domingo, 11 de junho de 2023

Ansiedade e Depressão

Organizando umas coisas minhas, encontrei alguns escritos de quando fazia terapia. Entre os que chamaram a atenção, estão anotações sobre a diferenciação entre Ansiedade e Depressão. Essas duas doenças da alma tem assolado a sociedade atual e eu também não faria esse post, se não fosse por dois motivos muito fortes e intensos: primeiro, porque já passei por quadro de ansiedade e depressão, em dois episódios gravíssimos que tive minha vida colocada em risco; segundo, porque na última semana perdi um amigo por conta da ansiedade e depressão - ele tentou algo contra sua vida e veio à óbito.

Sou grato à Deus por ter falado do Seu amor, orado e compartilhado experiências com esse meu amigo que partiu. O que tinha que fazer, eu fiz, chegando até mesmo a levá-lo em um culto na igreja em que faço parte. Se há um sentimento que poderia ter feito mais por ele?! Acredito que seja só de estar mais próximo dele nos últimos meses, mas é que ele desapareceu e eu não tive mais contato. Mas não é bem um arrependimento, sabe? Deus o colocou no meu caminho e não perdi as oportunidades que tive. O fato é que seu suicídio poderia ser evitado, mas não estava perto dele para isso. O que quero deixar claro é que as pessoas dão sinais e que é melhor prevenir do que remediar. 

Esse post tem o intuito de ser informativo e um alerta para a sociedade. Nele, irei definir o que é ansiedade e depressão; falarei dos sintomas da ansiedade e depressão; qual a relação existente entre essas doenças da alma; e os tratamentos


Definições


Ansiedade é algo muito próximo da preocupação. Um temor de que as coisas não saiam como gostaríamos. Também é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa. 

Depressão é uma tristeza profunda e a perda de interesse generalizada. É caracterizada por depressão persistente ou perda de interesse em atividades. Fisiologicamente, é um desequilíbrio no cérebro. 


Sintomas


Estar atento nas mudanças corporais, de humor e psíquicas é primordial para entendermos se estamos com sintomas de ansiedade e depressão. Devemos se autoconhecer e ir marcando qual/quais sintoma(s) você está tendo e não deixar de conversar com familiares e/ou amigos e procurar ajuda psicológica e psiquíatrica. Confira os sintomas mais comuns de ansiedade e depressão:


Ansiedade

- Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração;

- Respiração ofegante ou falta de ar;

- Aumento do suor;

- Tremores nas mãos ou outras partes do corpo;

- Sensação de fraqueza ou cansaço;

- Boca seca;

- Mãos e pés frios ou suados; e

- Náusea


Depressão

- Ansiedade;

- Apatia;

- Culpa;

- Descontetamento geral;

- Perda de interesse;

- Solidão;

- Tristeza;

- Choro excessivo;

- Automutilação;

- Irritabilidade;

- Isolamento social;

- Despertar precoce;

- Insônia;

- Fadiga;

- Inquietação;

- Pensamentos suicidas;

- Repetição insistente de pensamentos; e

- Ganho ou perda de peso.


Relações 

Após listar os sintomas mais comuns entre ansiedade e depressão, a minha psicóloga solicitou que fizesse uma relação entre elas, percebendo quais eram os sintomas similares que ambas possuem. São eles: medos, dificuldades de concentração, insegurança e irritabilidade. É preciso também compreender que a ansiedade leva à quadros depressivos e ao suicídio. 


Tratamentos


Os tratamentos para a ansiedade envolvem sessões de Reiki e o uso de florais; a prática de atividades físicas, como Yoga; e a psicoterapia, além do uso de medicação ansiolítica ou antidepressiva. 

O Reiki revitaliza a energia geral do indivíduo, para atingir um estado harmonioso e saudável. Essa terapia é um sistema de cura natural que fortalece o organismo, promovendo o relaxamento profundo, a cura e o autoconhecimento. O uso contínuo de florais colabora em diversas emoções, como autoconfiança, equilíbrio, pensamentos organizados, relaxamento, racionalidade em relação à medos e euforias. 

A prática de atividades físicas, como caminhada e Yoga também ajudam na diminuição da ansiedade, pois trabalham no aumento de hormônios importantes para que a pessoa não entre em depressão.

A psicoterapia, por sua vez, é muito importante, pois temos que cuidar não só do nosso corpo, mas também da nossa mente e psiqué. 

Já para a depressão, envolvem psicoeducação; fototerapia; terapia familiar, comportamental e psicoterapia; antidepressivo, ansiolítico e antipsicótico. 

A psicoeducação é um tipo de terapia que fornece informações e apoio para entender e lidar melhor com as doenças psíquicas, da mente. Essa intervenção é realizada de maneira sistemática e estruturada, para buscar a promoção da ampliação do conhecimento do paciente e das pessoas próximas a ele - como familiares e amigos - sobre sua condição de saúde mental. Há um aprendizado maior sobre o transtorno com o qual está lidando (se já estiver sido diagnosticado), assim como o processo de tratamento, alternativas disponíveis, prognóstico, entre outros. 

A fototerapia é uma terapia com luzes artificiais que estimulam ou inibem a atividade celular. A com luz vespertina branca brilhante, por exemplo, ajuda no tratamento de pacientes com depressão bipolar.

Já a terapia e a psicoterapia são fundamentais para compreender as causas da ansiedade e depressão, para saber como intervir. Não adianta somente tratamento medicamentoso, mas é necessário cuidar da alma, psiqué e espírito também.

Falando nisso, é fundamental o tratamento espiritual para o tratamento da ansiedade e depressão. Se apegue no que você acredita e terá uma cura surpreendente! 


Conclusão

Falar desse assunto jamais pode ser tabu ou ser censurado. É mais que importante, é primordial e essencial. Muitas tragédias não podemos evitar, mas existem algumas que sim. Meu amigo jamais voltará, mas não me sinto culpado pois fiz minha parte. Se eu puder evitar certas coisas no futuro, que esse tipo de post possa fazer a diferença na vida das pessoas. J-J


Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. São temas importantes que devem ser abordados, os meus parabéns por este conteúdo tão bom e completo!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  2. Esses são assuntos importantes, que envolvem muitas pessoas, um excelente post que você trouxe pra nós abraços.

    ResponderExcluir
  3. MELHOR REMÉDIIO PARA DEPRESSÃO E ANSIEDADE?
    AMAR, CARO AMIGO!!!
    Em todos os meus 5 (cinco) blogues, me derreto todo em homenagem ao Dia dos namorados. 12 de junho é data mágica para quem sequer,valoriza e respeita sua amada,seus dias serão cada vez menos interessantes!!!
    Vem comigo, aos meus blogs, dizer que sua vida é muito interessante.
    Um abração carioca

    ResponderExcluir
  4. Muito bom artigo! De facto, as doenças psíquicas são muito complexas e não é facil lidar com elas, tanto para quem sofre delas, como para quem está ao seu lado que nem sempre sabe como ajudar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Importante esse post Emerson. Não dá para existir tabu quando se trata desses assuntos, você tem toda razão. Abraços

    ResponderExcluir
  6. As duas doenças tornaram-se muito comuns, infelizmente. E têm uma tal identificação com o tempo atual, que já são consideradas "O males do século".
    Acho que elas têm que ser entedidas, debatidas e tratadas. Que bom que você resolveu trazer o assunto a este post.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Post super necessário. Afinal falar sobre depressão e ansiedade ajudam muitas pessoas que vivenciam isso diariamente a reconhecer os sintomas e buscar ajuda.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  8. Sempre um tema actual. Sofro de ansiedade e não sei até que ponto não estou em pré depressão e não é fácil.

    Bom dia

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design