domingo, 12 de junho de 2022

Os 19 tipos e arranjos de relacionamentos amorosos

No último post da Semana dos crushs apresento 19 tipos e arranjos de relacionamentos amorosos. Antes de tudo, preciso deixar claro que além do namoro oficial, existem outros relacionamentos válidos, e está tudo bem! Como diz certo funk por aí: "Romance é romance Amor é amor E um lance é um lance". Isso quer dizer que o indíviduo optar por um lance, não significa que ele ame menos!

Esse post tem o intuito de desmitificar os relacionamentos e mostrar que compromisso sério também pode existir entre crushs, por um contatinho, em um relacionamento poliamoroso e em uma amizade colorida. Compromisso é compromisso, e ponto final! Ele deve ser ampliado para além do namoro, noivado e casamento.

Por esse motivo, o Dia dos namorados deveria mudar de nome. A O Boticário, por exemplo, resolveu ampliá-lo para o Dia do amor. O amor também é para solteiros que tem contatinhos e crushs, lances, para amigos coloridos, até mesmo para casais de idosos que estão casados há décadas. Confira a campanha:


A empresa quis celebrar as diferentes formas de amar, seja aqueles que aderiram ao poliamor e até mesmo aquele ex que vira atual de vez em quando. Veja o que a organização de cosméticos e perfumes disse:

“Em tempos de amores mais fluidos e diante de um contexto pós-pandêmico, viver o momento tornou-se uma necessidade latente de grande parte da população.”

O fato é que os relacionamentos amorosos já não tem mais um padrão definido e tradicional. Existem inúmeras formas de formar um casal, dependendo da preferência de cada um. Conheça 19 tipos e arranjos de relacionamentos amorosos agora! 


1- Poliamor

É possível amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo e ser fiel a todas elas?! De acordo com esse arranjo de relacionamento, sim! O (a) adepto (a) do poliamor mantém relações sexuais e afetivas com duas ou mais pessoas, mas consegue declarar e expressar seu amor a todas elas. É como se a pessoa tivesse compromisso, seriedade e dedicação com todas as pessoas que se envolve. A poligamia ainda não é aceita por toda a sociedade, mas o poligâmico quer provar que no coração dele há lugar para muitas relações simultâneas.

O relacionamento poliamoroso também permite que ambas as pessoas do casal se relacione com mais de uma pessoa. É por isso que trisais são cada vez mais comuns na sociedade atual, assim como um único homem ser casado com 8 mulheres. 

Nesse tipo de relacionamento, o compromisso é sério. O desejo da pessoa adepta à poliamorosidade é de construir uma relação solidificada.


2- Relacionamento aberto

Diferentemente do poliamor, a pessoa adepta do relacionamento aberto visa um relacionamento flexível, com ampla liberdade sexual. Não há esse tipo de relacionamento se não houver diálogo, conversa e confiança de ambas as partes. Tem que haver um consenso sobre o que é ou não permitido. Por isso, é importante haver confiança no (a) parceiro (a) e manter o jogo aberto sempre. 

Mesmo namorando e em compromisso, a pessoa tem liberdade de conversar de forma mais íntima com outras, beijar e até mesmo ter relações sexuais. É interessante que a relação fora do compromisso tem foco no prazer, sem envolvimento emocional.


3- Relacionamento casual

É o famoso "lance" ou "rolo", ou seja, quando os parceiros estão juntos mas ainda não assumiram nenhum compromisso mais firme. A pessoa quer saber mesmo de satisfazer seus desejos sexuais, de beijar muito na boca e ter uma companhia durante o final de semana. Também pode significar o famoso "fico". 

Em um relacionamento casual, não existe o interesse em conhecer a família da outra pessoa, muito menos de se aproximar de seus amigos. Sabe aquela relação de sexo por sexo? Sexo sem compromisso? Relacionamento sem compromisso? É esse! Aqui ninguém tem interesse em afeto ou amor!

O sexo fica em primeiro lugar. Ao invés de construir uma relação e se aprofundar emocionamente com o outro indivíduo, a proposta é apenas de ter um parceiro sexual que te compreende entre quatro paredes e aceita a troca de prazeres.


4- Relacionamento monogâmico

Esse é aquele que a sociedade entende como tradicional. É o modelo mais comum já há algumas milhares de décadas.

Esse relacionamento segue na linha e na mormalidade. Você e seu (a) parceiro (a) se dispõem a viverem juntos, tendo apenas a companhia um do outro no âmbito amoroso e sexual. 


5- Amizade colorida

Também conhecido como amigos com benefícios, esse tipo de relacionamento é um acordo realizado entre dois amigos no qual além de manterem a amizade, também aceitam ter intimidade sexual juntos. É também conhecido como PA (Pênis Amigo) e VA (Vagina Amiga).

Não há um relacionamento amoroso, os dois não são um casal, mas há uma satisfação juntos. Após a relação sexual, a amizade permanece inalterada. 


6- Relacionamento à distância

Quem disse que só é amor verdadeiro se o relacionamento for real, é porque não conhece a intensidade de um relacionamento virtual! Conversar por telefone, Whatsapp, Skype, fazer sexo por videochamada... Tudo isso também faz parte da rotina de um casal, e também envolve muito amor e paixão! Se há uma relação no lazer, com jogos online; nos negócios, por meio das reuniões virtuais, porque não pode existir no amor?!

Você pode conhecer seu verdadeiro amor de forma virtual, nas redes sociais, e isso não é desmérito! É amor do mesmo jeito, talvez até mais intenso do que um relacionamento presencial. 

É um verdadeiro desafio manter esta chama acesa, mas há quem acredite que seja possível vencer todas barreiras em nome do amor. 


7- Relacionamento independente

Os adeptos desse tipo de relacionamento não se veem sempre e há um desapego emocional entre eles. Cada um tem os seus programas e faz as suas atividades de maneira completamente distinta. Se o casal for casado, eles possuem casas diferentes. É um relacionamento bem esquisito.


8- Relacionamento de dominação Vs. submissão

Também existe esse arranjo, aonde uma pessoa tem poder sobre a outra. O (a) submisso (a) aceita a sua condição. Há um controle do (a) dominador (a), enquanto o outro obedece e segue o que é falado.  

Este tipo de relacionamento mina a autonomia do outro ser e deixa o outro com uma elevada responsabilidade de decisões. Desde se a outra pessoa vai ou não estudar, se vai ou não trabalhar, se pode sair ou não com amigos. Quando essas decisões não são em consenso, se configura em relacionamento abusivo. 

Embora exista o aspecto maléfico desse relacionamento, também há o benefício. Existem pessoas que constroem ótimos acordos de uma relação de dominação e submissão, e essa forma de atitude apimenta o relacionamento, sem invandir a privacidade ou a liberdade individual, exceto naquelas áreas previamente combinadas.


9- Relacionamento tóxico

É um tipo de relação totalmente desgastante por conta de opiniões distintas, brigas, discussões e violência, seja física, verbal ou psicológica. 

Mesmo com amor, esse relacionamento faz mal para um ou ambos. Extremamente tóxico, não há apoio dos parceiros, mas ataques e críticas. É visível o cansaço, desânimo e o desgaste e medo que qualquer palavra ou atitude pode desencadear na próxima briga de casal. 

De onde vem o relacionamento tóxico? Ele é fruto da imaturidade do casal, que não sabe lidar com os problemas e impasses que podem vir a surgir. Essas pessoas não cresceram ainda e não entendem nada do amor, utilizando comportamentos inadequados prejudiciais. 


10- Relacionamento desequilibrado

Em um relacionamento é preciso ceder, porém de ambos os lados! Nesse tipo de relacionamento somente uma pessoa cede, a ponto de se sacrificar em muitos aspectos. A pessoa deixa de encontrar seus amigos, muda os horários dos compromissos de sua agenda e deixa de fazer coisas que queria, tudo para ficar ou encontrar com a pessoa amada, enquanto ela não move uma palha pela relação! 

Doação e sacrifício exacerbado somente de uma pessoa pode dar merda no futuro! Parece que somente você se doa e leva o relacionamento à sério. Já sofri muito por isso! E as feridas e dores foram profundas! 


11- Relacionamento fantasma

É o tipo de relacionamento que nem um nem outro se doa pela reação, que tanto faz, tanto fez. O casal vive mais separado, que junto, e nem parece que possuem algum relacionamento. Até nas redes sociais você pode se assustar por ver uma foto do casal junto e apaixonado, enquanto na vida real não é nada disso que ocorre.


12- Relacionamento "enquanto isso"

Entre o término de um relacionamento e outro, a pessoa pode ter um consolo, alguém para suprir suas necessidades imediatas. Ou seja, enquanto levei um pé na bunda, tive meu relacionamento estraçalhado e estou solteiro (a), eu vou me divertindo como dá. Mas isso só parece ser bom para a pessoa adepta do relacionamento "enquanto isso", para o (a) outro (a) parece que está sendo usado (a), feito de brinquedo e/ou joguete.


13- Relacionamento saudável e equilibrado

É o recomendado, mas nem todos o procuram! É aquele relacionamento na medida certa, em que se sabe dividir o tempo entre o namoro e os amigos, além te tirar um tempo para aproveitar só com você. Ambos são queridos pela família um do outro e os amigos se entendem tanto quanto eles. 


14- Relacionamento "grudinho"

É aquele relacionamento meloso e chiclete. A vida de um não existe sem do (a) outro (a). Não há desgaste no relacionamento e eles quase que vivem no fantástico mundo da Disney


15- Relacionamento assexual

Um relacionamento sem sexo também pode ser prazeroso. Esse casal, por algum motivo, não possui uma rotina em que o sexo está contido, e está tudo bem. Eles podem até ser bonitos, se sentirem atraídos um pelo outro, serem saudáveis, mas o sexo jamais faz parte de suas vidas. 

Aqui o que mais vale entre o casal é o afeto, carinho e amor. Não é necessário o sexo para mediar a relação. 


16- Relacionamento troféu

Sabe aquele relacionamento que você só está com a pessoa porque tem algum benefício, por interesse?! É esse! A relação é construída pelo simples motivo que ela apresenta alguma vantagem, seja o status, dinheiro ou outros tipos de benefícios. 


17- Relacionamento "caso de cadeia"





Os casais chatos e pelasacos também tem seu espaço aqui! Dá vontade de mandar prender um longe do outro para ver se tomam jeito! É o típico casal confusão, que briga por tudo e e em qualquer lugar. Ciúmes em excesso nunca é bom. Separa que é briga! 


18- Contatinho

É a gíria utilizada para se referir a contatos ocasionais, efêmeros e passageiros que uma pessoa pode ter. É sinônimo de paquera, pessoas disponíveis para desenvolver algum tipo de relacionamento. 

Contatinhos são aqueles que estão na lista de contatos, mas não são seus amigos, colegas ou familiares. Ou seja, pessoas aleatórias que podem ser encontradas em baladas, nas ruas ou mesmo nas redes sociais. 

Sabe aquele "oi, sumido (a)" que recebe em um domingo à noite?! Aquele "bom dia, meu (a) anjo (a)" que manda no caminho para o trabalho, depois de rolar as conversas no celular?! As trocas de mensagem com pouco conteúdo, que ficam dias sem resposta, mas nunca acabam? Então, isso é ter um contatinho ou ser um contatinho de certo alguém. 

Essa é aquela pessoa que procura quando está de bobeira, que te ocupa enquanto você não conquista o (a) desejado (a) crush. 


19- Crush

Ao contrário do contatinho, o crush é alguém por quem a pessoa nutre sentimentos profundos, que podem desencadear em um relacionamento amoroso sério. Pelo (a) crush seu coração bate muito mais forte. 



Amor sempre é amor. Um relacionamento amoroso pode estar contido de intimidade, proximidade, conexão e vínculo; romance, atração e sexualidade; e compromisso ou não. A partir desses elementos, são definidos os conceitos para os tipos de relacionamentos. 

Assim como cada ser humano tem suas singularidades, os relacionamentos também. Eles possuem suas próprias características e arranjos. Então, viva o amor! Viva os tipos e arranjos de relacionamentos amorosos! Feliz Dia do Amor! Assim finalizamos a Semana dos crushs (Que foi um verdadeiro sucesso e fenômeno!). J-J



Por: Emerson Garcia  

8 comentários :

  1. Oi
    bom artigo para o especial do dia dos namorados.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É muito legal ver as diversas formas de amar!
    =)

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  3. ah que post lindo
    eu por enquanto to só no amor próprio mesmo haha

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  4. O importante é amar desde que o relacionamento seja sério, abraços
    https://www.lucimarmoreira.com/




    ResponderExcluir
  5. Sou do tipo monogâmica com certeza
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  6. O importante é amar e respeitar o próximo, adorei o post

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  7. Cabe a cada um descobrir a melhor forma de ser feliz...
    Fantástica postagem sobre o tema! Um grande abraço! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design