quinta-feira, 23 de maio de 2024

Entre frames #70 #EspecialFK&C #10: Proof of your love


Esse é o post que encerra o #EspecialFK&C aqui no blog! Proof of your love teve seu vídeo lançado no dia 14 de setembro de 2012, contando com 34.060.881 visualizações e 231 mil curtidas.

A música e o clipe são baseados na passagem de 1 Coríntios 13 que fala sobre o amor, esse sentimento sublime, único, inenarrável, banalizado nos dias atuais. O clipe se passa numa prisão e é cheio de referências e analogias. Com clima de ficção científica, ele possui um ar sombrio e trata do assunto do amor, assim como da empatia vs. falta de empatia. Os irmãos Smallbone atuam no clipe, para contar a história. A mensagem do amor, mais do que ser falada, precisa ser atuada. Nesse sentido, há discursos, diálogos e atitudes sobre o amor, o que resulta num videoclipe cheio de mensagens e análises. Assista-o!


 #EspecialFK&C


Vamos às minhas considerações sobre o vídeo agora!


Estética

No primeiro momento, o clipe apresenta cores escuras e negras, por se passar num ambiente mórbido, de prisão. É um ambiente escuro, que combina com a vibe. Já quase nos minutos finais, o clipe ganha uma nova paleta de cor, mais solar, alegre, até porque eles saem da prisão e vão para um ambiente aberto.


Mórbido


O vídeo começa meio mórbido, com as pessoas marchando e sendo filmadas por câmeras (0:00 - 0:14). Elas parecem ser prisioneiras e dominadas por uma força maior. Entre 0:23 e 0:33 as pessoas estão enfileiradas e cabisbaixas, como se estivessem sendo controladas por alguém. É então que Luke canta o seguinte trecho: "Se eu cantar, mas não tiver amor Eu perco minha respiração com cada música". Ele é espancado por um soldado que o joga no chão, com bastante raiva (0:33 - 0:40). 


A força do amor


No trecho: "Se eu falar com uma língua de prata Convencer uma multidão, mas não tiver amor" um garotinho desmaia no chão por ter colocado "a boca no trombone" (0:41 - 0:45). Parece que no local não é possível emitir opinião e falar, por isso o menino foi punido. Joel vê o garoto e o socorre, afinal atitudes de amor valem mais do que palavras (0:46 - 0:50). Não bastava ele dizer uma palavra de ânimo ou amor. Ele teria que agir. Observação sobre o olho do cantor, que está negro e escuro, como se tivesse algum efeito.

A seguir, mostra o garoto ferido, ele precisa de ajuda (0:50 - 0:53). No trecho "Então, deixe meu amor ser a prova, a prova do Seu amor" ele emite sua voz, cantando, e acontece um estrondo no ambiente, até que ele desfalece. Entre 0:54 e 0:58 o olho de Luke deixa de ser preto, artificial, e começa a ficar normal, natural. É como se ele estivesse cego para as questões contemporâneas e, depois de experiências, ter seus olhos (viseiras) abertos.    


Infrigir leis


Os soldados carregam Luke, como se ele tivesse infrigido alguma regra do local (1:00 - 1:17), até que os prisioneiros passam por novos maltratos, sendo violentados e torturados (1:18 - 1:29). Entre 1:30 e 1:49 Joel e Luke vão para a solitária (1:30 - 1:49). 


O poder da voz de Joel causa um estrondo na solitária, que acaba derrubando o soldado (2:01 - 2:05). O olho preto do soldado torna-se natural (2:05 - 2:07), e ele tira Joel da solitária e o leva para a sala de controle, permitindo que ele diga uma mensagem para todos os detentos e soldados (2:07 - 2:18). 



Mensagem arrebatadora


Joel se senta na cadeira. Ele veste um capacete e uma máscara ao redor da boca e se prepara para dizer uma mensagem impactante para todos os residentes daquele local (2:19). Joel, então, tira a máscara e o soldado dá sinal de positivo para ele dizer a mensagem (2:23 - 2:26). Ele diz a mensagem e impacta todos os prisioneiros e soldados. Os prisioneiros tiram os fones de ouvido para ouvirem melhor, a medida que ouvem, vão sendo libertos, até que se direcionam para a saída da prisão. Um velhinho liberta Luke da prisão e eles se direcionam para a liberdade (2:27 - 3:05).  


Rebelião


Os soldados vão até a sala de controle, invadem e torturam Luke por ter dito a mensagem. No decorrer do trecho há rebeliões e tentativas de fuga (3:05 - 3:17). Joel está numa plataforma e um soldado o empurra, com o objetivo de destruí-lo. Na verdade, ele queria destruir o amor. Ele acaba caindo no chão, por meio de um recurso de slowmotion (3:18 - 3:27). 

O cantor está no chão e as pessoas se aproximam dele, como se ele tivesse morrido e tudo acabado. Há um recurso de fade out e tela preta (3:27 - 3:29), até que ele acorda, afinal o amor sempre permanece, e uma nova rebelião se inicia (3:29 - 3:31). 


Fresta de luz e luz


Entre 3:38 e 3:50 uma fresta de luz invade o ambiente, o que acaba chamando a atenção de todos. Essa luz significa uma nova liberdade e perspectiva de vida. Nos frames de 3:53 a 4:04, todos se direcionam para a luz.

Há uma estrutura de madeira que veda o local e não permite que entre luz, só que essa estrutura cede, a luz irradia o ambiente e eles saem de lá. Se direcionam para uma nova vida, de liberdade, paz e amor. O menino que estava desfalecido outrora, ressuscita e caminha em novidade de vida (4:04 - 4:28). 


No final, as pessoas saem do cativeiro e encontram a luz. Há uma paleta solar e clara, tirando a percepção de morbidez do clipe. Entre 4:28 e 4:38 são os créditos finais do vídeo.  



Letra

A música é uma paráfrase lírica de 1 Coríntios 13, que é uma passagem que fala sobre o amor. Os autores da canção queriam escrever algo que cutucasse e encorajasse as pessoas, ao mesmo tempo que gerasse nelas um desafio. Quando leram a passagem, perceberam algo de significativo que queriam colocar na ponta da caneta no papel. A mensagem é forte, poderosa e com muitas verdades da palavra de Deus. Ela foi escrita por Ben Glover, Jonathan Lee, Joel Smallbone, Luke Smallbone e Fred Williams. 

Confira alguns trechos da música e meus comentários agora:

"If I sing but don't have love

I waste my breath with every song

I bring an empty voice, a hollow noise

If I speak with a silver tongue

Convince a crowd but don't have love

I leave a bitter taste with every word I say"

(Se eu cantar, mas não ter amor

Eu perco minha respiração com cada canção

eu trago uma voz vazia, um barulho oco

Se eu falar com uma língua de prata

convencer uma multidão, mas não ter amor

eu deixo um gosto amargo com cada palavra que digo)

O amor precisa ser a essência da vida, em todos os sentidos. É ele quem movimenta tudo. A pessoa sem amor, não é absolutamente nada.


"So let my life be the proof,

The proof of your love

Let my love look like you and what you're made of

How you lived, how you died

Love is sacrifice

So let my life be the proof,

The proof of your love"

(Então deixe minha vida ser a prova

A prova de seu amor

Deixe meu amor parecido com você e o que você é feito

Como você viveu, como você morreu. Amor

é sacrifício

Então deixe minha vida ser a prova

A prova de seu amor)

Aqui é uma petição de alguém que quer ter em sua vida o amor, e o amor de Jesus Cristo. Quem pede isso, é feliz e bem sucedido. 


"If I give

To a needy soul but don't have love then who is poor?

It seems all the poverty is found in me"

(Se eu dou

Para uma alma necessitada, mas não tenho amor, então quem é pobre?

Parece toda a pobreza é encontrado em mim)

O próprio Tiago diz que a fé sem obras é morta. Por isso, temos que fazer as obras com amor, não somente por fazer.


"When it's all said and done

When we sing our final song

Only love remains

Only love remains"

(Quando está tudo dito e feito

Quando cantamos nossa canção final

Só o amor permanece

Só o amor permanece)

O apóstolo Paulo no capítulo de 1 Coríntios 13 fala que a fé, o amor e a esperança permanecem até o final e o mais importante e forte deles é o amor.


Música

The proof of your love foi o segundo single da dupla cristã de rock alternativo. Ele foi lançado em 28 de fevereiro de 2012, e com um remix de monólogo lançado em 12 de junho de 2012. Este último tem Joel recitando os primeiros sete versos de 1 Coríntios 13, como ponte em vez do riff de guitarra na versão do álbum. Na época de lançamento, a música alcançou a posição 8 na Billboard por 25 semanas.


E assim concluímos o #EspecialFK&C! Espero que tenha gostado. J-J

















Por: Emerson Garcia

3 comentários :

  1. Acho bem interessante esse quadro no seu blog em que analisa os vídeos.
    Um abraço
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Top. Espetacular .Temos que ver com atenção para entendermos .Obrigadooooooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Um clip incrível parece cena de filme gostei muito abraços Emerson.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design