quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Quinta de série: Vou viver de HQ

Pode conter spoilers!


Quais são os desafios para quem quer ou trabalha com HQ? É possível viver e tirar sustento de revistas em quadrinhos? A minissérie documental Vou viver de HQ da Globoplay, lançada em 23 de novembro de 2022, apresenta a história dos irmãos gêmeos quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá, e responde essas perguntas. Criada e dirigida por Giuliano Zanelato e Rogério Zagallo, contou com 6 episódios, de em média 30 minutos cada

A série aborda três aspectos dos irmãos: saga de sucessos, prêmios e desafios pessoais. Com a criação da série de quadrinhos Daytripper a dupla venceu três Einser Awards - o mais importante prêmio do mercado internacional de HQs. Então, aborda-se a produção dessa revista em quadrinhos, bastidores e outros detalhes. Além disso, também conta com a apresentação do projeto da adaptação do romance Dois Irmãos (série já falada aqui no blog) em HQ. 



Acompanhamos a saga tanto de trabalho como na vida dos irmãos. Técnicas de desenhos e bastidores são apresentados, assim como a relação dos irmãos entre si, amigos e familiares. É uma minissérie bem humana, que também apresenta a luta dos irmãos, os percalços na saúde que um deles enfrentou e as histórias de infância de Fábio e Gabriel, desde os primeiros traços até a decisão de apostar na carreira de quadrinistas. Gabriel Bá falou um pouco mais:

“É muito interessante poder rever a nossa história dessa maneira, relembrar situações que vivemos, lugares que visitamos. E acho que é isso que pode atrair o público. A série mostra os caminhos que nos trouxeram até aqui, pois as coisas não acontecem por um passe de mágica, da noite para o dia. O público nos vê no evento, vê nossos livros, mas não vê sempre tudo que fizemos para chegar até ali e o documentário ajuda a contar essa trajetória”.


Trajetória essa que contou com provações, furacão na intimidade, dramas, dificuldades, desafios e alegrias. A ideia foi a de mostrar que nada na vida é fácil, tudo tem um preço. Além disso, a série incentiva as pessoas a lutarem pelos próprios sonhos, objetivos e metas. Fábio Moon aconselha:

“Vale a pena, mesmo que demore, e provavelmente vai demorar mesmo. É nessa demora que as surpresas acontecem”.


Quem diria que de "fanzines" independentes, eles seriam vencedores de de prêmios internacionais e autores best-sellers, sendo reconhecidos nacional e mundialmente?!


O documentário é bem legal. Porque documenta o processo de criação e lançamento de Daytripper, numa editora grande dos EUA,  e além disso, mostra os desafios e percalços na realização de sonhos. O trabalho de produção foi grandioso e durou uns três anos, mais ou menos, com bastante horas de materiais gravados. Ao final, há a informação que a história de trabalho de HQs dos irmãos não acabou, há outros caminhos pela frente. Como sugestão para a Globoplay, seria interessante se em cada temporada da série fosse aborda a história de um quadrinista brasileiro famoso. Recomendo a produção! J-J 

 


Por: Emerson Garcia

12 comentários :

  1. Nossa, eu não conhecia esse documentário mas vou assistir com certeza! Acompanho muitas quadrinistas brasileiras nas redes sociais e é muito louco ver os corres da galera pra conseguir viver do próprio trabalho - esse registro a longo prazo me deixou super curiosa!

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito ligada com HQ, mas fica a dica para quem gosta Emerson.
    Desejo um feliz 2024!
    O ano começou e eu preciso da sua participação na Pesquisa de Público no meu blog.
    Big Beijos,
    Lulu

    ResponderExcluir
  3. Ah, que legal, vou tentar ver. Sempre tive interesse em todos os tipos de arte e na trajetória dos artistas, então, tem tudo a ver comigo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Que série maravilhosa, adorei demais essa dica

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Interessante a proposta da série, principalmente como escritora gosto de ver o caminho dos colegas de profissão pra ter aquela motivação extra e não desistir. Gostei da dica!

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  6. Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes.apk snaptube

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse documentário, de uma qualidade tamanha🙂

    ResponderExcluir
  8. Imagino que seja uma série muito interessante de ver
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Poema: “ Amor livre e consciente “
    .

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o documentário ainda não conhecia abraços.

    ResponderExcluir
  10. È sempre bom acreditar nos sonhos mesmo que eles nos pareçam impossíveis!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design