No penúltimo Entre frames #EspecialFK&C analiso o clipe Without you. Lançado há 9 anos, no dia 17 de setembro de 2014, possui 13 milhões de visualizações e 117 mil curtidas. Estrelam o clipe Luke Smallbone e sua esposa, Courtney.
Essa foi a música mais honesta e difícil que Luke já escreveu, pois ele estava doente e sua esposa achou que ia perdê-lo. O clipe é dividido em uma parte de depoimento (0:00 - 0:43) e outra de encenação (0:43 - 4:57). Em seu depoimento, Luke estava bem emocionado. Ele fez essa música quando passou pelo vale da sombra da morte, uma experiência negra e tenebrosa em sua vida.
#EspecialFK&C
Vamos as minhas considerações agora!
Paletas
O clipe possui três paletas diferentes: em preta e branca; colorida desbotada; e colorida solar. Cada uma delas, possui um significado diferente. A preta e branca serve para representar os momentos difíceis da vida do cantor, períodos frios, melancólicos e tristes; a colorida desbotada, que mostra o momento complicado e difícil de uma possível perda, mas com fagulhas de esperança; e a colorida solar, representa o momento feliz e alegre, quando Luke não se encontra mais com a doença. Essa transição de paletas serve para delimitar a mudança de atmosfera do clipe, já que ele deixa de ser sombrio e chuvoso, e vai ganhando, cada vez mais, cor e alegria.
Momento difícil
No início do clipe, é exibido como Luke ficou em sua aparência ao adquirir a doença: apático, triste e sem vida. Há um efeito de fade out e a transição para cenas do dia a dia de Luke (0:43 - 0:46). Ele, então, surge cantando um trecho da canção (0:47 - 0:48), até que no reflexo da imagem, sua esposa e seu filho brincam no jardim da casa, enquanto ele toma remédios (0:48 - 0:55). Na parte em que Luke toma o remédio, ele canta o seguinte trecho: "Oh Deus me dê apenas força suficiente para passar" (1:02 - 1:13).
A seguir, há um fade out e corta para outra cena: a de Luke em sua cama, refletindo sobre sua vida e o momento difícil pelo qual está passando. Ele está com insônia e vê a chuva cair lá fora (1:13 - 1:22). Há vários closes: de Luke, na janela e na chuva (1:28 - 1:30).
Sem a sua companhia e dor
Há uma passagem de uma cena para outra e o clipe ganha cor, como se ainda existisse uma fagulha de esperança e luz no fim do túnel. Luke está sentado no chão, perto da parede (1:31 - 1:33). A câmera passa e mostra a esposa de Luke, sentada do outro lado. Ela é a verdadeira companheira do cantor (1:37 - 1:41). Courtney canta um trecho da música e demonstra dor com a ideia de perder Luke (1:42 - 1:55). A seguir, eles cantam um trecho em conjunto, que diz o seguinte: "Então vamos dançar um pouco, Rir um pouco E esperar um pouco mais Porque eu não quero viver sem você Sem você" (1:55 - 2:11).
A dor da perda, é somada a dor da doença no corpo. Entre 2:11 e 2:28 há mais cenas de Luke sendo cuidado no hospital. Ele descreve sua dor com a expressão "cortes e picadas" que teve em seu corpo, enquanto passam imagens de agulhas e bolsas de soro.
Então, ele agradece pela vida e por estar vivo ainda, por poder ficar de joelhos e orar. Apesar do momento de luta e dor, ele ainda tinha fôlego de interceder e orar por sua vida, e isso é magnífico.
Perplexidade
Há um novo fade in e a exibição de imagens de Luke se recuperando e com sua família. Ele não quer viver sem sua esposa, filho, sem sua família. São imagens melancólicas e emotivas, como a de Luke segurando o brinquedo do filho, em preto e branco (2:43 - 2:56). É possível ver a face de Luke, perplexo, com a possibilidade de viver longe de sua família e esposa (3:12 - 3:15).
Em frames seguintes, surge o filhe de Luke no balanço e o recurso de slowmotion (3:15 - 3:16).
Agarre-se
Em momentos difíceis, Luke agarra-se ao que ele tem mais de precioso: sua esposa e filho, além de manter sua esperança firmada em Deus e Jesus Cristo. No trecho "Eu ouvi uma voz do outro lado cantando: Agarre-se, o amor suporta", surge Luke e Courtney pareados na parede e cantando, alternadamente, a música, como se pudessem se agarrar um ao outro, mesmo com a parede os separando (3:20 - 3:45). Há uma "explosão de luzes" e a exibição do vídeo de casamento de Luke e Cortney.
O casal agarrou-se mesmo um ao outro e na premissa de "na saúde, na doença e na alegria, na tristeza". Eles estavam juntos e unidos à esse amor e esperança. É por isso que eles recordam os momentos de alegria e saúde, com o casamento, como se estivessem agarrados a isso.
O casal permanecia junto, embora com as dificuldades e a doença. Luke e Courtney vê a chuva pela janela (4:10 - 4:17). Após isso, dão as mãos por entre a parede da casa, como se fosse um o porto seguro do outro, até que Courtney chora emocionada (4:20 - 4:21).
A tempestade passa
Entre 4:21 e 4:57 há uma nova paleta com cores mais vivas e alegres e um novo trecho com a família feliz e alegre, além de mostrar a cura total de Luke. A esperança e a cura foram reacendidas! São imagens bem bonitas e emocionantes do casal e com seu filho.
O finalzinho do clipe conta com o tempo de qualidade de Luke, Courtney e seu filhinho, até que é concluído com a imagem de Luke, sentado na parede, aliviado.
Por: Emerson Garcia
Bom dia, Emerson
ResponderExcluirQue clipe emocionante, lindo demais, obrigada por compartilhar. Diante das adversidades da vida a fé em Deus renova a esperança e nos faz andar em pastos verdejantes, a oração e a comunhão com o Senhor transforma o nosso ser, um forte abraço.
Bom dia, uma excelente quinta-feira, com muita paz e saúde. Obrigado pela dica, meu querido amigo Emerson.
ResponderExcluirMaravilhosa postagem .Obrigado
ResponderExcluirFicou ótimo, não lembrava dessa música e ela é muito boa.
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
É um clipe que emociona lidar com uma doença não é fácil abraços Emerson.
ResponderExcluir