sábado, 11 de junho de 2022

Uma conversa franca sobre jugo desigual nos relacionamentos amorosos


Este  é um assunto bem delicado, nos dias atuais. Vamos, inicialmente, entender a palavra jugo.

Jugo trata-se de um pedaço de madeira usado para unir bois ou outros animais, um ao lado do outro, para que arem o campo. Eles precisam estar em sintonia, no mesmo ritmo, com a mesma meta. Representa a união, onde um for o outro acompanha, uma vez ligados por esse pedaço de madeira.


Jugo desigual no sentido geral

Imagine você, se colocarmos um boi ao lado do cavalo, no jugo:  não daria certo porque eles têm portes diferentes, um ia atrapalhar o outro. Assim acontece com pessoas com objetivos, sonhos e propósitos diferentes.

Normalmente, na vida secular, não se pensa muito nisto. Quando temos interesse em alguém, preocupamos com a aparência, posses, cultura... Mas, se há afinidade entre os dois, muitas vezes fica de lado.

Quando você se interessar por uma pessoa, antes de se envolver emocionalmente com ela, procure conhecer seus gostos, objetivos, metas, sonhos e propósitos, para não acontecer de após iniciar um namoro, você perceba que ela não é a pessoa que deseja estar ao lado sempre, por não terem afinidades e estarem andando em direções contrárias.

Exemplificando:

Um jovem que gosta  de cavalo e a jovem não suporta nem o cheiro do cavalo, ele vai querer ir para as corridas e ela não. Uma jovem que gosta de música e ele não suporta barulho de instrumentos musicais, ela querendo ir para um recital ou concerto e ele não. Um jovem que ama animais e ela nem sequer aprecia bichinhos em figuras, tem horror a animais. Ela gosta de estudar e pretende fazer um curso superior, ele não gosta de estudar e depende dos pais para as despesas com a namorada. Também há o relacionamento que a mulher crê que um relacionamento deve ser entre homem e mulher e a outra pessoa não pensa assim, desejando um relacionamento mulher com mulher ou homem com homem. Quando este deseja se unir a uma mulher, também não há afinidades nesse relacionamento. O namoro é o início de um relacionamento para o casamento. Se essas coisas não forem observadas, esse relacionamento tende ao fracasso e as feridas e decepções surgirão, bloqueando as emoções do casal, trazendo traumas futuros. 


Jugo desigual em relacionamentos cristãos

É mais importante ainda, pois uma pessoa não cristã, caso o relacionamento não der certo, parte para outro, sem se importar com nada, nem ninguém. Os jovens de sexo masculino costumam superar logo o fim do relacionamento, porém a jovem, muitas vezes fica frustrada por muito tempo ou pela vida toda, se iniciar um relacionamento com alguém que não professa a mesma fé ou objetivos dela.


Imagine você que, uma jovem tem o desejo de ser missionária, sair pelo mundo pregando o evangelho, servindo às pessoas carentes e o rapaz odeia viajar. Ou o rapaz quer ser um pastor e a menina não tem maturidade para vê-lo aconselhando, dando atenção às pessoas e se dedicando ao estudo da Palavra. São objetivos diferentes não teria como dar certo.


Jugo desigual de cristão X cristão

Esse também deve ser observado pois, mesmo sendo cristãos, um rapaz e uma moça de denominações diferentes podem ter atritos. Um rapaz da igreja Adventista, por exemplo, ele acredita que o sábado é sagrado e não sai para namorar nesse dia . Ele passa o dia todo na igreja e a jovem de outra denominação crê que o domingo é o Dia do Senhor, e que nesse dia ela ficará em função das atividades da igreja.


Jugo desigual entre pessoas cristãs e não cristãs

Creio que esse caso é o mais difícil de relacionamento. A Bíblia inclusive fala que não devemos se juntar a um jugo desigual. Amós diz que: "Andarão juntos se não estiverem de acordo?" 2 Coríntios 6:14-18 diz que: "por acaso a justiça se une à iniquidade? Há comunhão com ídolos e o templo de Deus? Luz se mistura com a escuridão?" Assim é o relacionamento do cristão com um não cristão... Um rapaz não cristão, no domingo quer ir à missa e a jovem para a Escola Dominical. ele acha que pode ter relações sexuais antes do casamento, ela entende que precisa se guardar para o esposo. Ele quer ter filhos, porque são herança do Senhor, ela, não crente, acha isto uma verdadeira bobagem. Ela gosta de ler e estudar a Bíblia, que é seu manual de vida, mas ele acha algo dispensável... Não dá certo. Além disso, os jovens cristãos precisam seguir a Palavra de Deus quando forem se interessar pelo sexo oposto.


Conclusão


Antes de começar um relacionamento amoroso, observe gostos, propósitos, metas, objetivos, se há interesse em estudar e trabalhar, se há interesse espiritual como gostar de ler e obedecer à Palavra de Deus, comunhão com a igreja, princípios éticos e familiares ... No caso do cristão, é aconselhável orar muito antes de se envolver com a outra pessoa. Feliz dia dos namorados! J-J 


Por: Marilza Luciano, colaboradora especial do JOVEM JORNALISTA

4 comentários :

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design