terça-feira, 28 de julho de 2015

Inclusão e o "dedo do meio" no Whatsapp



Nada de Black Face, nem #somostodosMaju. A nova forma de combater o preconceito é através do Whatsapp. Essa foi uma das interessantes descobertas que tive na noite de ontem. A nova atualização do Whatsapp (disponível para Android e IOS), traz uma versão "menos racista" (irei explicar mais adiante) de ícones já conhecidos, como a "princesa de coroa", "palmas" e o "hindu de tunica". A atualização traz também a saudação de Spock (Star Trek); um ícone pra lá de polêmico; possibilidade de silenciar pessoas e marcar mensagens como lidas; e também, personalizar o som de notificação de pessoas, ou seja, pra cada pessoa você pode colocar um toque. 

A atualização ainda não está disponível na Play Store nem na Apple Story. Para adquirí-la, você deve baixá-la diretamente do site do aplicativo, observando nas configurações se no item "segurança" a opção de "permitir a instalação de aplicativos de outras fontes além da Play Store" (não sei como é em outros sistemas) está marcada. Não consegui ter o ícone polêmico ainda. É um processo mais complicado. O fato, é que essa nova atualização trouxe uma reflexão.


Ícones de todas as raças


Para os viciados em Whatsapp de plantão: "Alguém poderia me dizer como era a pele da princesa de coroa?", "A cor do hindu de tunica?", "A cor da pele das mãos que batem palma?", "A cor dos membros do ícone da família?" ou, até mesmo, "A cor do policial?". Respostas: branca, negro, branca, brancos, branco. Ou seja, cores pré-concebidas que não poderiam variar de forma alguma. 

Sabe-se que o mundo é uma mistura de raças, e que os tempos de segregação racial já passaram (Graças a Deus!). Poucas pessoas perceberam, mas o Whatsapp foi preconceituoso ao fazer os ícones. Agora, para cada um deles (na seção de "pessoas") temos 6 variações de peles: parda, branca clara, branca escura, morena clara, morena escura, negra. 

Se uma ação como essa, de mostrar a variação de raças dos seres humanos, fosse usada para acabar com o preconceito contra o jogador Daniel Alves (lembra da banana jogada no campo de futebol?), acharia a ideia genial. Agora, o que aconteceu, foi as pessoas, e os "idealizadores humanistas", deixarem Daniel mais com cara de macaco do que ele já estava. Dizer que #somostodosmacacos, é desrespeitar nós mesmos, e uma atitude racista e preconceituosa. #Somostodossereshumanos #detodasasraças.


À esquerda, foto de Neymar em apoio a Daniel Alves; À direita foto de Ota Benga, Zoológico do Bronx, Nova York, em 1906. Comparar negros à macacos é um insulto racista, em ambos os casos.



Ícones de todos os gêneros


O Whatsapp não foi a primeira rede social a ter a atitude de inclusão, mas o Facebook, recentemente, mudou a ordem de seus ícones. Uma mudança sutil, mas que trouxe uma série de reflexões e significados. 

Para quem se lembra, os ícones de "solicitações de amizades" trazia primeiro a figura de um homem e de uma mulher do lado. Agora, é o contrário: a mulher vem em primeiro plano, tanto nesse ícone, como em outro, onde ela está na frente de dois homens ("grupos de conversas"). Para as feministas de plantão, essa foi uma conquista e tanto. A mulher, que antes era menor que o homem, agora tem o mesmo tamanho. Mais um dos simbolismos para analisarem com cautela. Isso tudo, pra mostrar que o poder do machismo na sociedade não é mais tão forte assim





Da inclusão para o insulto


Agora a frase: "Eu vou xingar muito no Whatsapp!" vai fazer muito sentido para os insultadores e mal educados. A opção de mandar alguém "para aquele lugar" já é possível. Mas claro, tudo tem que ser feito com moderação, se você não quiser ser bloqueado. 



O fato é que o Whatsapp tem se modelado à sociedade atual. Várias formulações estão sendo feitas, para atender a todos, independente da cor, do estilo. Atende até aqueles que não tem papas na língua. J-J



Por: Emerson Garcia

37 comentários :

  1. ahh, gostei muito deste post! eu não uso o whatsapp, mas acho muito bem que tenham criado "bonequinhos" de todas as cores :) beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho muito bacana os ícones do whats se adaptando ao nosso dia a dia. O dedo do meio é super válido! hahaha

    ResponderExcluir
  3. Eu acho bacana, mas para mim sou daquela opção que tinha que ser tudo amarelo mesmo hahaha Isso me lembra um pouco de quando fizeram uma pesquisa para saber a corn dos Os Simpsons e disseram que eles eram brancos, pra mim eles são a junção de todas as cores em uma só. Gostei do post :D

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe que eu vendo Os Simpsons esses dias eu tive a mesma sensação?! Até quando a gente escolhe um ícone de rostinho ou partes do corpo no whats agora, a base é o ícone amarelo. Boa reflexão!

      Excluir
  4. Já tinha reparado nessa mudança das raças no Whatsapp web, mas não sabia que liberaram o download para uso no smartphone. Bem bacana saber, é mais do que na hora da inclusão social/racial fazer parte de tudo ao nosso redor.

    ☂ Blog Faroeste Manolo ☂
    ♦ Fanpage ♦

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. São as redes sociais se adaptando aos paradigmas da sociedade.

      Excluir
  5. Whatsapp tem sido algo novo pra mim, só semana passada passei a usar. Tinha muito preconceito com o app por conta de polêmicas que já rolaram por causa dele. Está aí um ponto positivo!
    Gostei do espaço aqui, bom post! :)

    Bia,
    Blog Since85

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ferramenta muito válida.
      Obrigado pelo elogio.
      Volte sempre. :)

      Excluir
  6. Achei o post bem legal apesar de não usar muito o whatsapp
    Beijokas da Carol e Camila:*
    Vamos Papear 

    ResponderExcluir
  7. Vi uma pessoa com o "sinal do Spock" e fiquei muito curiosa pra saber onde que colocava! Eu sempre achei os ícones mesmo muito preconceituosos, quando a apple mudou, já fiquei mais feliz (apesar de eu ter um samsung). A sutil mudança no facebook foi bem comentada por nós, feministas. E apesar de parecer uma conquista tão pequena mostra que de pouco em pouco o machismo vai acabar! <3

    www.arrasandodeallstar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Agora você já sabe o segredo hahaha. Eu achei uma ação e tanto do Facebook, bem como do Whatsapp.

      Excluir
  8. Ainda não tinha visto essa atualização, que interessante!!!

    ResponderExcluir
  9. Que maximo amei dica maravilhosa
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=eNNlFtDc1-o
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Como eu uso o Windows Phone, acho que ano que vem chega a atualização #ironia hahahahahaha

    Bom, eu já insultava antes do dedo do meio (desculpa gente.) usava o OK sabe? com o dedo? hahahahahah

    ResponderExcluir
  11. O melhor de tudo foi a saudação de Spock, demais!

    Bjs, rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. oi oi oii, vim te avisar que te marquei em uma tag no meu blog!
    Beijos
    http://onlypoison1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. o meu não mudou nao kkkkkk, vou lá olhar

    Bjuuu
    http://www.blogjumedeiros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, em um primeiro momento a mudança era manual. Agora, acho que já é pela Store.

      Excluir
  14. Eu vi isso do dedo do meio, não tenho o whatsapp, acho desnecessário na minha vida uasuahs, muito bom o post.

    http://stroke-of-insanity.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu acho bacana essa inclusão mas acho desnecessário o dedo do meio rsrs gostei bastante das atualizações , tomara que assim as pesssoas melhorem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gosto pra tudo né?
      É uma ação imbutida, querendo ou não.

      Excluir
  16. Adorei essa nova versão tentei atualizar pelo play store e não tinha atualização, agora sim seu como vou conseguir hahaha
    Beijos,

    http://blogsejaforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Muito legal esse post! Achei super interessante essa ideia de inclusão através das redes sociais, é uma ótima maneira de diminuir o racismo e o preconceito que ainda vemos hoje em dia.
    http://cristadelicada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. GB Whatsapp é um dos muitos clones de um aplicativo de mensagens popular gbwhatsapp pro v12 pelo Facebook

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design