quarta-feira, 7 de junho de 2023

As várias formas de se manter/sentir saudável



Durante a faculdade de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo fiz a disciplina Introdução à fotografia, no segundo semestre. O trabalho final era um Ensaio Fotográfico de um tema escolhido, de acordo com nossos gostos e interesses. A partir do tema, tínhamos que realizar uma pesquisa do que já havia sido fotografado e como havia sido, para depois sairmos à campo, clicar e realizar nosso próprio ensaio.

A escolha do tema, pelo que me lembro, foi fácil. Estava com tudo construído em minha mente e como abordaria o assunto. O assunto que escolhi foi o seguinte: "As várias formas de se manter/sentir saudável" (A pasta saúde sempre chamou a minha atenção. Durante a faculdade, escrevi diversas matérias sobre e manifestava desejo de trabalhar nessa editoria). O professor da disciplina solicitou que criássemos um pré-projeto do ensaio fotográfico, com objetivo, pré-roteiro e referências fotográficas

Não foi difícil achar um objetivo para o pré-projeto. Tudo estava claro. O meu objetivo era o de mostrar as diferentes formas de se manter um corpo saudável através de atividades físicas, melhores hábitos alimentares e cuidados estéticos que contribuem para uma boa qualidade de vida. 

No pré-roteiro deveria traçar o caminho e enredo para se chegar no objetivo. Iria desenvolver atividades fotográficas em locais que se possam identificar as várias formas de se manter uma boa saúde, como academias e salões de beleza, além de fotografar pessoas mantendo uma alimentação regular.  


Ao pesquisar referências fotográficas vi várias imagens de homens e mulheres cuidando do corpo e da aparência. Pessoas com os corpos atléticos, em forma. As modelos maquiadas e com batons nos lábios. O culto pelo corpo está bem presente na mídia, a começar pelas capas de revista. 

Desde o início, queria visitar academias, salões de beleza e clubes. Era um universo imenso em que poderia colocar a cabeça pra funcionar, deixando aflorar a criatividade. Minha própria universidade era um celeiro farto por ter academias, pistas de atletismo, pontos de atividade física, entre outros. Além dela, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek de Brasília era um point recheado para cliques, assim como salões de beleza da minha cidade.

Ao sair pra fotografar em lugares determinados e já conhecidos, também encontrei lugares novos e interessantes, como o Clube do SESC de Taguatinga Sul (DF), perto da minha universidade. Encontrei, quando tirava fotos para o ensaio, totalmente por acaso, perto da rodoviária aonde costumava pegar o ônibus e voltar pra casa. 

Também deixei a criatividade aflorar e fotografei coisas não tão óbvias, que fugiam do lugar-comum... Ou seja, a natureza-morta... Objetos ligados à saúde, que tem muito a dizer e significar. Aliás, o ensaio foi quase todo composto por fotos que traziam objetos  e natureza morta, com exceção de algumas em que personagens acidentais fizeram parte da composição. Confira: 

























Esse conjunto de imagens apresenta muitas ambientações à céu aberto com verde da natureza, luz do sol, céu azul e nuvens. De certa forma, esse conjunto de fotos tem muito em comum e contam uma história. Aliás, como não se manter/sentir saudável ao estar nesses ambientes?

Fotografei objetos com um significado forte de vida saudável e cuidados com a saúde, como sabonetes, fita métrica e bebedouro de água. Aliás, objetos domésticos me ajudaram (E muito) nesse ensaio fotográfico. Minha mãe, até os dias de hoje, tem sabonetes artesanais fofinhos e lindinhos comportados em potes na prateleira do banheiro. Além disso, tem uma fita métrica desde que o mundo é mundo... Então, usei a criatividade e fotografei esses objetos.












As fotos tiradas no Parque da Cidade foram as mais surpreendentes, pois não imaginava tirar fotos tão boas e com personagens aleatórios fazendo ações e atividades físicas/higiene. Até hoje me questiono como tive essa coragem de fotografar as pessoas, sem autorização para elas. Isso daria processo, na certa. A captura foi de pessoas em movimento e tive orgulho de mim porque aprendi a utilizar a máquina fotográfica para capturar imagens em movimento. As fotos não ficaram tremidas, nem nada. O jogo de luz e sombra também ficou bom e as fotos não ficaram estouradas. 















O ensaio teve 17 fotos. Após uma seleção, juntamente com o auxílio do professor, essas foram as escolhidas. O professor elogiou bastante as imagens e ressaltou a minha capacidade de ter aprendido as técnicas de fotografia e os conteúdos da aula. Para a apresentação do ensaio, o mestre solicitou que fosse contada a história a partir de uma ordem, que tivesse lógica. Uma ordem de como as fotos deveriam ser vistas e analisadas. Na apresentação, ele também queria um texto introdutório que explicasse o ensaio. E foi esse que apresentei:
"As várias formas de se manter/sentir saudável

O corpo é um templo e se não for bem cuidado perde a sua funcionalidade. O cuidado com o organismo já denuncia uma boa saúde física, mental e social. O caso contrário traz transtornos para o corpo e para a pessoa.

Por isso necessitamos tratar esteticamente do nosso corpo, porque fará bem a nós mesmos. Tal feitura pode ser dada pela quebra de paradigmas. É aqui que se encontra a grande dificuldade de muitos, porque já se acostumaram com a vida que levam.

É uma questão de hábito. Sabemos, por exemplo, que pessoas saudáveis são pessoas de alimentação variada, que todo e qualquer exercício queima calorias, que a higiene é algo que precisa ser aprimorado em nossa rotina, que a água possui características primordiais para a vida e para o corpo, mas a pergunta que fica é essa: será que vale a pena sair do lugar monótono, da refeição repetitiva, dos hábitos tão já arraigados para possuir um “templo” habitável e saudável?"


Cada foto do ensaio foi acompanhada de uma frase com a temática da saúde. O envelope em que elas foram guardadas e entregues para o professor trazia dois sabonetes anexados. Sim, tem horas que minha criatividade me surpreende pra caramba! 

O resultado desse trabalho foi bem satisfatório. Saiu melhor que imaginei. Não foi nem um editorial de moda ou capa de revista de saúde e bem estar. Acho que foi algo bem incomum e autoral, com minha cara. Obtive uma boa nota nesse trabalho (mas não lembro qual). Gostei dessa experiência de criar um ensaio fotográfico temático. Valeu a pena! Fotografia não é o meu foco profissional, mas já evolui muito nessa área e até que consigo me virar. J-J

Por: Emerson Garcia

17 comentários :

  1. Que legal,Emerson!
    Esse tema é bem interessante e tem vários enfoques importantes!
    Gostei do teu texto bem escrito e bolado!
    E as fotos, como é bom deixar-nos surpreender pelos caminhos...Adorei e a foto do esguicho água do bebedouro ficou tri! abração, parabéns! chica

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ensaio!
    Gostei muito.

    Abraços e boa continuação!

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante são ótimos registros, parabéns pelo trabalho!
    Beijos

    https://www.momentosecoisas.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei demais, vc fez um excelente trabalho. Esse tema é realmente amplo e atual. Ser saudável é preciso! 😘👏👏

    ResponderExcluir
  5. Parabéns para seu trabalho e escolha.
    Manter e ter saúde é um tema muito importante.
    As fotos que fez conduzem com o tema.
    Abraço. Amanhã, em Portugal, é feriado.

    ResponderExcluir
  6. Primeira vez aqui no blog, hoje já li 5 artigos e gostei de todos. Seus conteúdos é rico em dicas e informações interessantes.

    Parabéns! Seu blog é fantástico.

    ResponderExcluir
  7. Que trabalho legal! Adorei as fotos! Também fiz alguns trabalhos de fotografia na faculdade. Em um deles fotografamos uma montagem de casa de doces feita com balas Fini. Deu trabalho, mas ficou super legal.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  8. Que bacana, adorei as fotos, uma visão interessante e super bem feita

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  9. Menino, a partir de um tema qualquer, você é capaz de desenvolver quase um tratado sobre o assunto, muito bem! rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Adorei as fotos e o tema. Tenho interesse em cursar comunicação social, como segunda graduação, mas ainda não me decidi se farei isso. Sua postagem me motivou um pouco a tentar.

    Abraço;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Fotografia é uma arte que muito admiro e aplaudo
    .
    Cumprimentos cordiais e poéticos
    .
    Anda comigo ver o Mar.
    .

    ResponderExcluir
  12. Que trabalho legal, Emerson. As fotos ficaram incríveis. É muito importante manter o foco em nossa saúde e buscar uma vida mais saudável.
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia! Vim avisar que acaba de entrar céu por lá! Obrigadão! abração, lindo domingo, chica
    https://ceuepalavras.blogspot.com/2023/07/blog-post_9.html

    ResponderExcluir
  14. Esta é a primeira vez que visito este blog, e até agora, já li oito artigos que realmente gostei. Seus posts são cheios de dicas úteis e informações interessantes. Parabéns! Seu blog é incrível.

    baixar youcine apk

    ResponderExcluir
  15. Esta es la primera vez que visito este blog y hasta ahora he leído ocho artículos que realmente me gustaron. Tus publicaciones están llenas de consejos útiles e información interesante. ¡Felicidades! Tu blog es increíble.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design