sexta-feira, 23 de junho de 2023

Especial 'Falas de orgulho'


No dia 28 de junho de 2021 a Globo exibiu o especial Falas de Orgulho com o objetivo de mostrar as jornadas de 8 personagens de diferentes idades, regiões, trajetórias de vida, religiões e orientações sexuais. O especial compôs uma edição do Falas, parte integrante do Projeto Identidade - que visa dialogar sobre temas de nosso calendário. O Falas do Orgulho, portanto, apresentou histórias de superação, preconceito e auto aceitação, passando por temas transversais às letras que formam a sigla LGBTQIAPN+. 

O programa trouxe os bastidores do dia a dia desses oito personagens, assim como suas histórias marcantes, contadas por eles próprios e um clipe exclusivo apresentado por Majur, Johnny Hooker e Pabllo Vittar apresentado ao final, para celebrar as diferenças e diversidade. 

 


Explanar esse tema é dar voz e lugar de fala à diversidade. O especial traz pessoas gays, lésbicas, homem trans, mulher trans, bissexual, travesti, entre outros. Pessoas de diferentes idades e criações nas inúmeras telas da Globo. A diversidade também pode ser verificada nos bastidores do especial, já que a equipe foi composta por várias pessoas LGBTQIAPN+, desde a direção, até assistentes, fotógrafos, produtores de arte e roteiristas. 

Os personagens do especial lutam para se aceitarem, serem aceitos, para terem suas vozes ouvidas, amar livremente, pelo direito de existir e de se relacionar sem preconceitos. Com as histórias você se emociona, se sensibiliza, celebra a diversidade e luta, junto, contra a LGBT+fobia. 



O programa apresenta Richard, homem trans, que depõe sobre sua jornada de aceitação. Em 2021, aguardava para fazer sua mastectomia pelo SUS e recebeu uma homenagem dos homens da família: todos passaram a usar adesivos no peito quando sem camisa. Um dos relatos mais interessantes é o que ele diz que o personagem Ivan, personagem de Carol Duarte em A força do querer, o ajudou a entender quem ele é. Representatividade tem seu valor.  

   


Conhecemos Ariadne, mulher trans que integra um cargo de confiança na UNAIDS e possui mestrado e doutorado. Ela relata que quando criança, via os colegas jogarem ovos em travestis. Nesse instante, percebeu que se afirmasse no mundo, passaria também a ser alvo. 

Fábio dos Santos, a drag Sasha Zimmer, construiu afetos e sua própria rede de proteção entre pessoas LGBTQIAPN+, encontrando acolhimento. Já a enfermeira aposentada Ângela fez planos de casamento com Willman e é ótimo ver a explosão de amor das duas na telinha. Mário Leony é delegado e gay e mesmo sendo autoridade da polícia, ainda teme os julgamentos caso decida andar de mãos dadas com o esposo. Há também relatos de dois bissexuais e, no final, breves depoimentos de pessoas queer, assexuais e intersexo. Embora a intenção seja de deixar a representatividade transparecer, o especial não se aprofundou nesses temas importantes e de menor visibilidade. Mas foi louvável ver praticamente todo o espectro LGBTQIAPN+ representado em horário nobre na tela da Globo.



Os personagens do especial, ao lado dos cantores Pabllo Vittar, Johnny Hooker e Majur declamaram um poema sobre orgulho. O texto foi escrito por Tomás Braune. 

   


O especial é coroado com uma apresentação incrível de Johnnny Hooker, Majur e Pabllo Vittar. Eles cantam Flutua, que faz parte do repertório de Hooker. Não tem como não se emocionar com a apresentação. A performance deixa qualquer um sem palavras, no chão. 



O especial acertou ao contar histórias felizes, sem fazer sensacionalismo em cima de sofrimento e contando histórias reais e verídicas. Apesar do sofrimento que muitos entrevistados contam, o foco é sobretudo no orgulho, aceitação e superação. O especial também prezou por mostrar melhores amigos, irmãos, filhos e mães ressaltando a importância de estar ao lado de quem se ama em momentos difíceis. 







Você pode conferir uma apresentação do especial logo abaixo:

   


Programas de representação na telinha são fundamentais e a Globo acertou em cheio com esse especial exibido em 2021. Contudo, atualmente a emissora tem sofrido críticas e boicote por censurar o romance de um casal de lésbicas na novela das 7h. Ironimacamente, o Falas de Orgulho desse ano, intitulado Falas de Orgulho - Histórias (im)possíveis - a ser exibido no próximo dia 26 - apresenta a estória de um casal de lésbicas composto por uma mulher cis e uma trans. O que tem se percebido é uma censura velada, de algo que já estava sendo trannsmitido e institucionalizado na emissora. Tanto é, que o especial esse ano passará de madrugada, e não após a novela das 9h.   



Apesar das polêmicas, o especial de 2021 merece ser visto. A duração é de cerca de 1 hora. J-J


   


   


  

Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Um programa que adorava ver.
    Feliz fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Não sabia desse especial, mas adorei! Muito legal você falar dele por aqui.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  3. Oi Emerson, não conhecia, vi que tem muitos conteúdos especiais nesse mês que merecem destaque.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, é uma pauta importante e fico feliz por ver mais histórias sendo contadas.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Um documentário que gostava de ver
    *
    Fim de semana com Saúde, Paz e Amor.
    */*
    Ilusões e Poesia
    */*

    ResponderExcluir
  6. Por cá não tenho a oportunidade de ver.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design