terça-feira, 19 de maio de 2015

Filmes sobre loucura e outros transtornos mentais




Ontem (18) foi o Dia da Luta Antimanicomial. Uma conquista, que prova que as pessoas com transtornos mentais também tem seu valor. Para comemorar essa data, trouxe 5 filmes com essa temática.




Uma mente brilhante (2001)

 

Quem disse que a esquizofrenia é sinônimo de burrice e inferioridade? Para Josh Nash a doença era sinônimo de uma mente brilhante, cheia de ideias, que deu a ele o Nobel de Matemática. Tenho o filme em DVD e já vi algumas vezes. É cativante.



Reflexos da amizade (2004)


A deficiência mental é retratada de uma forma espetacular por Robbim Williams nesse drama. Eu ri, me emocionei, me diverti com essa trama. Tem umas partes bem doces, outras bem picantes.



O preço de uma verdade (2003)



Esse filme vi nos tempos de faculdade de jornalismo com um objetivo: analisar a apuração jornalística. Contudo, quando o vi, percebi que o personagem principal tinha esquizofrenia. Ele criava histórias que o deram destaque e reconhecimento. Foi ótimo mergulhar na mente de Glass.



Colegas (2012)



Um filme doce e alegre, que apesar de algumas falhas de roteiro, trouxe com criatividade e profissionalismo, o mundo, o preconceito, a vida e os problemas de três amigos que possuem Síndrome de Down. Como qualquer outro tipo de pessoa, eles devem ser tratados com igualdade. Aqui na rua de casa tem uma menina com essa síndrome e acho fantástico a forma como ela lida com a vida. Chega a me emocionar.


O solista (2009)



Da lista de filmes, esse foi o único que ainda não assisti. Ele conta a história de um músico esquizofrênico, chamado Nathaniel Ayers, e traz grandes atores, como: Jamie Foxx e Robert Downey Jr. Já quero baixá-lo!



Existem vários outros filmes com essa temática: Cisne Negro, Psicose, Forrest Gump, Lição de Amor. Tem até um que esqueci o nome e não pude falar no post. Que outros filmes vocês lembraram nessa temática?!

Fico feliz pelo cinema retratar esse grupo de pessoas. Afinal, "de médico e louco, todo mundo tem um pouco". J-J


Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Uma mente brilhante é sensacional! Um muito bom é Para Sempre Alice :)

    Bjs, rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Ótima lista, já assisti alguns...
    http://blogumameninaquasemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já assisti Colegas e achei muito legal também, adorei o fato de que eles decidiram deixar o filme alegre e divertido ao invés de focar no transtorno mental. Cisne Negro é outro que eu adoro, acho demais essa oportunidade de mergulhar na mente da protagonista ^^
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colegas é bem fofura e emocionante. Cisne Negro me deu agonia de ver, mas é um excelente filme também.

      Excluir
  4. Eu nunca vi nenhum desses filmes, mas esse Uma Mente Brilhante, já ouvi muita gente falar dele, então sou louca a assistir já a um tempo. Vou procurar todos esses no Netflix pra ver.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design