quarta-feira, 21 de junho de 2023

Marketing e intervenções LGBTQIAPN+


Bem vindos à Pride Week 2023 - essa semana temática que já é tradição no JOVEM JORNALISTA há 6 anos. Nesse ano, trouxemos pra vocês pautas que ainda não foram abordadas; continuações de assuntos; e temas polêmicos e atuais. Serão 10 dias seguidos de conteúdos pra vocês. 

No post inicial, apresento Marketing e intervenções LGBTQIAPN+! Aderir à essa comunidade é fundamental na sociedade contemporânea, assim como mostrar, para que todos vejam, que sua empresa apoia a causa. Diversas empresas mudaram sua logomarcas para as cores do arco-íris, assim como houveram várias intervenções em cidades, arquiteturas e monumentos em homenagem. Nesse post, você verá como empresas brasileiras e estrangeiras, além de intervenções urbanas, tem dado demonstrações públicas de apoio ao ativismo de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queers, intersexuais, assexuais, entre outras possibilidades de identidade de gênero e orientação sexual. 


Uber e 99

Os aplicativos de carros todos os anos, durante o mês de junho, mudam seus layouts em apoio à causa LGBTQIAPN+. Recentemente, utilizei a 99 e, quando o aplicativo procurava os carros, vi que eles ficaram nas sete cores do arco-íris. 



Os carros e rotas da Uber, por sua vez, estavam com as cores da bandeira da diversidade. Em 2021, a Uber criou as conhecidas Rainbow Routes, ou seja, trajetos coloridos com as cores do arco-íris. A campanha Mova-se com orgulho foi instaurada, com o objetivo de dar visibilidade à essa pauta. 


CNPC



A Coordenação Nacional de Proteção Civil do México adaptou a sua logo simples e clean, sobreposta com traços horizontais nas cores do arco-íris. 


TIM

A logo vermelha tracejada que forma o "T" de Tim esse mês deu espaço para os traços da bandeira LGBTQIAPN+ - é o menos que é mais. No Twitter, a imagem de capa traz uma imagem para a campanha Acolher.IA #Imagens que é possível - acolher histórias, juntamente com linhas coloridas em forma de frequência e imagens de personagens humanos. 




Playground


A empresa modificou sua logo colocando o ícone sobreposto em um fundo multicolorido em tons degradês.


XBox


A logo da Xbox ficou entrelaçada com fitas de bandeiras LGBTQIAPN+, em tons metalizados e sombreados. 


Phil Spencer


O perfil do jogador de Phil Spencer atualizou sua foto com base ao perfil oficial da XBox e colocou um fundo degradê por trás da logo. 


Xbox News


A logo foi readaptada e sobreposta para a bandeira LGBTQIAPN+ mais completa e atual existente. 


Insomniac Games



A logo da Insomniac Games foi preenchida com a bandeira LGBTQIAP+. Ficou bem minimalista e interessante. 


SEGA
A logomarca azul forte deu espaço para a multicolorida em tons degradês, que abrange todas as letras da comunidade LGBTQIAP+. 


Sony

Bem parecida com a logo temática da SEGA



Bethesda


O tradional quadrado preto circunscrito em outro branco, foi repaginado com um fundo multicolorido metalizado nas cores da bandeira da comunidade LGBTQIAPN+ com nuvens. 


Cisco

As tradicionais linhas brancas em frequência foram modificadas para as cores da bandeira LGBTQIAPN+. 


Mercedes-Benz



Esse ano, a Mercedes-Benz adaptou sua logo em tom metálico, para multicolorida, também metalizada. 


Lenovo

A Lenovo incorporou à sua logomarca a bandeira LGBTQIAPN+ em movimento. 


HP



As linhas multicoloridas onduladas foram adicionadas à logo da empresa. 


Gearbox


Foi incorporada na logo a bandeira LGBTQIAPN+. 



Bend Studio


As cores LGBTQIAPN+ foram incorporadas à logo da marca. 




Kojima Productions


A empresa adicionou à logo uma paleta em tom degradê em tonalidades pasteis multicoloridas, que ficou bem bonita e incrível. 


Guerrilla


O símbolo da logo - um 'G' estilizado' - ganhou as cores da bandeira LGBTQIAPN+ geométricas.


Volkswagen



A logo da empresa está bem parecida com as que já foram apresentadas nesse post. 


Bentley Motors

Apresenta os traços multicoloridos na transversal. 


Unilever


A logo da Unilever, esse ano, foi pintada com as cores do arco-íris. 


Media Molecule



A logo da Media Molecule traz as cores da bandeira LGBTQIAPN+ circulares e dinâmicas. 


Conagua

A Comissão Nacional de Água do México também aderiu à pauta LGBTQIAPN+


CNDH


A logo da CNDH também foi atualizada e a borda é multicolorida.



Natura


A logo temática da Natura traz o avatar Nat, com a borda com as cores da bandeira LGBTQIAPN+. A campanha Tá na cara, a beleza é diversa! - Natura faces, tá na cara, tá na rua, foi adicionada. A foto de capa do Twitter apresenta pessoas de diversos gêneros e orientações sexuais maquiadas.




Absolut
A logo temática da Absolut ficou bem parecida com as da SEGA e Sony


BMW


A logo temática LGBTQIAPN+ também está pica das galáxias. Ela traz as cores da bandeira, esfumaçadas e em tom degradê.



Dow


A logo da Dow apresenta um fundo geométrico multicolorido e uma faixa com a bandeira LGBTQIAPN+ com a frase Seek Together



Nubank


Nubank é uma organização inclusiva. Essa logo traz a cor característica da empresa, laureada por um círculo nas cores LGBTQIAPN+. A empresa ainda vende porta-cartões e cadernos exclusivos com as cores das bandeiras das letras presentes na sigla LGBTQIAPN+. 



Rádio Disney


A logo da Rádio Disney apresenta um fundo em linhas horizontais em estilo aquarela com efeitos brilhantes. 


Cartoon Network



A logo do Cartoon Network está lúdica e divertida com traços coloridos como se parecessem respingos de tinta. A foto de capa do perfil no Twitter também está bem legal com os personagens da emissora multicoloridos, em degradê. 




C&A


Traços multicoloridos foram incorporados na logo da C&A


Gol


A logo da empresa está multicolorida nesse mês. Eles também criaram a campanha #DeixeoOrgulhoVoar em congruência com a pauta. A 'hashtag' traz as cores da bandeira, junto com os detalhes laterais. 





Intervenções


Brasília está repleta de intervenções urbanas em prol da pauta LGBTQIAPN+. Ontem (20), por exemplo, passei pela viaduto da Galeria dos Estados e vi ela toda pintada com as cores do arco-íris. Acredito que essa intervenção já tenha uns 2 ou 3 anos. 




No Parque da Cidade, por sua vez, foram colocadas plataformas quadradas multicoloridas de diferentes tamanhos. É um ótimo lugar para tirar fotos divertidas e entretidas.



As cores do arco-íris também podem ser vistas na Torre de TV, Museu Nacional, Teatro Nacional, Metrô-DF, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional. As intervenções foram criadas pelo Brasília Orgulho, com produção de Igor Albuquerque e Birosca. 



















Junho é o mês em que muitas empresas aderem à pauta LGBTQIAPN+ seja por meio de marketing, ações, layouts e/ou logomarcas. Há muitas intervenções urbanas, arquitetônicas também. Seja como for, é tudo muito criativo e inovador. J-J




Por: Emerson Garcia

4 comentários :

  1. Muito interessante essas iniciativas de apoio a nível mundial. Gostei muito das cores projetadas sobre os edifícios de Niemeyer. De fato a arquitetura, quando é bem pensada molda-se aos tempos, não fica ultrapassada nunca. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Acho bacana essa iniciativa das marcas porém deveria ser o ano todo não só durante o mês do orgulho.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. Acho que é maravilhoso as marcas apoiarem a causa. Espero que não seja apenas só neste mês.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design