quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Que calor horrível! Muita calma nessa hora

Ventilador vai apanhar. | Os Simpsons

Aqui em Macapá o calor está horrível. Beirando aos 40 graus infernais. Nada do que faço para amenizar a quentura resolve: banhos no frio, ficar com roupas leves, tomar água gelada. Ligaria o ar condicionado, mas a conta de energia não deixa. Na maior parte do Brasil, o clima quente toma conta. O risco de incêndio é multiplicado.

No caso desses alunos desta escola no bairro de Perpétuo Socorro a situação está insustentável. O jeito é fazer uma festa para arrecadar dinheiro para comprar centrais de ar condicionado para ver se pode ao menos se estudar com dignidade.

A causa do clima quente, nariz sangrando e desconforto é do aquecimento das águas do Oceano Pacífico; e o impedimento de formação de nuvens chuvosas no Brasil, em suma, é o El Niño castigando o Brasil e a maior parte dos brasileiros na esperança de ter uma chuva salvadora.


Paciência é fundamental

Pior de que sofrer no calor é sofrer no calor sob influência da raiva. Imagina a cena: 12 horas, engarrafamento e carro sem ar condicionado. Uma batida de carro acontece e os motoristas brigam embaixo do sol. Combinação perigosa. Assim noticiou o site Terra que relatou um estudo que faz uma ligação entre calor e violência. O que nós já sabíamos se confirmou:

“Uma [pesquisa] delas, por exemplo, revela que a violência de ordem criminal - agressões, mortes, estupros, ou violência doméstica - é maior quando a temperatura é mais alta. A explicação desse fenômeno continua sem ser muito evidente, embora existam diversas teorias, segundo os cientistas. Uma delas estabelece vínculos entre colheitas afetadas por uma seca e uma propensão maior dos homens a tomar as armas para garantir seus meios de subsistência.”


Minha dica é se manter longe de ambientes estressantes se for possível. Ou escute a música de Marvin Gaye e Diana Ross, no qual tem um refrão que é um conselho:

“Stop, look, yes, listen to your heart (Pare, olhe, escute seu coração)
Hear what it's saying (Ouça o que ele diz)
Stop, look, listen to your heart (Pare, olhe, escute seu coração)
Hear what it's saying (Ouça o que ele diz)
Love, oh, love, Love” (Amor, oh, amor, amor)


Vontades loucas

Agora. | Divulgação


Quem já assistiu a esses filmes americanos nos bairros de periferia onde o povo abre o hidrante para se refrescar teve vontade de fazer o mesmo? Quem teve vontade de dormir na geladeira? O calor nos faz imaginar nessas coisas. Não quebre o hidrante, pessoal. É crime contra  o patrimônio público.

Agora, dormir na geladeira?




Seria até bom, mas tenho medo de acontecer comigo o mesmo o que aconteceu com a amiga da Punky (aquela que é levada da breca). Ela ficou presa no refrigerador e só sobreviveu porque foi salva por conta da reanimação cardiorrespiratória:





Considerações finais

Tome os cuidados essenciais para enfrentar o clima quente. Não se meta em confusões e pense bem em imitar a arte, porque a vida real é dura e não precisamos nos aborrecer mais. Suportem com força e afinco isso e os efeitos do horário de verão, que não é fácil para ninguém.

Para finalizar: enquanto há um Jean Wyllys gastando  energia em legalizar a prostituição, as drogas e sexualizar criancinhas mundo afora sob os comandos da ONU e de ONGs internacionais, houve outro Willis que dedicou sua vida para fazer algo útil. Willis Carrier é o homem que inventou o ar condicionado e graças a ele os dias quentes podem ser suportados.

Willis Carrier: o homem que inventou o ar condicionado. | Wikipedia


Semana que vem vou falar sobre TV e o horário de verão. Uma combinação perigosa que envolve muitos interesses. Até mais, pessoal. J-J

Por: Pedro Blanche

5 comentários :

  1. Aqui ainda não chegou aos 40, mas a sensação está próxima viu?
    E olha que isso é só o começo do que ainda está por vir =/

    Espero que melhore a situação por ai logo

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. aqui por portugal está cada vez mais frio... :) beijos

    ResponderExcluir
  3. Hello from Spain: I read that it's too hot in your country. Your tips are fabulous. The air conditioning is the best solution but too expensive. Keep in touch

    ResponderExcluir
  4. Um dia ainda vou dormir na geladeira :P hahahahaha! Se a minha geladeira fosse maior e eu fosse mais magra, faria isso mesmo. To aqui me preparando para o calor que vai vim no verão, já imaginou?

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  5. E aqui no Rio Grande do Sul frio e chuva, e em alguns lugares, temporal.
    Bjo!
    http://cristadelicada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design