quarta-feira, 28 de outubro de 2015

1 hora a - = + adequação, - interatividade

 
Atenção no canto inferior direito da tela: GRAVADO AO VIVO, direto de Brasília. | TV Globo/ Mídia Amazonense

O Brasil possui quatro fusos horários, o horário de Brasília (UTC-3) é a referência – e UTC-2 enquanto está no Horário Brasileiro de Verão. Sabemos dos prós e contras do horário de verão, mas isso não vou abordar. Vou falar como é a relação entre o telespectador que está fora do HBV e as emissoras de televisão.

Programas que passam gravados como se fossem “ao vivo”, falta de integração e muitos interesses que as redes de TV possuem sobre o assunto. E com o advento da internet você até sabe como termina o final da novela das nove e quem ganhou o reality show fazendo um “spoiler em cadeia” frustrando brasileiros que tiveram o azar de estar fora do horário de Brasília.

Benjamin Franklin, o criador do Horário de Verão. | Wikipedia


Para resumir: a criação do horário de verão não é coisa de brasileiro, é de Benjamin Franklin. Em 1784, ele propôs adiar os relógios para economizar a cera de velas, mas sem sucesso. A implantação da medida foi consolidada em 1915 no então Império Alemão para economizar carvão durante a primeira guerra mundial. O Brasil adotou a prática em 1931 no governo de Getúlio Vargas. Desde 1985 há a prática de adiar os relógios todos os anos e atualmente é adotado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.


Rede Fuso: a culpa é da Alzira?

O pole dance na novela das oito que foi a gota d’água de toda essa história. | TV Globo


Só no Brasil mesmo que a criação da Rede Fuso é causada por conta de um fator peculiar: novela. É isso mesmo. Vou soletrar para não se esquecer disso: N-O-V-E-L-A. Deixo claro que pode não haver relação entre a “ópera do sabão” global e a criação da “Rede Fuso” por meio da força de uma portaria. “Mas Pedro, o que é a “Rede Fuso”? Quem é Alzira? Portaria? Explica aí!”

Vamos lá!


FATOR 1: em 11 de julho de 2007, o então ministro da Justiça Tarso Genro emitiu a portaria nº 1220, do mesmo ano, em que obrigava as emissoras de TV exibirem seus programas de acordo com o sistema de classificação indicativa e o fuso horário adequado. Ainda não estava em vigor;

FATOR 2: Desde o dia 1º de outubro de 2007 a Rede Globo exibia a novela Duas Caras, de autoria de Aguinaldo Silva. Esta novela tinha a personagem chamada Alzira (Flávia Alessandra). De dia era enfermeira, e de noite dançarina de pole dance em uma boate.

FATOR 3: Na véspera de Natal, Duas Caras foi reclassificada como imprópria para menores de 14 anos sendo proibida sua exibição antes das 21 horas por conta das cenas sensuais da atriz e o uso de palavrões (não me lembro de uso de palavrões!). Aguinaldo teve que ajustar a novela:

“Eu tive que explodir um bar em 24 horas em Duas Caras, porque se não a novela teria que passar para as onze horas da noite. Às dez da noite o Wolf [Maya – o diretor] me ligou dizendo que no dia seguinte tinha que gravar o fim do bar. Eu fiquei desesperado, até que eu tive a ideia do atentado. Inventei a personagem do Sufocador, que é, na verdade, essa turma da ‘não censura’.”


FATOR 4: Em 1º de abril de 2008, o Ministério da Justiça deu a data em que a portaria 1220/2007 entraria em vigor: semana seguinte (07). A Rede Globo informou que ia se adequar a regulamentação e criar a “Rede Fuso” um dia após a portaria do MJ vigorar:

“As emissoras da Rede Globo nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia, Acre, Amazonas e oeste do Pará (rede fuso) terão uma grade de programação básica diferenciada em relação ao restante do país. No caso da TV Acre de Rio Branco, onde o fuso é de duas horas, a programação será pré-gravada e exibida em horário local. [...] No caso dos jogos de futebol exibidos às quartas-feiras, a emissora informou que não exibirá os jogos ao vivo devido à coincidência de horário com a novela das oito. Após a novela será exibido um filme e, em seguida, um compacto do jogo entrará no ar antes do Jornal da Globo.”


Essa série de fatores culminaram na obrigação das redes de TV adequarem a portaria, mas é inegável que a novela e a “dança do poste” aceleraram a implantação da portaria ministerial. E aí, a culpa foi da Alzira? 


Início da Rede Fuso: o caos

O Brasil possui quatro fusos horários. | Ilustração: Layon Yonaller


O Brasil tem quatro fusos horários e com isso a novela das 21 horas em Brasília (DF) não pode ir ao ar às 19 horas locais em Rio Branco (AC). Horários invertidos. Não se ia mais assistir futebol. Ia ver um mero compacto e ser o último a saber quem venceu o jogo. Em 2008, por conta de obedecer a portaria ministerial, a Rede Globo de Televisão exibia apenas um filme após a novela das oito/nove e um compacto do jogo de futebol. Foi um caos. O telespectador chiou e a Globo fez reformas para a programação de TV ficar mais palatável.


Funcionamento

Selo da Rede Fuso. | TV Globo


A Rede Fuso só não funciona aos domingos, quando a programação é normalmente de classificação “livre” ou para “maiores de 10 anos”. Nos dias de jogos de quarta-feira, a Globo reduz o tempo da novela das sete ente 20 e 25 minutos. O restante é exibido na quinta e sexta-feira. 

Em ocasiões especiais, certos programas não são exibidos para dar prioridade a eventos ao vivo como o futebol e o carnaval. Veja como foi nestes dois exemplos:







Na virada do ano 2014/2015, a Rede Globo flexibilizou a programação para garantir pelo menos a transmissão do Jornal Nacional em rede e ao vivo. Apenas no Acre e no sudoeste do Amazonas a grade esteve atrasada em uma hora (delay). Ou seja, viram tudo gravado. 

Este período 2015/2016, a Globo apenas manteve o JN ao vivo nos estados que estão uma hora atrasada com o Horário Brasileiro de Verão (HBV). Nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima o JN foi gravado:




A Globo Nordeste (Pernambuco) e a TV Liberal (Pará) fizeram campanha para orientar seus telespectadores a respeito de sua programação:








Por ter uma grade de programação fechada, fica difícil de a Globo exibir alguns programas ao vivo e aí pergunto: Como fica a interatividade com o público nos realitys shows, por exemplo? Olha esse exemplo da chamada do The Voice Brasil ano passado. Foca no selo GRAVADO:





Outras emissoras brasileiras

O SBT usa os seriados A Família Hathaways e Chaves para preencher lacunas na programação diferenciada. | Divulgação



O sinal diferenciado de outras redes de TV como a Band, Record, RedeTV! e SBT, por exemplo, é feito para adequar a portaria ministerial, porém não há muito trabalho, haja vista que parte da programação destas emissoras são preenchidos por “tapa-buracos” como séries, desenhos, reprises de programas e até por programas religiosos.

Em 2014, por exemplo, a Record Belém mudou sua grade para exibir a final do reality show ao vivo e em rede, A Fazenda. A novela Vitória foi deslocada para mais tarde:





Fator político influenciou nos fusos horários

As emissoras de TV pressionaram para mudar os fusos horários. A lei nº 11.662 de 24 de abril de 2008, sancionada pelo ex-presidente Lula, diminuiu o número de fusos para três horas. Ao contrário da ilustração do mapa acima, os moradores do Acre e do sudoeste do Amazonas passaram a ter uma hora a menos a de Brasília. O oeste do Pará passou a fazer parte do horário de Brasília.

Não durou muito. Com exceção do Pará, tudo voltou como antes: com a lei nº 12.876 de 30 de outubro de 2013, sancionada por Dilma Rousseff, foi revogado a ordem anterior. Lembrando, que após muitas reclamações das populações atingidas, foi feito um plebiscito em 2011 se iria ou não voltar ao horário anterior. A reclamação era de ordem fisiológica e rotineira. Já imaginou ver o relógio não batendo com o sol no céu? É terrível! Após isso o Brasil voltou a ter os quatro fusos.


“Se vire como pode” e por enquanto, nas redes sociais...

O Domingão do Faustão é exibido após Temperatura Máxima. | Mídia Amazonense/Twitter


Tem gente se mobilizando para mudar o quadro. Uma petição que circula na internet (clique aqui) para acabar com a Rede Fuso por conta da defasagem da programação, em especial, a da Rede Globo. Até então houve apenas 307 assinaturas. Até saiu no portal UOL. Assim argumenta a petição direcionada ao Ministério Público e ao Ministério da Justiça:

“Nós que utilizamos as redes sociais (e gostamos de interagir juntos e comentar a programação da TV) e de Estados onde não há horário de verão, gostaríamos de pedir que seja revista essa decisão de assistirmos a programação da TV ABERTA em horários diferentes.
Entendemos a preocupação dos órgãos competentes em ajustar a programação de acordo com as faixas etárias, mas também entendemos que outros programas exibidos em horários vespertinos e começo da noite possuem conteúdos muito mais impróprios que as novelas e jornais da noite - o que não justificaria tal decisão.”


Não sei se vai dar em alguma coisa, mas se tratando de televisão – uma de minhas paixões – é fundamental ter uma inclusão sobre os horários. Porém, há interesses e prioridades que devem ser analisados para se chegar a um denominador em comum para contornar conflitos.

É injusto ver uma programação de TV defasada e é triste não interagir com os programas por conta deste detalhe, porém há a questão da classificação indicativa que orienta os pais para a exposição de cenas inadequadas ao horário. Quem tem grana, pode comprar uma antena parabólica para driblar o delay da programação. Caso contrário, bem, aí não tem jeito. Em locais com pouca opção de entretenimento, a TV é a única opção de diversão. J-J


Por: Pedro Blanche

16 comentários :

  1. Olá, tudo bem?
    Gostei bastante do seu post, achei as informações muito válidas.
    Pelo menos aqui na minha região,o horário de verão não se mostra tão ruim. Pelo contrário: os programas passam um pouco mais cedo e, consequentemente, vamos dormir mais cedo.

    Abraço!
    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu depoimento. De onde você é? Legal saber que a Rede Fuso não tem um inimigo figadal. Volte sempre.

      Excluir
  2. Olá,
    Não sabia da maioria das coisas, então gostei bastante do post.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que despertei a sua curiosidade. Fico feliz por você ter sabido o que há por trás da Rede Fuso. Volte sempre.

      Excluir
  3. Depois que eu fui no Rock in Rio e vi que nem ele era transmitido ao vivo, fiquei meio mal pelas pessoas que acreditam no "ao vivo" escrito na tela. Infelizmente ainda não temos essa tecnologia toda, fora que o fuso horário varia muito de cidade pra cidade. Tipo agora esse horário de verão que em algumas cidades tem e em outras não.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thami, talvez com a novidade do "GloboPlay" em novembro deste ano essas coisas podem (ou não) mudar. É difícil lidar e organizar a grade de programação, agradar muita gente e respeitar as leis. Obrigado e volte sempre.

      Excluir
  4. Menina não sabia de boa parte disso tudo ai.
    Eu confesso que não acompanho novelas, mas imagina o desespero o autor saber que em 24h tem que mudar tudo que ele pensou durante meses?
    Kisses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tudo isso por causa de uma dança no poste. Só no Brasil mesmo.

      Excluir
  5. Muito bom o texto. Gostaria de fazer estas ponderações:

    A consulta sobre a mudança ocorreu apenas no Acre em forma de referendo. No entanto, no processo de homologação pelo Congresso, foi apresentada emenda pra mudar também o fuso do sudoeste do AM e do oeste do PA, que o projeto acabou vetado pela presidenta. E a iniciativa para o tal veto veio da bancada paraense, tanto que a própria Dilma fez um novo projeto pra fazer valer o referendo do Acre, consultou a bancada do Amazonas, que concordou com a sua inclusão e deixou o Pará de lado. Eu, particularmente, não consigo concordar com a diferença de -2 horas entre Acre e Santarém, mas respeito as peculiaridades daquela região paraense.

    Na região sudoeste do Amazonas, não há nenhuma emissora geradora de programação, tanto é que a Rede Amazônica repete para os oito municípios da Calha do Juruá e do Alto Solimões que seguem o fuso do Acre a programação de Manaus, que passam localmente uma hora mais cedo em relação ao resto do estado. Por exemplo, o Amazonas TV é transmitido ao meio-dia em Manaus e 11 horas em Tabatinga, inclusive lá a programação chega também nas TVs por assinatura.

    Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por contribuir com seu rico testemunho. Eu apenas resumi sobre o ocorrido, mas você explicou melhor essa situação dos fusos horários brasileiros. Volte sempre.

      Excluir
  6. Para começar, essa coisa de "interatividade" é algo totalmente construído, né? Quando não é algo falso mesmo, uma mera noção de que estamos fazendo parte de algo ~ quando não estamos MESMO. Enfim, tenho assistido cada vez menos TV. Acho que não tem valido a pena no final das contas...

    ResponderExcluir
  7. hehehe A culpa é da Alzira kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk adorei o post

    Bjuuuuuu
    http://www.blogjumedeiros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde a criação da portaria até a regra da Rede Fuso foi nove meses. Coisas do Brasil. Obrigado e volte sempre.

      Excluir
    2. Vamos ver se as Emissoras do Norte e Nordeste e principalmente aqui em Manaus a TV Amazonas deixe de Usar a Rede Fuso com a Derrubada da Restrição de Horário pelo STF, porque não e Justo assistir tudo atrasado e principalmente no HBV que A Programação fica 2 horas atrasadas em,relação a Brasília. Vamos torcer para que a Rede fuso seja extinta depois dessa liberação.

      Excluir
    3. Eu vi essa decisão, Ezequiel. Creio que no Norte haverá menos mudanças devido ao hábito. Mas se tratando da Globo e os órgãos que querem regular tudo que tem na TV, essa novela pode não ter terminado. Valeu por comentar! | PEDRO BLANCHE

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design