sábado, 2 de abril de 2016

Eu vi #02: Nova contagem regressiva, marca d’água e que “dose” com S é demais!




 
Mudanças no ar | Rede Globo

No campo estético, as últimas semanas foram cruciais para a Rede Globo de Televisão: a emissora está se livrando dos últimos resquícios “metálicos” que tinha desde a década de 1980. Este detalhe não escapou de meus olhos. A marca d’água da Globo e emissoras afiliadas mudou de posição; um novo “top de cinco segundos” sem uma voz solene; e um deslize ortográfico no aplicativo da emissora no smartphone.

Na madrugada de 20 de março de 2016, após o término do programa Altas Horas, veio duas novidades: a primeira foi a nova versão da contagem regressiva da TV Globo: a marca da emissora se desconstruía num relógio revelando a atração a ser apresentada. A Rede Globo segue o design minimalista: cada vez menos informação e priorizando a forma da marca:

Nova contagem regressiva | Rede Globo 






No mesmo dia, houve a mudança da posição da marca d’água por conta das telas dos televisores analógicos exibirem toda a imagem (clique aqui). O primeiro programa a ir ao ar com a novidade foi a Fórmula 1 – Grande prêmio da Austrália. No entendimento da emissora não há razão em manter seu selo dentro da safe area – a área de segurança onde fica as essenciais informações gráficas da tela.

O problema é de ordem estética: a Rede Globo exibe imagens com a antiga definição de tela (4:3) e a marca fica de fora do vídeo. Atualmente, a emissora da família Marinho exibe dois programas no formato antigo: as reprises de Os Caras de Pau na Sessão Comédia e a segunda versão da novela Anjo Mau no Vale a Pena Ver de Novo.

Selo da Globo muda de posição | Rede Globo



Curiosidade: a primeira aparição da marca d’água da Rede Globo foi em 1997 no canto superior da tela. Ficou assim até 1998 onde ficou a posição atual.




Segundo o site TVs do RJ, em 2013 o selo da Globo mudou de posição dentro da safe area. Os motivos foram estéticos e operacionais. Antes disso havia dois sinais (analógico e digital) e posições de marcas d’água diferentes. Desde aquele ano a emissora carioca uniformizou seu sinal e estética.


Outras emissoras

Ajuste no gerador de caracteres | GloboNews e GNT


Não só a Rede Globo mudou a posição de sua marca d’água: a GloboNews – canal de TV por assinatura da Globosat aderiu ao recente estilo da emissora matriz. Assim padroniza-se com os outros canais do grupo: exemplos: GNT, SporTV, Viva, Multishow e Gloob.

Afiliadas da Rede Globo ajustaram suas marcas | RPC (Paraná), TV Anhanguera (Goiás), Rede Amazônica (Amazonas) e TV Verdes Mares (Ceará)


Voltando a televisão aberta, as afiliadas da Globo seguiram o padrão da rede. As demais grandes redes de TV - SBT, Record, Bandeirantes e RedeTV! – mantiveram seus grafismos dentro da safe area. Nos Estados Unidos, por exemplo, mesmo com o término das transmissões analógicas, as emissoras permanecem com os grafismos dentro da safe area.

Telejornal NBC Nightly News | NBC


“Dose” com S é demais

Número “dose” | Aplicativo da Rede Globo em formato Windows Phone


No dia 17 de março, acessei o aplicativo da Rede Globo em meu smartphone para conferir a programação da emissora nos próximos dias. Daí reparei que o nome do filme Doze é demais 2 – título original: Cheaper by the Dozen 2 – teve o “doze” grafado com S, trocando o significado da palavra: de doze (o número) para dose (quantidade, gotas). O erro ortográfico ficou restrito apenas no aplicativo. No dia da exibição o nome foi corrigido. Foi isso que notei. J-J



Esse é o post 700 do blog Jovem Jornalista! Estamos muito alegres por essa conquista!


#post700JJ



Por: Layon Yonaller, colaborador especial do Jovem Jornalista

10 comentários :

  1. Nossa, não tinha observado esse detalhe.
    Ótimo Post :)

    Vem conhecer o meu Blog !

    Tathybarbosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE- Obrigado por comentar. Seu blog é interessante ao falar de maquiagem, mas isso vou passar para minha irmã. Abraços! #post700JJ

      Excluir
  2. A contagem top 5 nova ficou super legal!!! Quanto as marcas lembro quando começaram a aparecer kkkk acho que era tanta novidade que a gente só conseguia ver ela na tela, nem olhava o conteúdo que tava passando kkkkkk

    ❣ Blog ❣ www.amigadelicada.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Sou mais aquela que a imagem 'entrava' dentro da marca e se via outra Globo e mais uma Globo surgindo. Obrigado por comentar. #post700JJ

      Excluir
  3. Sou muito lerda e nunca reparo nessas coisas haha! A nova contagem regressiva ficou demais!
    Beijão!

    Estilo de sobra baby!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Obrigado por prestigiar meu texto. Dois beijões para você também, Joice. #post700JJ

      Excluir
  4. Esse detalhe eu não tinha observado. Uau... A contagem regressiva ficou demais!

    http://blogdaadilene.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Quase nada passa despercebido por mim. Obrigado por prestigiar meu texto. #post700JJ

      Excluir
  5. Top de cinco segundo com arial!!! Globo!!! Arial!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Boa observação. Volte sempre e identifique-se.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design