sábado, 30 de abril de 2016

É possível aproveitar o momento com/sem um smartphone?

Quem seria capaz de dizer que não acorda e vê automaticamente suas notificações? Ou que não consegue deixar de checar o Snapchat, Facebook ou Instagram pelo menos duas vezes por dia? Até os mais conservadores e dinossáuricos já se renderam ao "zap zap". Minha mãe vez ou outra me fala: "Emerson, mande uma mensagem para ciclano ou beltrano, dizendo isso ou aquilo"

Enfim, quem, hoje em dia, vive sem as redes sociais? É uma realidade desse mundo contemporâneo. Pessoas em paradas, caminhando ou em ônibus não tiram os olhos dos seus celulares. Hoje "comemos" celulares, nos alimentamos de redes sociais, consumimos tecnologia. É uma necessidade de vida. O mundo está cheio de consumo tecnológico, mas até que ponto isso nos faria mal?



O ilustrador francês Jean Jullien é o responsável por criar artes que caracterizam o consumismo exacerbado das redes sociais e por ridicularizar esses usuários que já não distinguem a vida real da virtual e que já agregaram seus smartphones ao seu dia a dia. Confira alguns dos seus trabalhos:















Em tempos de Snapchat, usuários postam seu dia a dia simultaneamente e ao vivo, sem interrupções. Em tempos de Instagram, pessoas querem tirar as melhores fotos, selfies e pratos, não importando muito o lugar que se encontram. Quem realmente aproveita o momento hoje em dia? Quem vai a praia e não leva o celular, com o intuito de só curtir o momento, como a ilustração acima? Com certeza as ilustrações são dignas de reflexões. J-J

P.S.: Jean Jullien é o autor de Peace for Paris, uma ilustração que bombou e tem bombado devido aos atentados de Paris no final do ano passado. Tornou-se um símbolo e um ícone. Com certeza vocês se lembram dessa imagem:




Por: Emerson Garcia

18 comentários :

  1. Realmente estamos cada vez mais viciados e dependentes das redes sociais e derivados. As ilustrações são muito pertinentes!

    ResponderExcluir
  2. Oii Emerson,
    Infelizmente sou minoria na sociedade atual, não fico checando o whatsaap, nem o facebook(não tenho facebook), nem o instagram(tenho mas uso muito pouco, para as fotografias que tenha gostado muito, mas uso como um álbum de fotos),nem snapchat (não tenho), e muito menos Twitter(odeio, acho uma falta do que fazer), enfim so tenho whatsaap, e instagram!
    Não critico quem usa, nem gosta, respeito assim como gosto que as pessoas me respeitem ao dizer que não tenho essas redes sociais.
    A fotografia que me representaria é a de número 6, na qual um homem está em um jantar fotografando um prato, é bem a minha cara!
    Rsrsrrsrs! Abraços, e até o próximo post!
    OBS: tem matéria nova no meu blog, depois dá uma passadinha, são trechos de clássicos da literatura brasileira!

    http://umalbumpanoramico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Victor. Hoje todo mundo é viciado em tirar foto do que está comendo. Virou mania mesmo.

      Excluir
  3. Te confesso que EU não conseguiria ficar sem. È um vício incontrolável, eu sei que a vida lá fora é ótima inclusive já teve uma reportagem se não me engano do Fantástico (Rede Globo) esse programa me incentivou muito pois pois existe vida fora do watssap, facebook, redes socias. Mais não é fácil não. kkkkk Amo ficar pesquisando algo interessante para publicar no meu Blog. ler coisas bacanas dos outros Blogueiros. etc...

    Adorei o Post
    http://blogdaadilene.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe, sim! E as vezes é mais interessante que a vida virtual.
      Boa semana!

      Excluir
  4. O que mais me incomoda nisso tudo é quando tu marca um almoço com alguém e essa pessoa não larga o celular. Tudo tem limites, isso já está virando doença kkkkk
    Adorei o trabalho desse ilustrador e confesso que não o conhecia.

    Bom find! Beijos, Fran.
    www.delirioscotidianos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é o que mais acontece hoje em dia: pessoas viciadas em celular até no horário do almoço.
      Boa semana!

      Excluir
  5. Hoje em dia é um exagero a dependência das redes sociais...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Oi Emerson,
    Acho que tudo tem limite e muitas pessoas já ultrapassaram esse limite a tempos... O famoso #partiu já me irritava imagina agora que as pessoas precisam fazer check-in em todos os lugares? --'
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Facebook está aí pra facilitar, mas pra te deixar viciado também. A tecnologia tem o seu preço.

      Excluir
  7. Eu gostei das ilustrações dele, porque retratam exatamente a realidade em que vivemos, principalmente a minha realidade. Quando eu fico sem ter o que fazer, logo pego o celular e mesmo que o celular nem tenha internet, eu fico procurando alguma coisa pra fazer, abrindo todos os aplicativos pra ver se descubro alguma coisa que eu não sabia dos app que já vem no celular e coisas do tipo, é uma loucura esse vício, confesso que estou nele :(

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que tudo em excesso faz mal.Então, precisamos nos impor limites né?A tecnologia veio com o objetivo de melhorar o nosso meio de comunicação, e não para nos distanciar né?
    Então a palavra é essa: chave.

    beeijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí. Pra tudo tem um limite e um lado saudável até certo ponto. Quando se passa disso tem problemas.

      Excluir
  9. Adorei as ilustrações dele! *-*
    Tbm acho q cada um precisa impor seus limites, às vezes as pessoas fazem tudo muito no automático, sem parar pra refletir.
    N entendo quem tira foto de comida, sinceramente kkkkk
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, Emerson! Que coincidência! O meu post mais recente é justamente sobre como algumas pessoas não entendem o fato de eu não ser viciado e celular/redes sociais. Como eu disse lá, a tecnologia é muito útil e sem dúvida alguma facilita a nossa de muitas formas, mas as pessoas estão se tornando escravas e isso é realmente muito preocupante. :|
    Jean Jullien sempre ótimas sacadas!
    Falso Escritor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você não é viciado! Você é um dos poucos que conheço que é assim! Continue dessa forma. Não se importe com os outros.
      Boa semana!

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design