segunda-feira, 11 de maio de 2015

Dom de reportagem: Marketing Digital- Diferencial, visibilidade e valor positivo



A propaganda é a base de um negócio. Com ela, um produto é conhecido, faz sucesso ou é fracassado. As empresas buscam inovação em suas vendas. O Marketing Digital é uma ferramenta a mais que deve fazer parte do ambiente empresarial. Ele é importante porque aumenta a fidelização de clientes, melhora a comunicação e produz seriedade, confiança e credibilidade. Várias marcas se deram bem nas redes sociais por meio de suas campanhas onlines e o modo como lidaram com seus públicos.

A social media Giovanna Bianchi dirige a empresa Bianchi Visione, onde atua na curadoria das redes sociais, criação de conteúdos, elaboração de sites, monitoramento e gerenciamento de crises para empresas. "Esse é o receio de algumas empresas quando o assunto é redes sociais, pois temem encarar o imprevisível e um dia querendo ou não, a crise há de vir. Para isso é necessário um bom plano de gerenciamento de crises eficaz, antes, durante e após o processo de conflito da empresa", diz.




Se por um lado, as empresas podem ser bem sucedidas nas redes sociais, elas também podem sofrer crises que interferem na sua reputação e identidade. Por isso, o uso do Marketing Digital serve tanto para alavancar uma empresa como para retirá-la de uma crise. A utilização correta dessa ferramenta é o grande desafio, uma vez que o poder da internet é grande, e muitas vezes há um desconhecimento total desse poder.

Diferencial do Marketing Digital
Um produto que está disponível de forma online traz maior comodidade ao cliente, uma vez que ele se sentirá mais a vontade em sua compra. Além disso, as lojas onlines funcionam 24h por dia, tanto para reclamações, como aquisições. "Percebi que algumas pessoas tem preguiça em entrar em lojas, possuem até uma certa curiosidade, mas só o fato de encarar o vendedor prestativo pressionando a venda, já inibe a vontade de conhecer um pouco mais sobre o que a loja tem a oferecer", explica Bianchi. 

A relação com os clientes através das redes sociais permite uma maior interação, além da fidelização dos clientes. "As empresas criam um perfil corporativo e todos os dias geram conteúdos interessantes porém, sem fugir do foco, a fim de conquistar seus clientes, atraindo cada dia mais curtidores em suas páginas. Quando alguém curte ou compartilha automaticamente os amigos visualizam a marca, se interessando e seguindo também o perfil da empresa", explica.





A repercussão das empresas é mais intensa na web. A facilidade de acesso a esse meio, permite que pessoas elogiem, ou critiquem um produto; façam marketing boca a boca ou realizem a destruição das empresas; permitindo que as empresas meçam a sua visibilidade e percebam como seus produtos estão sendo vistos. Com isso, a preocupação das empresas nas redes sociais torna-se dobrada.

Medir e mensurar a visibilidade das empresas nas redes sociais é essencial para as empresas que decidiram realizar Marketing Digital. "As redes sociais fornecem estatísticas de quantas vezes seu conteúdo foi visualizado, quantas pessoas visitaram sua página, classificação de idade e países enfim, fornece um raio x para as empresas", reitera a diretora da Bianchi Visione 


Gerenciamento de crises nas redes sociais




Muitas empresas são alvos de crises, críticas e reputações balançadas. Tem-se como prevenir e remediar alguns fracassos das empresas. Giovanna Bianchi dá 4 dicas de como gerenciar crises:

1- Monitore as redes
Muitas empresas cometem o erro de criar perfis corporativos em redes sociais e simplesmente abandona-las, Ao perceber algum consumidor insatisfeito é necessário agir rapidamente, reconhecendo o problema e se desculpando. 

2- Crie um grupo específico de apoio
Dependendo do tamanho da crise, é essencial ter uma equipe ciente do problema, separada somente para responder e auxiliar os clientes, com horários divididos.

3- Sempre elimine o problema de onde surgiu
Quando uma crise começa em uma determinada rede social, é necessário manter a conversa ali mesmo, jamais dissemine o assunto para as demais redes. Se possível ofereça ao cliente  um e-mail ou redirecione a outro canal de reclamação específico, como uma Web page com perguntas e respostas mediante a crise, para que a conversa fique mais privativa. 

4- Interrompa as ações de marketing quando necessário
Quando uma empresa está passando por uma crise, dependendo da gravidade é deselegante para a empresa enviar e-mail marketing ou propagandas promocionais aos clientes. A melhor forma é cessar por um período e após a tempestade, recuperar a imagem da marca e conquistar a confiança dos clientes.


Valor positivo de empresas nas redes sociais
Algumas empresas souberam como utilizar do Marketing Digital de forma positiva, conquistando seus clientes e chamando a atenção, como Dove, Comfort, Hellmann's, Dermacyd e Outback. Descubra o que elas fizeram!

Dove
Faz campanhas em mídias sociais sempre voltadas para o público feminino, como por exemplo os Selfies para aumentar a autoestima das mulheres.

Comfort
Faz campanhas promocionais sempre voltadas para as donas de casa. A empresa fez um hotsite onde se encontram informações úteis como dicas para o lar, lazer, conscientização ambiental e um link para se cadastrar e receber um amostra grátis do produto. Após o consumidor testá-lo e conhecer um pouco mais sobre a Comfort, o mesmo envia uma mensagem-resposta sobre o que achou, contando sua experiência com a marca. 



Hellmann's
Resolveram apostar em dois de seus produtos mais famosos, o Ketchup e a Maionese. A grande estratégia foi mostrar do que são feitos. Com isso, trouxeram a mensagem de que os produtos Hellmann’s não servem somente para hambúrgueres, mas também para molhos, carnes e outras receitas do dia a dia, onde lhe rendeu uma boa audiência nas mídias sociais.







Dermacyd
Lançou uma campanha pela saúde íntima da mulher, trazendo a conscientização e a importância da higiene íntima adequada. A Dermacyd começou essa campanha com um Buzz e contou com as celebridades como Fernanda Paes Leme, Fernanda Souza, Ana Maria Braga, Ticiane Pinheiro, Luciana Gimenez e Monica Apor . Elas escreveram em suas redes sociais a hashtag #DurmoSemCalcinha. A campanha repercutiu, se espalhando rapidamente e causando curiosidade entre os internautas. 




Outback
Em 2012 resolveu investir pesado em marketing digital nas principais redes como Facebook , Twitter, Foursquare e Instagram conquistando mais de 400 mil seguidores.




Visibilidade das empresas
As empresas recorrem as mais diversas plataformas de redes sociais para atingir os públicos de maneiras diferentes. Facebook, Google+, Twitter, Linkedin, Pinterest, Instagram, são alguns dos que podem ser utilizados, cada um com sua função. "As empresas recorrem a quase todas as plataformas, para marcar sua presença online e aproveitar todas os benefícios que as redes sociais tem a oferecer. Meu conselho é, marque presença online de sua empresa em todas as redes sociais possíveis, porém, só aquelas que você sabe que dará conta para gerencia-las todos os dias", explica Giovanna. J-J


Por: Emerson Garcia

12 comentários :

  1. É um mercado que muda numa velocidade impressionante - e esse é um dos motivos de tanta gente ter medo ou não conseguir se inserir positivamente no mundo digital.

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    1. Exatamente, Camila. Ou você evolui e avança ou fica em um patamar obsoleto.

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  2. Hello from Spain: Digital Marketing is essential for the success of a business or product. The visibility of the products and projects are advertised through Digital Marketing. Companies have to jump into the digital world.We keep in touch

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  3. Estou no último ano do curso de Publicidade e Propaganda e já fiz estágio em uma agência de Marketing Digital. Foi uma experiência incrível e me fez crescer muito. Essa área é muito importante para a propaganda e vem crescendo cada vez mais. As marcas investem muito em redes sociais. Adorei seu post!
    bj

    www.revistadarafa.com.br

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  4. Hoje em dia as redes sociais têm de ser a base das marcas.

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    1. Você tem razão. As marcas precisam avisar esse novo nicho comercial, já que a Internet tem crescido, bem como as plataformas digitais.

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  5. Post mega útil. ;-) Realmente, tem que ter cuidado, porque ao mesmo tempo que ajuda um pé fora da linha, pode atrapalhar. Mas nada como uma equipe para salvar. E ela falou tudo, quando disse para usar todas as redes sociais possíveis, mas às vezes é melhor só usar uma, do que ter um monte e não dar conta. Enfim, gosto muito dessa parte de marketing digital, mas gosto mesmo é de criar conteúdo, sabe? A parte mais técnica, acho complicadinha!

    Beijos,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

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    1. Amo criar conteúdo também. Acho que jornalista tem esse dom. Valeu pelo comentário!

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  6. Ainda mais por estar estudando isso, até porque posso trabalhar com isso futuramente, porque já estagiei ano passado sendo analista de marketing digital e eu acho que as redes sociais estão cada vez mais tomando conta da mídia em geral. Podemos até perceber que alguns comerciais na TV indicam páginas no Facebook ou sites pra gente entrar, ou seja, já existe uma ligação entre esse mundo digital + rede televisiva. Adorei o post!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

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    1. Exato. Essa convergência digital vale a pena ser vista com mais cuidado. Obrigado pelo elogio!

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Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

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