom de verde mais condizente com as tradições do Palmeiras. De 1999 à 2007, a camisa sofreu mudanças na tonalidade, contando com faixas brancas e amarelas. Em 2008, o verde tradicional retornou. Em 2009, quando completou 95 anos, o clube retornou a usar o vermelho no segundo uniforme, para resgatar tradições. Também foi lançado o terceiro uniforme na cor azul, com detalhes brancos e com a Cruz de Savóia como escudo, clara homenagem às raízes italianas. 



Em 2017 uma estrela vermelha em cima do brasão do clube foi inserida no uniforme do Palmeiras para eternizar a maior conquista da agremiação, o primeiro Campeão Mundial Interclubes.

Os uniformes acompanharam a modernização e a tecnologia, com a criatividade nos materiais e cores. 


Símbolos

Bandeira: verde e tem o escudo oficial do clube no centro sob uma faixa diagonal branca. Acima do símbolo, há uma estrela vermelha em referência ao título mundial do Torneio Interceacional de Clubes Campeões - Copa Rio 1951. 

Brasão: Foi instituído em 1942, após a mudança de nome do clube. 


Galhardete: possui as mesmas especificações da bandeira, mas em miniatura. Na base do triângulo a seguinte frase: "Sociedade Esportiva Palmeiras", em caracteres verdes. Há também as inscrições: "Fundada em 26/VIII/1914" sob estes, próximo de cada extremidade, um modilhão, bodejado de branco. Também há "São Paulo" na horizontal e "Brasil" na vertical. 

Flâmula: é a miniatura da reprodução do galhardete.


Escudo: é a representação da Cruz de Savóia envolvendo o "P" presente no símbolo desde  a época do Palestra Itália. O espaço interno é preenchido por 26 linhas alusivas ao dia de fundação do clube, exatamente como no escudo oficial. 


Hino

Foi composto em 1949 por Antonio Sergi, maestro, regente, arranjador e professor do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, diretor artístico da rádio Cruzeiro do Sul e maestro da Orquestra Colúmbia. 

Nascido na Itália em 10 de junho de 1913, Sergi naturalizou-se brasileiro. Além de músico, era médico cardiologista formado pela Escola Paulista de Medicina. 


Mascotes


Desde a fundação do time, o periquito foi escolhido por conta da coloração que relembra a cor do time e também por esse passarinho existir em abundância onde o clube está localizado, no bairro da Pompeia. 

Já o porco, surgiu a partir da provocação e gozação das torcidas adversárias, utilizado como um termo pejorativo desde a Segunda Guerra Mundial. "Porco" era como a elite paulistana se referia aos italianos e descendentes residentes de São Paulo. O termo, no início, foi utilizado de forma pejorativa. Torcedores de outros times, diziam que os palmeirenses tinham "espírito de porco", a ponto de soltarem um porco em campo durante uma partida.


De um termo ofensivo, a torcida alviverde passou a adotar o animal como mascote oficial nos anos 80. Uma estratégia e tanto. Hoje, gritam nos estádios: "Olê, Porco! Olê, Porco!". Foi em 2016 que o Palmeiras oficializou o animal como mascote do clube. O porco se chama Gobatto, em referência a João Roberto Gobatto, diretor de marketing favorável à adoção definitiva do apelido ainda nos anos 1980. 

O porco possui dentes afiados, a cara de bravo e o corpo másculo e forte, semelhante a um javali. 

A repercussão do porco como mascote foi tão grande, já em 1986 com a capa da Revista Placar, maior revista de futebol da época, que trazia o meia Jorginho Putinatti (símbolo do Palmeiras daquela geração), segurando um porco no colo. A imagem repercutiu no Brasil, reforçando - ainda mais - o mascote como símbolo palmeirense. 




Hoje em dia, os dois mascotes representam o Palmeiras e você pode levá-los para o seu evento, aniversário, casamento ou a tradicional celebração de sua empresa. Além disso, pode adquirir pelúcias e bonecos fofinhos em lojas onlines oficiais



Agora, você conheceu a história do time alviverde, Verdão ou do Porco. Conheceu, à fundo, a história do time, seus símbolos, escudos, uniformes, cores e mascotes. Foi uma pesquisa  e tanto que realizei para entregar o melhor post para vocês. Se você quiser saber mais da história do time do seu coração, é só dizer nos comentários que farei com muito prazer. Até a próxima! J-J

Por: Emerson Garcia

12 comentários :

  1. Muito Interessante
    Obrigado pela partilha

    ResponderExcluir
  2. Gostei de ler e ficar a saber.
    *
    Semana com Saúde, Paz e Amor.
    */*

    ResponderExcluir
  3. Interessante publicação.Ótima semana

    ResponderExcluir
  4. Que interessante, achei bacana conhecer

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Que legal saber. Achei interessante.
    Abraços.


    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Bem legal a história do Palmeiras. Não sabia que tinha sofrido alterações nas cores.
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  7. Que interessante eu não fazia ideia disso!
    Acho sensacional saber que tudo tem um significado.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não sabia
    :-)
    treinado pelo português abel ferreira

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde de terça-feira -feira e obrigado pela visita.
    Sou vascaíno e sofredor, também gosto muito do Palmeiras. Excelente matéria de qualidade e cheia de explicações.
    Luiz Gomes

    ResponderExcluir
  10. Já fui Palmeirense, hoje sou são paulina e tenho três mundiais. Adoraria ver sobre meu time.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  11. Oi
    eu não gosto de futebol e nem torço pra time, mas para que gosta do esporte é um poste interessante.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Confesso que não sou ligada em futebol.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design