quinta-feira, 9 de maio de 2024

Entre frames #69 #EspecialFK&C #9: Without you


No penúltimo Entre frames #EspecialFK&C analiso o clipe Without you. Lançado há 9 anos, no dia 17 de setembro de 2014, possui 13 milhões de visualizações e 117 mil curtidas. Estrelam o clipe Luke Smallbone e sua esposa, Courtney. 

Essa foi a música mais honesta e difícil que Luke já escreveu, pois ele estava doente e sua esposa achou que ia perdê-lo. O clipe é dividido em uma parte de depoimento (0:00 - 0:43) e outra de encenação (0:43 - 4:57). Em seu depoimento, Luke estava bem emocionado. Ele fez essa música quando passou pelo vale da sombra da morte, uma experiência negra e tenebrosa em sua vida. 

 #EspecialFK&C



O clipe é bem intimista, mostrando imagens em preto e branco da luta de Luke contra a doença. É um vídeo bem pessoal, que conta o dia a dia do cantor e sua passagem pela beira da morte. Desse modo, mostra a rotina de Luke no hospital e em casa, com sua esposa e filho. A letra e o clipe falam de dor, doença, luto e possíveis perdas. É um vídeo emocionante, que fala de amor, possibilidade de perda, família e cuidado. Whitout you possui três paletas de cores (momentos) e conta com imagens do cotidiano, lembranças e flashbacks. Assista a produção agora. 


Vamos as minhas considerações agora!


Paletas

O clipe possui três paletas diferentes: em preta e branca; colorida desbotada; e colorida solar. Cada uma delas, possui um significado diferente. A preta e branca serve para representar os momentos difíceis da vida do cantor, períodos frios, melancólicos e tristes; a colorida desbotada, que mostra o momento complicado e difícil de uma possível perda, mas com fagulhas de esperança; e a colorida solar, representa o momento feliz e alegre, quando Luke não se encontra mais com a doença. Essa transição de paletas serve para delimitar a mudança de atmosfera do clipe, já que ele deixa de ser sombrio e chuvoso, e vai ganhando, cada vez mais, cor e alegria. 


Momento difícil


No início do clipe, é exibido como Luke ficou em sua aparência ao adquirir a doença: apático, triste e sem vida. Há um efeito de fade out e a transição para cenas do dia a dia de Luke (0:43 - 0:46). Ele, então, surge cantando um trecho da canção (0:47 - 0:48), até que no reflexo da imagem, sua esposa e seu filho brincam no jardim da casa, enquanto ele toma remédios (0:48 - 0:55). Na parte em que Luke toma o remédio, ele canta o seguinte trecho: "Oh Deus me dê apenas força suficiente para passar" (1:02 - 1:13). 

A seguir, há um fade out e corta para outra cena: a de Luke em sua cama, refletindo sobre sua vida e o momento difícil pelo qual está passando. Ele está com insônia e vê a chuva cair lá fora (1:13 - 1:22). Há vários closes: de Luke, na janela e na chuva (1:28 - 1:30).


Sem a sua companhia e dor


Há uma passagem de uma cena para outra e o clipe ganha cor, como se ainda existisse uma fagulha de esperança e luz no fim do túnel. Luke está sentado no chão, perto da parede (1:31 - 1:33). A câmera passa e mostra a esposa de Luke, sentada do outro lado. Ela é a verdadeira companheira do cantor (1:37 - 1:41). Courtney canta um trecho da música e demonstra dor com a ideia de perder Luke (1:42 - 1:55). A seguir, eles cantam um trecho em conjunto, que diz o seguinte: "Então vamos dançar um pouco, Rir um pouco E esperar um pouco mais Porque eu não quero viver sem você Sem você" (1:55 - 2:11). 

A dor da perda, é somada a dor da doença no corpo. Entre 2:11 e 2:28 há mais cenas de Luke sendo cuidado no hospital. Ele descreve sua dor com a expressão "cortes e picadas" que teve em seu corpo, enquanto passam imagens de agulhas e bolsas de soro. 


Então, ele agradece pela vida e por estar vivo ainda, por poder ficar de joelhos e orar. Apesar do momento de luta e dor, ele ainda tinha fôlego de interceder e orar por sua vida, e isso é magnífico. 


Perplexidade


Há um novo fade in e a exibição de imagens de Luke se recuperando e com sua família. Ele não quer viver sem sua esposa, filho, sem sua família. São imagens melancólicas e emotivas, como a de Luke segurando o brinquedo do filho, em preto e branco (2:43 - 2:56). É possível ver a face de Luke, perplexo, com a possibilidade de viver longe de sua família e esposa (3:12 - 3:15).

Em frames seguintes, surge o filhe de Luke no balanço e o recurso de slowmotion (3:15 - 3:16). 


Agarre-se


Em momentos difíceis, Luke agarra-se ao que ele tem mais de precioso: sua esposa e filho, além de manter sua esperança firmada em Deus e Jesus Cristo. No trecho "Eu ouvi uma voz do outro lado cantando: Agarre-se, o amor suporta", surge Luke e Courtney pareados na parede e cantando, alternadamente, a música, como se pudessem se agarrar um ao outro, mesmo com a parede os separando (3:20 - 3:45). Há uma "explosão de luzes" e a exibição do vídeo de casamento de Luke e Cortney.


O casal agarrou-se mesmo um ao outro e na premissa de "na saúde, na doença e na alegria, na tristeza". Eles estavam juntos e unidos à esse amor e esperança. É por isso que eles recordam os momentos de alegria e saúde, com o casamento, como se estivessem agarrados a isso. 


O casal permanecia junto, embora com as dificuldades e a doença. Luke e Courtney vê a chuva pela janela (4:10 - 4:17). Após isso, dão as mãos por entre a parede da casa, como se fosse um o porto seguro do outro, até que Courtney chora emocionada (4:20 - 4:21). 


A tempestade passa


Entre 4:21 e 4:57 há uma nova paleta com cores mais vivas e alegres e um novo trecho com a família feliz e alegre, além de mostrar a cura total de Luke. A esperança e a cura foram reacendidas! São imagens bem bonitas e emocionantes do casal e com seu filho.

O finalzinho do clipe conta com o tempo de qualidade de Luke, Courtney e seu filhinho, até que é concluído com a imagem de Luke, sentado na parede, aliviado. 




Letra


A letra é bem emocionante e real. Confira alguns trechos:

"What do you do when you don't get better

Strong arms get to get to weak to hold her

Oh God give me enough just strength to make it through

Sleepless this madness is walking me out

To the ledge and stands there beside me

Shriving out on the edge

Oh God all I all I ask is a little relief

Just a moment of peace"
(O que você faz quando você não fica melhor
Os braços fortes ficam fracos para segurá-la
Oh Deus, me dê força suficiente para passar por isso
Sem dormir, essa loucura está me levando para a borda e fica ali ao meu lado
Encolhida na borda
Oh Deus, tudo o que eu peço é um pouco de alívio
Apenas um momento de paz)

A descrição do momento difícil produz tristeza e sintomas psicossomáticos para a pessoa. Ela perde a força, vigor, alegria e fica com insônia. Por isso, é necessário pedir força divina para prosseguir. É um estado tão forte, que a pessoa só quer um alívio da dor e sofrimento.


"I don't want to live without you

I'm not ready to live without you

So let's dance a little

Laugh a little

Hope a little more

Cause I don't want to live without you, without you"

((Eu não quero viver sem você

Eu não estou pronto para viver sem você

Então, vamos dançar um pouco

rir um pouco

Espero um pouco mais

Porque eu não quero viver sem você, sem você))

Esse é o sentimento de alguém que passa por lutas e dificuldades. Ela não quer perder a companhia de pessoas amigas e queridas em sua vida. A perda dói, e dói muito.


"This thorn in my side

Though it cuts and stings me

As opens these eyes

I never seen so clearly

And oh God I thank you

Cause you bring me to my knees

Back on my knees"

(Este espinho no meu lado
Embora ele corta e me atormenta
Ele me abre os olhos
Eu nunca tinha visto tão claramente
E oh Deus, eu te agradeço
Porque você me pôs de joelhos
De volta aos meus joelhos)

Um pouco da descrição da dor de Luke: agulhas que picam e cortes. Apesar da luta, Luke agradece por poder estar de joelhos e interceder por sua vida. Isso é motivo de gratidão a Deus!


Música



Música melodiosa e ideal para ser tocada na rádio. Esse foi o Entre Frames de hoje! Até o próximo. J-J













Por: Emerson Garcia

5 comentários :

  1. Bom dia, Emerson
    Que clipe emocionante, lindo demais, obrigada por compartilhar. Diante das adversidades da vida a fé em Deus renova a esperança e nos faz andar em pastos verdejantes, a oração e a comunhão com o Senhor transforma o nosso ser, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, uma excelente quinta-feira, com muita paz e saúde. Obrigado pela dica, meu querido amigo Emerson.

    ResponderExcluir
  3. Ficou ótimo, não lembrava dessa música e ela é muito boa.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  4. É um clipe que emociona lidar com uma doença não é fácil abraços Emerson.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design