segunda-feira, 26 de junho de 2023

Animações, séries e livros infanto-juvenis LGBTQIAPN+ 2

No dia 28 de junho de 2020, durante a Semana do Orgulho LGBTQ+ 2020 (o período temático tinha outro nome na época), apresentei animações, séries e livros infanto-juvenis LGBTQ+. Três anos depois, trago a parte 2 desse projeto.

Essa é uma seara que tem crescido muito e é inesgotável. O intuito é o mesmo: apresentar conteúdos infanto-juvenis que tratem de temas como orientação sexual e identidade de gênero para facilitar o entendimento dos pequenos sobre o assunto. Mas na edição desse ano, vou um pouquinho mais além, pois tem produções direcionadas para o público mais "crescidinho", jovem e adulto (Mas vou deixar claro o público que o produto se destina). 

Então, venha comigo com Animações, séries e livros infanto-juvenis LGBTQIAPN+ 2


Ridley Jones: A guardiã do museu


A animação apresenta assuntos e personagens LGBTQIAPN+, além de promover a ideologia de gênero e a linguagem neutra. No desenho, Fred é um pequeno búfalo que revela ser não-binário para sua avó, que seus pronomes são "ile/dile" e que pronomes femininos e masculinos não dão um bom sentimento. O búfalo diz: “Isso não pode mais esperar. Se eu for liderar um rebanho, quero fazer isso sendo quem sou. Afinal, você sempre diz para liderar com o coração.”

A série ainda apresentou dois pais gays como os responsáveis por Ismat. uma pequena múmia. E, além disso, a protagonista Ridley vive apenas com sua mãe e sua avó, sem a presença de uma figura masculina em sua criação. 


Pessoas tem criticado o desenho por ter essas pautas identitárias, já que é direcionado para crianças e adolescentes. 


In a heartbeat


É uma animação LGTQIAPN+ em curta metragem que conquistou a internet. É uma estória com fofura da descoberta da homoafetividade de dois rapazinhos. O desenho foi o trabalho de conclusão de curso de Beth David e Esteban Bravo, estudantes da Ringling School of Art and Design na Flórida (EUA). O desenho pode ser conferido no Youtube





Kipo e os animonstros



Conta a estória de uma garota chamada Kipo Oak, de 13 anos, que segue por uma aventura em busca de seu pai na superfície, após sair de sua cidade subterrânea. A superfície urbana é bem diferente, com animais mutantes de proporções gigantescas e outras características. 

A diversidade está presente nos animais, que vivem em tribos, cenários e realidades diversas. Há gatos lenhadores, gambás motoqueiros, sapos mafiosos, cobras roqueiras, lobos cientistas, guaxinins da aeróbica e coelhos gigantes.  



A série trata de assuntos como amizade, aceitação das diferenças, famílias construídas por vínculos de amor, sexualidade, resistência, enfrentamento de inimigos e a busca por sonhos. 



Realizada pela DreamWorks e Netflix, a série possui 10 episódios. O ilustrador brasileiro Caio Martins ajudou no design dos personagens. 


Nimona


Animação baseada em um HQ com o mesmo título. A animação conta a estória de uma criatura adolescente que muda a sua forma. O cavaleiro Lord Ballister Blackheart decide pedir sua ajuda, a fim de provar sua inocência e expor as falcatruas que ameaçam o reino.

Por possuir cenas de conteúdo LGBTQIAPN+ - como um beijo entre duas personagens femininas - foi censurada várias vezes pela Disney. Mas a boa notícia é que ele estreará agora no próximo dia 30 de junho pela Netflix! O longa é uma produção da Fox e dos mesmos criadores da A era do gelo





She-Ra as Princesas do Poder



A nova versão do desenho foi criada pela Netflix que remodelou os personagens e alterou as histórias para atrair o público contemporâneo. Ou seja, expandiu o universo e houve uma atenção à diversidade. Com cinco temporadas, o seriado trouxe assuntos mais sérios, mas sem perder a essência de desenho infantil. 

Os personagens com corpos esculturais foram substituídos por crianças de verdade. O arqueiro deixou de ser um senhor bombado, para ser um garoto meigo, negro e criado por pais gays. A Cintilante, tornou-se uma garota com senso de justiça forte, carinhosa e com as características que uma heroína deve possuir. Ela tem um perfil mais plus size.




Felina e She-Ra, por sua vez, formam um casal lésbico futurista. Criadas juntas, foram tratadas de formas distintas. O sentimento de amizade sempre fala mais alto nos momentos tensos, criando uma linha sutil de romance entre elas. Será que a Netflix deixará tudo na friendzone ou proporcionará que os fãs se deliciem com o ship?


Príncipe dragão


Criado por Aaron Ehasz, um dos roteiristas de Avatar: A Lenda de Aang, O Príncipe dragão tem o enredo de cada temporada representar um elemento dos livros de magia. O desenho possui representatividade LGBTQIAPN+ com Amaya, tia dos protagonistas; e rainha Aanya, de Duren. 


Amaya é uma general do exército forte, independente e muda que conta com a companhia de seu fiel soldado, Gren, para fazer as traduções do que diz e expressa. Aanya, por sua vez, é uma menia órfã que possui muita maturidade apesar de sua idade. Ela é criada por mães, as rainhas, Annika e Neha, que viveram seu amor num mundo fictício.  





Super Drags


Animação para adultos criada pela Netflix em 2018. Foi a primeira animação original brasileira do streaming que contou com cinco episódios, criada por Anderson Mahanski, Fernando Mendonça e Paulo Lescaut e produzida pela Combo Estúdio

A série segue as aventuras de três jovens: Patrick, Donny e Ramon. De dia, trabalham numa loja de departamentos e à noite se transformam, adotando identidades LGBTQIAPN+, atuando como super-heróis. Elas viram as drags Lemon Chiffon, Safira Cian e Scarlet Carmesim e combatem ameaças pelo mundo com muita purpurina. 



Ela contou com participação das drags Pabllo Vittar, Silvetty Montilla e do ator Rapha Vélez que dublam os personagens do show. 

A produção foi alvo de inúmeras polêmicas e de organizações que exigiam o seu cancelamento, mas o serviço disse que tratava-se de uma animação adulta, para maiores de 16 anos. 


Drag Tots


Produção adulta da Netflix que apresenta o modelo transgênero RuPaul, conhecido pelo seriado adulto RuPaul's Drag Race. Num mundo cada vez mais caótico, onde o medo domina a terra, vozes de uma geração são unidas para dar o que a Terra necessita: bebês drag queens. 



DeadEndia



Série animada com terror e personagens LGBTQIAPN+ que possui visual colorido e psicodélico como Steven Universo, além de histórias sobre a comunidade. A estória ambienta-se na casa mal-assombrada de um parque de diversões e segue os protagonistas Barney, Norma e um cachorro falante chamado Pugsley. Eles enfrentam forças sobrenaturais e conhecem Courtney, demônio de mil anos. 





A produção trata de temas como família, identidade, representatividade e autoaceitação. 


Q-force



Animação adulta da Netflix protagonizada por um quarteto LGBTQIAPN+ que completam missões e vivem aventuras bem-humoradas. Escrita por Gabe Liedman (Brooklyn Nine-nine), a série traz o agente secreto Steve Marywheter, que deve provar que está apto para permanecer no trabalho após se declarar gay. Sem poder demití-lo, a agência o envia para o exílio e ele monta uma equipe com outros LGBTQIAPN+, incluindo a expert mecânica lésbica chamada Deb, a drag queen e mestra dos disfarces Twink e o hacker Stat. 






Heartstopper


Baseada na série de livros que ainda falarei nesse post, a produção apresenta o romance entre Charlie Spring e Nick Nelson. Charlie é um aluno dedicado, que sofre bullying na escola. Nick é popular e querido por ser um excelente jogador de rugby. Eles se aproximam e passam a desenvolver uma amizade intensa e imprevisível. Ambos lidam com os sentimentos que vão surgindo e descobrem que o amor pode surgir de forma incrível e surpreendente. Charlie e Nick devem lidar com as dificuldades da vida escolar e amorosa. Mais do que nunca, precisam amadurecer. 



A série foi renovada para mais duas temporadas, sendo que a 2ª estreia ano dia 03 de agosto. 


Queer eye



Reality show que acompanha os chamados Fab Five, ou Cinco Fabulosos: o chefe de cozinha Antoni Porowski; o designer de moda Tan France; o cabeleireiro e grooming expert Jonathan Van Ness; o decorador Bobby Berk; e o especialista em cultura Karamo Brown. Em cada episódio, eles usam seus conhecementos para ajudar pessoas a lidarem com suas próprias inseguranças e recuperarem a autoestima. Além das dicas de estilo e comportamente, a série mostra de perto as transformações vivenciadas pelos participantes. A atração já conta com 7 temporadas.



Uma versão brasileira foi criada em 2022 e acompanha o especialista em bem-estar Fred Nicácio; o estilista Rica Benozzati; o cabeleireiro Yohan Nicolas; o arquiteto Guto Requena; e o especialista em cultura Luca Scarpelli.  





First kill


Série para jovens e adolescentes que conta a estória clássica de um amor proibido entre a vampira adolescente Juliette e a caçadora de vampiros Calliope. Quando se conhecem, surge uma química arrebatadora. A notícia se espalha e o romance das duas não é bem recebido e um plano começa a ser executado. Elas descobrem que destruir uma a outra não será fácil. 


The true colors of family


O autor infantil e psicoterapeuta Mark Loewen criou um livro de colorir que ensina os pequenos sobre famílias LGBTQIAPN+. Lançado em 2020, em Richmond, Virgínia (EUA) por uma editora universitária, o livro deu o que falar e gerou bastante polêmica, mas também elogios de pais LGBTQIAPN+. 

Loewen trouxe sua própria experiência com o livro, já que é gay e casado e tinha acabado de adotar uma garota. Ele percebeu que havia certa dificuldade para encontrar livros infantis que refletissem sua família, quando decidiu criar seu próprio livro. 

O intuito do autor é que haja educação das pessoas sobre essa temática, pois muitas vezes há dúvidas, desconhecimentos e preconceito. O livro possui dois objetivos principais: primeiro, que as famílias LGBTQIAPN+ possam se ver e enxergar nele; segundo, que famílias tradicionais que queiram que seus filhos sejam educados e conheçam outros tipos de configurações familiares, possam ter essa possibilidade. 


Crianças ficaram maravilhadas em ver o livro de colorir e as configurações familiares. Uma mãe da mesma escola da filha do autor do livro, disse que sua filha achou o livro incrível e teceu o seguinte comentário: "Olha mamãe, há duas mães aqui. Existem dois pais”. Os pais devem conscientizar seus filhos desses tipos de famílias também. 


Maya: Bebê Arco-Íris



Em outubro de 2020 a apresentadora Xuxa Meneguel lançou um livro infantil que trazia duas mães de um bebê, chamado Maya. O enredo é o seguinte: um anjo decide nascer em uma família composta por um casal lésbico com a missão de espalhar o amor. A estória surgiu por conta de um casal de amigas que morou por um tempo com Xuxa, juntamente com a bebê delas, chamado Maya, fruto de uma inseminação artificial. A rainha dos baixinhos percebeu o quanto desejaram ser mães e era isso que gostaria de transmitir com o livro. “Deus é amor, não tem preconceito. Isso é coisa do homem, não de Deus”, disse em entrevista. 



Todas as ilustrações da obra foram criadas pelo artista Guilherme Francini, que já trabalhou nos infantis de Rita Lee. A capa do livro é delicada e traz a bebê Maya e desenhos em tons pasteis. A contracapa, por sua vez, traz uma mulher de cabelo rosa e olhos azuis abraçada com um bebê. 



A obra gerou polêmica e boicote para que não fosse lançada. Nas redes sociais, Xuxa disse que a publicação não é apenas para o público infantil, mas para todo mundo que acredita que a sociedade precisa de mais amor e que amor é amor, que não se pode colocar rótulo. "Sei que muitos, sem ler, vão querer criticar, mas ela só quer colocar música , sorriso e alegria na vida de quem sabe que Deus é amor", explicou.



A princesa e a costureira



É um livro da psicológa brasileira Janaína Leslão. É um conto de fadas sobre a princesa negra Cíntia, prometida ao príncipe Febo. Ao encomendar seu vestido, conhece a costureira Isthar e por ela se apaixona. Ela cria um grande problema no reino por conta disso e terá que enfrentar inúmeras adversidades para viver o seu amor. É presa numa torre, mas recebe a ajuda de sua irmã, do próprio príncipe, da Fada Madrinha e de uma Agulha Mágica. 

A obra demorou cerca de 5 anos para uma editora aceitar publicá-lo, devido polêmicas, até que apareceu uma editora destinada à temática LGBTQIAPN+ e a lançou com crowdfunding para pagar o ilustrador. 





Janaína foi bastante elogiada pela iniciativa e coragem de contar esta estória para as crianças, na melhor forma de demonstrar que homoafetividade não é nenhum palavrão a ser evitado dizer na frente dos pequeninos. A princesa e a costureira é um conto de fadas da diversidade!




Primeiro livro das diferenças de famílias e bandos
No livro acompanhamos a história de dois leões machos que decidem morar juntos por possuírem um forte sentimento um pelo outro. Por conta dessa decisão, são expulsos do bando que não aceita esse novo padrão de família. 


Tuda - uma história de identidade



O livro conta a estória de uma criatura fantástica que se chamava Tudo, mas na verdade queria ser Tuda, mesmo sem não ter o apoio de ninguém nesta transformação. Na obra, o autor brinca com os nomes dos personagens. Uns e outros "são facilmente influenciáveis", já nenhum é um "sacerdote de uma seita religiosa fundamentalista". Nenhum condena Tuda e Algum, "amigo de Tuda", que está com ela em todos os momentos. 
 

O cavaleiro e o lobisomem



O Kevin é conhecido como o cavaleiro mais destemido de seu reino encantado, mas isso não quer dizer que ele não tem medo de nada. Algo que o aterrorisa é lobisomem. Em uma de suas aventuras, terá que enfrentá-lo para salvar a princesa e o príncipe de seu reino. Descobre que enfrentando seus medos, que se pode se deparar com inúmeras possibilidades de ser e amar. 


Joana princesa



Joana é uma princesa que nasceu e recebeu o nome de João. À medida que ela crescia, pediu para ser chamada de Joana, pois gostaria de ser menina para sempre. O rei e a rainha ficaram sem saber o que fazer, consultando até mesmo a bruxa do reino. Joana parte para uma grande aventura para ser que nem as outras garotas. Por isso, vai em busca do arco-íris mágico que, de acordo com a lenda, transforma rapazes em moças.


O menino que brincava de ser



Dudu é um garoto que brinca do que a imaginação permite: príncipe, bruxa e por aí vai... Ele brincava do que sua imaginação permitisse, mesmo que fosse julgado pelos adultos. É Pink Wainer que ilustra os desenhos do livro. 


Fausto - o dragão que queria ser dragão



Fábula criada para todas as idades que conta a estória de um pequeno dragão que queria ser apenas um dragão. A obra ensina que devemos aceitar as diferenças uns dos outros e tolerá-las. É muito incrível conviver e aceitar tudo e todos. 


Coleção Heartstropper



Essa é uma adorável série em quadrinhos que tem feito enorme sucesso nos últimos anos. Alice Oseman criou um universo incrível de descobertas, primeiras vezes e diversidade, que tem a capacidade de tirar dos leitores sorrisos a cada nova página. A coleção conta com 4 livros e um almanaque ilustrado, com páginas coloridas! Está previsto agora para 2023 o quinto volume. 




Peanut goes for the gold



Primeiro livro infantil de Jonathan Van Ness (Queer eye), conta a estória de um porquinho da índia não-binário. Pingo possui um jeito único de realizar as coisas, fazendo piruetas na quadra de basquete ou cortando o próprio cabelo. As pessoas o acham estranho mas se junto à ele e se divertem. Quando decide fazer ginástica rítmica, Pingo precisa de suas partes especiais para conquistar o ouro. 



O livro busca encorajar as crianças a serem elas mesmas e amarem a si mesmas com coragem e alegria. 







Está aí muitos conteúdos para crianças, adolescentes jovens e adultos sobre a comunidade LGBTQIAPN+. Espero que tenha gostado do post! J-J




Por: Emerson Garcia

7 comentários :

  1. OMG, reparei que a sigla LGBT tem mais duas letras PN meu Deus

    ResponderExcluir
  2. Oi
    desses o único que li e assisti foram Heartstopper e First Kill.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Que máximo esta publicação! Gostei d+

    ResponderExcluir
  4. Muito legal esse conteúdo para comunidade LGBTQIAPN+
    Das séries, eu acompanhei as primeiras temporadas de Queer Eye e eram ótimas.
    Um abraço!
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  5. Eu ando por fora demais, gente! O Queer eye que eu vi era - na verdade - Queer eye for the straight guy, rsrs. O elenco tinha Thom Filicia, Ted Allen e outros dois. Eu tenho até um livro deles, cheio de dicas ótimas.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Assisti agora In a heartbeat e achei a coisa mais fofa! Amei as indicações, ótimo post!

    Abraços!
    https://barbaradoblog.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, bom dia:- Acredito que sejam livros muito interessantes de ver e ler
    Bela e trabalhosa publicação. O meu elogio
    *
    Terça feira com Saúde, Paz e Amor.
    */*
    Ilusões e Poesia
    */*

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design