No post de hoje apresento 5 projetos audiovisuais para combater o abuso sexual infantil. São músicas, filmes e minidocs que propõem trajetórias sensíveis e educativas para enfrentar casos de abuso sexual na infância. Confira!
1- Carinho não pode ser segredo
É o título de uma música da artista Elisa Gatti, mais conhecida nas redes sociais como "Mãe musical". A letra fala que "toda criança tem que aprender que o seu corpinho é muito precioso", mas que com "algumas partes a gente tem que ser ainda mais atento e mais cuidadoso".
Elisa toca em temas com o intuito de construir um mundo mais acolhedor para os pequeninos. Seu objetivo é o de expandir o projeto com outros influenciadores do universo da parentalidade, dando visibilidade ao tema e transformando a sociedade.
No Youtube a música ganhou videoclipe com a participação de um coral de 60 crianças da ONG Nação Valquírias, que acolhe e orienta meninas e mulheres em vulnerabilidade social. Além disso, um minidocumentário apresenta o depoimento de mulheres vítimas de abuso na infância e que explicam a importância de conscientizar não só as crianças, mas também adultos.
Por fim, a canção se transformou em um livro infantil, lido por crianças, educadores e famílias. Publicado pela editora Tudo!, a obra tem ilustrações de Rita Silva e prefácio assinado por Luciana Temer, diretora do Instituto Liberta.
2- Infâncias despedaçadas
É um canal do Youtube criado pela artista plástica Elisa Bracher com o objetivo de explicar as complexidades de casos de abuso sexual infantil. O canal fala sobre como cuidar das vítimas e dar voz a mulheres, acolhendo crianças e combatendo esse tipo de crime. Ele possui entrevistas com educadoras, professores e profissionais da saúde e assistência social. A artista fala mais: “É uma espécie de manual de sobrevivência, pois reúne e divulga estratégias e métodos que profissionais e sobreviventes desenvolveram com o tempo”.
3- Apesar de
É um documentário que aborda a trajetória de Georgia, uma jovem escritora e artista circense que sofreu violência sexual na infância, dentro de casa. Embora o trauma tenha afetado sua infância, ela reuniu forças na arte para seguir em frente.
O vídeo ainda possui depoimentos de especialistas da proteção dos direitos das crianças e de saúde mental. O assunto precisa ser tratado nos lares, nas escolas e em toda a comunidade.
4- Um crime entre nós
É um documentário voltado ao contexto das violências cometidas dentro de casa. Com lançamento em 2020, a proposta é abrir a discussão para aquilo que ainda assim é considerado tabu na sociedade. O vídeo tem depoimentos de famosos, vítimas, educadores e piscólogos sobre o tema, passeando por mundos reais e virtuais.
5- Campanha Defenda-se
Ela promove a autodefesa de crianças contra a violência sexual por meio de uma série de vídeos educativos com linguagem acessível, amigável e preventiva, apropriados para meninas e meninos entre 4 e 12 anos de idade.
As histórias apresentam situações cotidianas em que as crianças tem condições reais de agir preventivamente para sua autodefesa, especialmente pelo reconhecimento dos seus direitos sexuais e de estratégias que dificultam a ação dos agressores.
Esses foram os projetos. E você, conhece mais algum interessante e criativo sobre o Maio Laranja? J-J
Por: Emerson Garcia
Não tinha visto sobre ainda, que bacana os projetos.
ResponderExcluirBoa semana pra você!!
https://www.pamlepletier.com/
Boa tarde e um excelente quarta-feira. Finalmente o outono começou no Rio de Janeiro. Parabéns pelo seu maravilhoso trabalho de digitação.
ResponderExcluirQue projetos incríveis, merecem demais uma super divulgação
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Não conhecia esses projetos! Todos bem importantes e que realmente parecem fazer a diferença! Obrigada por compartilhar com a gente, viu? ♥
ResponderExcluirBeijos, Carol
www.pequenajornalista.com
Divulgação destes projetos é uma necessidade em TODOS lugares
ResponderExcluir