quinta-feira, 16 de junho de 2022

Quinta de série #serieteners3 #3: A corrida das vacinas - mercado paralelo

Pode conter spoilers!





No #serieteners3: A indústria cultural sobre o COVID-19 pelo mundo de hoje apresento a série documental em dois episódios A corrida das vacinas - mercado paralelo, disponível no Globoplay. A série contou com a direção do jornalista Álvaro Pereira Júnior; com fotografia de Wellington Almeida; montagem e finalização de Roberto Kumamoto e Rodrigo Lima; produção executiva de Clarissa Cavalcanti; produção Andrey Frasson, Fernando Lupo, Natalia Butti, Laura Hernandez, Vinicius Cassela e Paloma Rodrigues; e roteiro de Gabriel Mitani. Ela estreou no dia 30 de setembro de 2021.

Álvaro Pereira utiliza seu faro jornalístico e investigativo para apurar os bastidores da CPI do coronavírus. A produção escancara reuniões secretas, personagens exóticas, com investigações no Brasil e na Flórida e Texas (EUA). Um verdadeiro mercado paralelo (e criminoso) se instaurou a respeito das vacinas para COVID-19.

LEIA SOBRE OUTRAS SÉRIES 


A série aborda as linhas de investigações da CPI, bem como o que existe por baixo dos panos a respeito da venda de vacinas para o Ministério da Saúde durante a pandemia. Algumas negociações se concretizaram, outras não. O jornalista Álvaro trouxe depoimentos importantes e exclusivos com pessoas importantes. 

O objetivo da produção foi de mostrar como a compra de vacinas de laboratórios renomados foi tardia, enquanto os políticos tratavam com mercadores oportunistas e empresas que ofereciam vacinas menos conhecidas, mais caras e sem aprovação da Anvisa. 


A corrida das vacinas - mercado paralelo é composta por dois episódios, um sobre o caso da vacina AstraZeneca e o outro sobre a Covaxin.  A equipe tanto gravou no Brasil, como nos EUA. No território brasileiro mergulhou-se nos bastidores da CPI, com depoimentos e revelações, como denúncias sobre pressões para a liberação de um contrato para compra da vacina indiana Covaxin, que incluía um pagamento antecipado de US$ 45 milhões. Em território americano, a equipe entrevistou personagens da negociação de 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca que nunca teve êxito.  

AstraZeneca - 400 milhões de doses fantasmas teve 1 hora de duração, contextualizando a morte de milhares de pessoas e o pouco caso governamental com fabricantes reconhecidos. Preferiu-se fazer negócio com vendedores novatos e sem credenciais. 

Covaxin - pressões estranhas no ministério possuiu 44 minutos e retratou o interesse governamental por uma vacina indiana, sem aprovação e importada por uma organização que deve milhões ao Ministério da Saúde. Um funcionário do ministério vai ao presidente fazer denúncias.

O trabalho de Álvaro é excelente. Ele realiza um trabalho jornalístico minucioso, com material exclusivo e descobertas surpreendentes. A qualidade de imagem, edição e roteiro também é de primeira. A edição está bem limpa e redonda. O trabalho artístico e de criação de infográficos virtuais para facilitar o entendimento também chamaram minha atenção. Foi preciso desenhar e linkar figurinhas e personagens à outros para entendermos toda essa "papelada" da corrupção das vacinas.

Fique agora com dois vídeos que trazem mais detalhes sobre a produção. Até o próximo post! J-J

 



   




Por: Emerson Garcia

7 comentários :

  1. Eu até vi essa série no catálogo da Globoplay, mas ainda não assisti. Parece ser muito boa e eu preciso assistir.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  2. Olá, Emerson.
    Acabei de cancelar minha assinatura no GloboPlay. Eu tinha pego uma promoção que acabou hehe. Mas esse assunto é um que me interessa porque até hoje tenho bastantes duvidas sobre ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oxalá tudo o que de obscuro venha à luz. E haja punições exemplares para os criminosos.

    ResponderExcluir
  4. Eu fico me perguntando se ainda existe alguém honesto neste desgoverno, se tiver não sobrevive lá dentro. Queria ver a série, mas ficaria enojada com tanta canalhice. Meu Deus!

    ResponderExcluir
  5. Interessante é necessário. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. não conhecia, vou procurar para ver também

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  7. Um post muito interessante! Continuaremos a precisar de vacinas... pois a pandemia continua bem presente... pelo que precisamos de estar mesmo bem informados... para sabermos zelar pela nossa saúde e a dos nossos.
    Felizmente por cá, nosso governo, entendeu optar pelas que ofereciam maior credibilidade comprovada! Veremos o que o futuro nos reserva... agora que a crise paira sobre todos os países do mundo... e tal, tende a afectar futuras opções de compra...
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design