sábado, 3 de junho de 2023

Rádio Bagaralho: Programa 'Discografia Caetano Veloso'


Olá ouvintes da Rádio Bagaralho FM (Rádio Bagaralho, a rádio do... povo). Aqui quem fala é o locutor Arthur Claro, aquele que é igual porém diferente. Com o oferecimento do salão de festas Tua Fiesta és Loca começa agora o programa Discografia.  

Hoje vou apresentar as obras do músico santo-amarense (Santo Amaro - BA) Caetano Veloso. Não irei apresentar as obras ao vivo, nem acústico e nem os covers que ele fez.


Caetano Veloso - Alegria, alegria (1968)

Uma música de protesto no auge da Ditadura Militar Brasileira. Ela fala sobre tudo que estava acontecendo na época. Esta música fez parte do III Festival da Record, chocando os "tradicionalistas". Mesmo chocando, conquistou a maior parte da plateia e fez parte da minissérie Anos Dourados.




Caetano Veloso - A little more blue (1971)

Esta música foi parcialmente censurada pela Ditadura vigente no Brasil. Os militares pensaram que a menção à atriz Libertad Lamarque na letra fosse uma alusão à liberdade do opositor do regime Carlos Lamarca.




Transa - Nostalgia (That's What Rock'n Roll Is All About) (1972)

É uma homenagem ao rock-blues, tendo a Gal Costa imitando o som de uma gaita na primeira estofre, sendo que na segunda é uma gaita tocada pela Angela Ro Ro. Na música é apresentada uma contradição de valores à ideologia burguesa de acordar tarde e usar roupas extravagantes.




Araça Azul - Gilberto Misterioso (1973) 

Uma música aonde o Caetano Veloso faz referências ao poema O Guesa Errante do poeta Sousândrade e ao mistério que faz o cantor Gilberto Gil ser um grande artista. E o "Rouxinol" citado na música é referente a música homônima escrita por Gilberto Gil juntamente ao Jorge Mautner.




Joia - Minha mulher (1975) 

É uma música que aborda os diferentes papeis da figura feminina na vida do Caetano Veloso.




Qualquer coisa - A tua presença morena (1975) 

Esta música foi mandada para a sua irmã Maria Bethânia quando o Caetano Veloso estava no exílio em Londres. Segundo a cantora numa entrevista dada para o Jornal O Globo juntamente à cantora Nana Caymmi, Maria Bethânia revelou para Nana que ela foi feita para a Nossa Senhora, após fazer o Hino a Nossa Senhora da Purificação.




Bicho - O Leãozinho (1977) 

Caetano Veloso escreveu esta música para o seu amigo Dadi Carvalho que é do signo de Leão, que gostava de tomar Sol e pegar ondas.




Muito (Dentro da Estrela Azulada) - Sampa (1978) 

Caetano Veloso fez em homenagem a cidade de São Paulo sobre a sua chegada.




Cinema Transcedental - Menino do Rio (1979) 

Uma música ao José Artur Machado (Peti) que era famoso na praia de Ipanema no Rio de Janeiro, na década de 1970 e isto chamou a atenção do Caetano Veloso. Esta música foi um pedido da Baby Consuelo (Baby do Brasil) e também virou tema do filme homônimo na década 1980 e fez parte da novela Água Viva da Rede Globo.




Outras Palavras - Rapte-me camaleoa (1981) 

Segundo Caetano Veloso esta música é sobre uma mulher que lhe fez muito bem. Esta mulher nada mais é que a atriz Regina Casé que estava em cartaz com a peça Aquela Coisa Toda, aonde a sua personagem se chamava "Camaleoa". Na mesma época, Caetano Veloso e Regina Casé estavam namorando.




Cores, Nomes - Queixa (1982) 

Uma música que possui um eu-lírico sofrendo por não ser correspondido pela mulher que conquistou o seu coração e decide proclamar a sua insatisfação.




Uns - Você é Linda  (1983) 

Foi feita para a sua então vizinha Cristina que morava no bairro de Ondina, na Bahia.




Velô - Podres Poderes (1984) 

É uma música de protesto não somente contra a Ditadura, mas também contra a corrupção e o descaso das classes governantes. Ela pede uma mudança de atitude.




Caetano - O Ciúme (1987) 

Nesta música o Caetano Veloso fala sobre o Rio São Francisco, tratando da rivalidade das cidades Juazeiro (Bahia) e Petrolina (Pernambuco). Também existe um diálogo com o poema Motivo de Cecília Meireles.




Estrangeiro - Branquinha (1989) 

Esta música foi feita em homenagem à Paula Lavigne, esposa de Caetano Veloso entre os anos 1986 a 2004. Atualmente, eles estão juntos e ela é a empresária dele.




Circuladô - Itapuã (1992) 

Esta música é sobre a relação dele com Dedé. No seu livro Sobre as letras, ele revela que chorava toda vez que a cantava. 




Livro - Não enche (1998) 

É uma música autobiográfica aonde o Caetano Veloso teve a sua paciência extrapolada. Ele colocou a sua indignação toda pra fora. Uma raiva contra tudo e todos, inclusive a imprensa.




- Rocks (2006) 

Esta música, juntamente com o resto do disco, foi um desejo do Caetano Veloso de fazer um disco de Rock sem utilizar o próprio nome.




Zii e Zie - Menina da Ria (2009) 

Esta música é uma clara alusão à Menino do Rio e foi inspirada na cidade de Aveiro (Portugal).




Abraçaço - Um Comunista (2012) 

Uma música em homenagem à Carlos Marighella, um dos líderes da luta armada contra a Ditadura Militar.





Meu Coco - GilGal (2021) 

Foi feita em homenagem aos grandes artistas brasileiros.






Queridos ouvintes, quero agradecer a todos e espero que continuem ouvindo a Rádio Bagaralho. Vocês também podem dar ideias de bandas e cantores para que eu realize uma discografia deles. Peço também que comentem nesse post as músicas que gostariam de ouvir, pode ser qualquer estilo musical. Um bom fim de semana repleto de felicidades. Sigam a Rádio Bagaralho no Instagram (@radiobagaralho). J-J


Por: Arthur Claro

8 comentários :

  1. Adoro Caetano e gosto de todas suas músicas e seu jeito de cantar! abraços, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Amo ouvir Caetano Veloso
    *
    Sábado com Saúde, Paz e Amor.
    */*

    ResponderExcluir
  3. Uma fascinante discografia. O meu aplauso e elogios.
    .
    Um feliz fim de semana
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Saudade dessas músicas. Ouvi muitas delas quando criança.
    Um ótimo final de semana para você.

    Abraço;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Sou muita fã de Caetano Veloso, logo, gostei do post!

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Excelente todas as músicas de Caetano, gosto muitos.

    Excelente mês de Junho, Emerson.
    Um abraço

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design