A campanha Maio Laranja e o Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes são temas caros e é cada vez mais importante abordá-los. No post de hoje, apresento 7 ações sobre o Maio Laranja e como executar cada uma delas.
Palestras
Quando especialistas discorrem sobre temas como desse mês é enriquecedor e informativo, porque gera conscientização além de trazer luz sobre o tema tão urgente e necessário. Palestras, ainda, ajudam no engajamento de todo um grupo de pessoas.
Cor laranja em alta
Nada melhor do que aderir uma campanha utilizando a sua cor representativa. Você pode decorar empresas, ambientes e escolas com a cor laranja que representa o Maio Laranja. É uma atitude simples, porém prática e eficaz. Nada como deixar a campanha viva, com objetos, cores, trabalhos manuais e ilustrações.
Gere informações
Essa é uma excelente ação para a campanha. Trazer informações técnicas de como identificar possíveis sinais de abuso sofridos pela criança, seja na sua forma de se expressar, marcas no corpo, etc, é fundamental.
Você também pode fornecer informações adequadas a crianças sobre seu próprio corpo e os limites saudáveis em relação a ele. Esse trabalho pode ser passado pelas famílias, escolas, ONGs e por outros profissionais. Nada melhor, também, que fornecer materiais adequados para informar as crianças e adultos da forma mais assertiva.
Canais de denúncia
Outra ação bem eficaz. Você pode divulgar os canais de denúncia para as crianças. É primordial que elas saibam onde buscar ajuda para si e seus amigos na linguagem delas, ou seja, lúdica e de fácil entendimento.
Conhecimento
Os adultos que possuem contato com as crianças devem estar atentos a sinais que possam indicar algum tipo de abuso. É fato que o abuso sexual e a exploração infantil deixam marcas psicológicas, comportamentais e no corpo. Por isso, alguns sinais precisam ser investigados.
Canais de atendimento
É preciso saber onde denunciar, caso o abuso ou assédio ocorra. O Disque 100 é um bom canal de atendimento, criado para denúncias desses crimes e funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados, recebendo denúncias anônimas. Confira outros canais de ajuda a seguir:
Disque 100
Mensagem pelo Whatsapp no número (61) 99656-5008
E-mail pelo endereço: disquedireitoshumanos@sdh.gov.br
Site: www.disque100.gov.br
Disque 180
Não incentive ou facilite a exploração sexual
Por último, mas não menos importante: jamais incentive ou facilite a exploração sexual. Todos somos responsáveis pela proteção de crianças e adolescentes, inclusive pessoas jurídicas. Por isso, jamais compre ou distribua qualquer material audio/visual ou acesse os mesmos, isso é crime. Essa atitude é de grande valia.
Muitas outras ações podem ser colocadas em prática durante esse mês, basta ter força de vontade! Até amanhã! J-J
Por: Emerson Garcia
Excelente e importante campanha.
ResponderExcluirNão sabia que o laranja estava associado a esta campanha tão especial 🧡
ResponderExcluirÉ uma Campanha 100 por cento
ResponderExcluirválida e necessária.
Independente de ser a cor da
campanha, meus filhos trabalham
na area circense e a cor oficial
da empresa deles é o laranja.
Obrigada por esta brilhante matéria.
Bjins
CatiahoAlc.
Excelente campanha
ResponderExcluir