A Seara conseguiu retornar com sua campanha "S de Seara" ontem (13), depois de suspensa pela justiça, com a alegação de usurpar o slogan de sua concorrente, a Sadia.
Criada pela agência WMcCann, a propaganda traz uma família que vai até a padaria e pede um presunto, mas sem falar o nome do produto, para que o vendedor descubra. No final, a marca que começa com S e termina com A é a Seara, e não a Sadia.
A briga da Sadia foi pela apropriação de seu "S", já difundido e patenteado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A Seara está sendo acusada de despatenteá-lo, e de utilizar um marketing agressivo em suas campanhas.
Em minha opinião, a atitude da Sadia de pedir a remoção da campanha, é porque a Seara está fazendo barulho. Imagina só: ela ousou em colocar uma ex apresentadora de um jornal reconhecido (agora ela é do entretenimento); e ousou enfrentá-la, dizendo que seus produtos são melhores que o dela.
Por outro lado, acusam a Seara de apropriar-se de um slogan, que ao meu ver não é verdade. Não é preciso ser um expert em língua portuguesa para entender que ambas as marcas começam com S e terminam com A. A empresa BRF, da Sadia, alegou que o S é distintivo da Sadia. E eu concordo. Mas na propaganda, a letra estilizada (imagem abaixo) não apareceu literal, quiçá metaforicamente. O que apareceu foi uma inferência textual, e não necessariamente ligada à Sadia.
Por outro lado, acusam a Seara de apropriar-se de um slogan, que ao meu ver não é verdade. Não é preciso ser um expert em língua portuguesa para entender que ambas as marcas começam com S e terminam com A. A empresa BRF, da Sadia, alegou que o S é distintivo da Sadia. E eu concordo. Mas na propaganda, a letra estilizada (imagem abaixo) não apareceu literal, quiçá metaforicamente. O que apareceu foi uma inferência textual, e não necessariamente ligada à Sadia.
Inferência textual é a habilidade de analisar, comparar, tirar conclusões lógicas de fatos ou acontecimentos, a partir de informações implícitas em um texto, com significado oculto.
Todo bom leitor de uma propaganda deve analisar seu contexto (falado pelo meu querido Pedro Blanche ontem); suas falas - implícitas ou não; e suas referências. Algumas pessoas não compreendem as propagandas (eu já não entendi várias), ou então, a analisam de forma errada (o que aconteceu com a da Seara).
Compreenda a propaganda da Seara
1- A Seara trouxe seu próprio slogan: Não foi o "S" da Sadia; não foi a marca com a letra inicial preto, restante vermelho, com o pingo no "i" preto; muito menos o "S" estilizado. Foi seu próprio slogan: SEARA (que diga-se de passagem é menos atrativo que o da Sadia).
2- A Seara fez uma inferência textual a si mesma: A concorrência pode fazer biquinho, pode processá-la por liminar, mas o jogo de palavras se refere a própria Seara. Só iria se referir a Sadia, se, e somente se, estivesse explícito o S, e não é qualquer "S", é o que se parece uma linguiça.
3- A Seara não está fazendo seu marketing sobre a Sadia: A crescente vendas de seus produtos tem um nome: Fátima Bernardes. Com ela, embaixadora da marca, as vendas duplicaram em São Paulo. Mas seu sucesso, também se deve às propagandas, que estão sendo criativas, e agressivas (vide essa). Que a Sadia possa crescer também, sem derrubar a propaganda dos outros.
Estratégia agressiva
Digamos que o objetivo da Seara seja enfrentar a Sadia, e que nenhuma dessas premissas que eu falei no tópico acima (Compreenda a propaganda da Seara) sejam verdadeiras, porque eu gosto de colocar lenha no fogueira. Será que, mesmo assim, a propaganda deveria sair do ar?! NÃO!
Sabe-se que o mercado publicitário é extremamente competitivo, e isso é saudável para o crescimento de uma marca. É legal ver a conquista de algumas delas, e os artifícios que utilizam para isso. Um produto ganha o gosto do público, não só por sua qualidade (e na propaganda, a Seara disse que seu presunto está com 36% menos sódio e 50% menos gordura, não contém glúten ou lactose), mas também por suas estratégias.
Se a Seara provocou seu concorrente, porque torcer o nariz?! Marcas famosas americanas tem sobrevivido nesse mercado sanguinário (e não colocaram suas concorrentes na justiça).
A Pepsi e a Coca-Cola juntaram-se e ambas foram promovidas em uma campanha.
Mas em outro momento, foi a vez da Pepsi zoar a marca concorrente, em uma propaganda polêmica e provocativa.
A Samsung provocou a marca da "maçã mordida", Apple, mostrando seu novo modelo de celular com propriedades interessantes e com a tela maior do que a da concorrente.
A diferença dessas propagandas para a da Seara, é que elas trazem a marca concorrente explicitamente em seus comerciais. A Seara não. Acredito que a inferência textual da propaganda refere-se a própria marca, e não a da Sadia. Mas se referisse a ela, não veria mal algum. A Sadia poderia ver por um outro prisma: o da concorrência querer promovê-la; ou fazer uma 'brincadeira' sem intenções mercadológicas; ou, até mesmo, entender que o "S" não é só dela. J-J
Por: Emerson Garcia
Great post dear. I hope you visit my blog also. I wish you happy rest of the week and the weekend. Keep in touch pls. Kiss
ResponderExcluirhttp://mylovelyfashionbih.blogspot.com/
Thanks from commenting.
ExcluirNossa. Falou tudo. Concordo contigo!!!
ResponderExcluirObrigado Thais. Estamos juntos!
ExcluirOi, gostei muito dessa propaganda, ela é criativa. Eu não sabia que ela estava suspensa.
ResponderExcluirDé uma passadinha no meu blog, você vai adora ele tanto quanto eu adorei o seu.
Se gostar, me siga. Mas se você não gosta.......
ME SIGA mesmo assim!!! rsrsrs
Beijokas!!!!
http://viciadasemlivros911.blogspot.com.br
Criativa e bem corajosa né?!
ExcluirEstou sempre por lá :)
Como eu amo esse mundo publicitário <3
ResponderExcluirAdorei o post. Eu como publicitária adoro ver quando a campanha é liberada para a mídia nacional, principalmente depois de uma acusação dessa.
www.revistadarafa.com.br
Esse mundo é bem interessante mesmo, Rafa.
ExcluirEu também gostei da propaganda ter voltado para o ar.
Nao sabia que no Brasil podia patentear algo( pensei q fosse somente no EUA) mas enfim... Quando vi essa propaganda pela primeira vez eu logo pensei na Sadia que faz sempre diz: S DA SADIA, porem to de cara com essa briga toda rs, lembrei de uns anos atras de brigas em comerciais de cerveja uma alfinetando a outra, acho ate divertido rs
ResponderExcluirbeeijos
http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/
A associação vem logo de cara, mas precisamos analisar o contexto de tudo.
ExcluirLembro dessa época das propagandas de cerveja. Parou um pouco agora né? Podia voltar.
é patenteado o nome né, e não a letra. Não vejo nada de errado com a propaganda hahaha, eu até curti bastante qdo vi a primeira vez kkkkk Adorei o post, não sabia da "briga"
ResponderExcluirBjuuuuu
http://www.blogjumedeiros.com/
Obrigado pelo esclarecimento, Ju.
ExcluirQuando vi a primeira vez achei bem ousado e divertido. Uma boa concorrência, mas sempre prezando o respeito, é bom.
ResponderExcluirBjs, rasgadojeans.blogspot.com
Verdade! Acho que a Seara não desrespeitou a Sadia de forma alguma.
Excluirnão sabia dessa briga, mas o mundo publicitário é assim mesmo né? adorei o post :D beijos
ResponderExcluirPois é. Bem sanguinário esse mundo. Que bom que está sabendo a partir do blog. Por aqui no Brasil é isso que rola rsrs
ExcluirOi Emerson!! Eu simplesmente surtei com seu post!! Eu fiz Adm com especialização em Mkt!! Conforme fui lendo lembrei da Coca e da Pepsi... Ai vc falou deles!! Eu sinceramente acho sim que a Seara se aproveitou da marca Sadia o que acho um pouco burro pq nessa brincadeira de" começa com S" a primeira marca q vem na cabeça eh a Sadia... E depois eles quebram falando que eh a Seara... Mas primeiro vc pensou na Sadia...pelo menos a maioria das pessoas... ... Mas gosto pq movimenta o mercado.. Deixa as propagandas mais interessantes... O q vc falou eh verdade... Nos Eua o comercio eh sanguinário... E ngm reclama... O brasileiro ta mto chato... Td reclama.. Rsrsrs Amei esse post!! Parabéns!!
ResponderExcluirBjo
JuJu
www.asbesteirasquemecontam.com.br
Obrigado, Ju. Grato por seu comentário.
ExcluirEu simplesmente AMEI esse seu post. Semana passada eu estava comentando com o pessoal da minha sala (eu estudo PP) e é o que eu disse: a estratégia que eles usaram foi muito boa, porque não deixou explicito que se tratava da Sadia, só deixou para imaginarem, a única parte que eles "cutucaram" a Sadia foi quando a Fátima Bernardes diz "Saia do automático", porque realmente já é no automático a maioria pensar na Sadia como marca de presunto e etc, como também já é no automático pensarem na Coca-Cola quando falamos e refrigerante. Eu gosto de publicidades assim que cutucam a onça com a vara curta, porque só se arriscando pra poder ganhar espaço hoje em dia né? Enfim, adorei o post!
ResponderExcluirBeijos!
www.likeparadise.com.br
Quem não se arrisca, não petisca. Já diria o ditado. Bela reflexão sobre o 'saia do automático', Thamires.
ExcluirAcho desnecessário essas briguinhas entre empresas que acusam outras de copiar algo ou provocar através de uma campanha. Não importa se começa com a mesma letra, tem slogan parecidos, porque afinal quem faz a sua a marca é a empresa. :)
ResponderExcluirANDYZANDO
Exatamente. E quem faz a sua propaganda também.
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