Uma noite marcante, cheia de amor, romance, excelentes apresentações musicais e ensinamentos. É dessa forma que classifico o Recital de Schumann e Aves Marias que aconteceu no dia 23 de abril de 2024 no Centro de Artes da Vila Telebrasília. O evento contou com as apresentações, brilhantismo e talentos da maestrina e soprano Cláudia Costa e dos pianistas Paulo Vieira e Ilke Takada.
O evento começou pontualmente às 7 horas da noite e 30 minutos, com as considerações da coordenadora de projetos do Centro de Artes, Lídia, e da organizadora do Projeto Chá Musical, Marilza Luciano. Logo após, ela passou a palavra para Ilke Takada que trouxe alguns dos benefícios da música para a saúde. Com muita propriedade e objetividade, ela falou sobre vários benefícios, explicando-os para a plateia presente. A ideia foi mostrar como a música pode ser benéfica em nossas vidas.
Logo após, a maestrina e soprano Cláudia Costa e o pianista Paulo Vieira fizeram uso do palco. Era a hora do show daquele noite ser iniciado. A dupla imbatível trouxe um recital apaixonante de um casal enamorado, escrito por Schumann. Dividido em 8 partes - sendo que a última não foi escrita por Schumann - ele trata da história de um casal desde o momento em que se enamoram, se apaixonam, até o período em que um deles parte. Antes de iniciar o show, Cláudia explicou o recital e disse a plateia que ela poderia aplaudir entre uma música e outra, embora o número tenha sido pensado como uma única parte.
E que espetáculo foram essas apresentações! Cláudia não apenas cantava, como encenava e encantava a todos os presentes, ao passo que o pianista Paulo imprimia nas teclas toda emoção que as músicas exigiam. As músicas produziam um misto de emoções como amor, alegria, enamoramento, emoção, paixão e vibração.
Você se envolve com a história, mesmo que ela seja cantada em alemão e você pode não entender nem uma única palavra. Ao final de todas as músicas, a plateia aplaudiu os músicos com toda a força e vigor, por merecimento e reconhecimento a tudo aquilo que estava sendo apresentado.
Foi, então, que a noite foi para o seu segundo ato, com o recital de Aves Marias, apresentado pela maestrina e soprano Cláudia Costa e a pianista Ilke Takada. Foram selecionadas 4 Aves Marias com vibes, sons e perspectivas diferenciadas. Todas as Aves Marias, sem exceção, emocionaram, trouxeram dramacidade e envolveram a plateia presente. Você não precisa ser religioso para se emocionar com os números.
É interessante perceber como cada autor fez uma releitura da Maria, mãe de Jesus Cristo. Foram apresentadas versões alemãs e, até mesmo, latinoamericana. O final desses números, só poderia ser positivo e ter arrancado palmas sinceras de todo o público presente.
A noite foi finalizada com os agradecimentos da coordenadora de projetos do Centro de Artes, Lídia, que falou da importância de trazer música, pelo menos de 15 em 15 dias ao local. Também falaram a diretora do Centro de Artes, Gildred Nascimento; o diretor de cultura da Vila, Alex Barros; e a conselheira tutelar da Asa Sul, Aline Karine.
O público foi bem participativo e a presença de pessoas de grande valor ao Centro de Artes e a Vila Telebrasília fizeram toda a diferença. Realmente o trio que apresentou é um trio parada dura, maravilhoso. O evento também contou com a presença da assessora do projeto do Chá Musical Letícia Gomes, e sua filha, Laila, secretária do projeto e que ajuda muito. O evento também contou com minha presença, Emerson Garcia, como jornalista, fotógrafo e videomaker.
Por ser Chá Musical, é claro que não poderia faltar o tradicional chá com, de quebra, um pãozinho de queijo. A coordenadora do projeto, Marilza Luciano, foi a responsável por fazer deliciosos chá de maçã e, até mesmo, de abacaxi. O chá e o pão de queijo foram servidos após o recital, regado com muita conversa, diálogo e confraternização.
O projeto Chá Musical veio pra ficar no Centro de Artes da Vila Telebrasília! Um evento tem se superado ao outro! J-J
Por: Emerson Garcia
Que projeto maravilhoso, fico muito feliz em saber que essas pessoas estão se esforçando para levar a música clássica ao povo. Ainda hei de assistir a uma das apresentações nesse centro.
ResponderExcluirBeijão e bom fim de semana
Música é vida!! Faz bem à alma e ao cérebro, mexe com todas nossas células! Belo programa.
ResponderExcluirA música é universal mesmo que nós não a percebamos, mas sentimo-la!
ResponderExcluir