terça-feira, 31 de março de 2020

Além da Classic Blue (PANTONE 19-4052), a cor de 2020


No final de 2019 a Pantone divulgou qual seria a cor de 2020: PANTONE 19-4052 Classic Blue. O tom é um clássico azul que inspira, de acordo com a empresa, "calma, confiança e conectividade". A cor lembra o céu noturno do entardecer, ou seja, um azul forte, mesmo que inspire tranquilidade. 

De acordo com a psicologia o azul sugere paz, serenidade e proteção ao ser humano. O site Follow the colours acrescenta que é a cor das virtudes intelectuais, ou seja, sabedoria, inteligência, ciência, controle, concentração e independência. Além disso, é relacionado a purificação (só lembrarmos que a água dos oceanos é azul) e tem o poder de expulsar energias negativas, estimulando a busca da verdade interior, bondade, ordem e disciplina. 

111 tons diferentes nomeados de azul, mas o foco desse post é falar da cor de 2020. 

O vídeo abaixo apresenta o Classic Blue com uma música relaxante de fundo:






Em tempos de incertezas, dúvidas e questionamentos que o mundo passa, ser inspirado por uma cor confiante e forte é essencial. Leia o enunciado da diretora executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman (com grifos):

"Essa certeza e constância é expressa pelo PANTONE 19-4052 Classic Blue, uma cor sólida e confiável na qual sempre podemos nos apoiar. Permeada por uma profunda reverberação, PANTONE 19-4052 Classic Blue é um porto seguro onde ancorar. Um azul sem limite como o vasto e infinito céu noturno, PANTONE 198-4052 Classic Blue nos incentiva a olhar além do óbvio e assim expandir nosso pensamento; desafiando-nos a refletir com mais profundidade, aumenta nossa perspectiva e abre o canal da comunicação."

A Pantone lança suas color trends desde o ano 2000 (Saiba detalhes aqui). A última cor escolhida foi a Living Coral (Pantone 16-1546) (Saiba mais informações aqui). A Classic Blue é a 21ª cor escolhida!  


Mais sobre o azul 



A cor elucida a comunicação e conexões humanas, pois proporciona uma abertura para o diálogo por ser um tom transparente, aberto e profundo, assim como o céu gigantesco e o mar de imensidão.

Ana Karina Miranda de Freitas no artigo Psicodinâmica das cores em Comunicação  associa o azul à matéria e ao afeto. Podemos vê-lo no frio, mar, céu, gelo, águas tranquilas e na feminilidade (Sim! Como falei nesse texto o azul é uma cor feminina e delicada, não masculina!). Também o percebemos na verdade, afeto, paz, advertência, serenidade, espaço, infinito, fidelidade e no sentimento, mas não qualquer um, o sentimento PROFUNDO. 

A autora também cita a Teoria de Young-Helmholtz que teve o intuito de encontrar as três cores primárias na constituição do homem. De acordo com Young o olho humano é sensível primeiro ao AZUL, depois ao violeta e ao verde. As cores funcionam como receptores e são captadas pelo nosso cérebro. Veja a imagem explicativa abaixo:



A cor tem origem no árabe e no persa lázúrd, por lazaward e proporciona a sensação do movimento para o infinito ou para um céu sem nuvens.

De acordo com a Cromoterapia, o azul é a primeira cor fria, sendo a mais sutil e a que trabalha com emoções e sentimentos. A imagem abaixo mostra que o azul vem antes do azul arroxeado, violeta e vermelho-arroxeado, sendo considerada a primeira cor, de fato, fria. Veja:





O azul escuro, na tonalidade do Classic Blue, representa amplitude e profundidade, permitindo experiências que envolvem todos os sentidos, ou seja, experiências multissensoriais que conectam vários inputs sensoriais de nós mesmos, com os semelhantes e com o nosso mundo físico/natural em torno de nós. Não é difícil perceber as conexões ao ver um céu azul escuro e límpido, assim como um mar azulzinho. Desse modo, vemos a cor; sentimos a textura da água; e até mesmo utilizamos o olfato para cheirar nuvens. Isso que são eperiências multissensoriais, entende?


Azul e outras cores



O azul é uma cor que combina com outras, sejam frias ou quentes. Experimente combinar o azul com o amarelo, azul com prata ou azul com dourado que você será bem sucedido. É só observamos a natureza: o azul escuro orna bem com as estrelas pratas e a lua prata, o azul do mar combina bastante com a vegetação verde marinha e, ainda, o azul do céu se encaixa muito bem com o amarelo do sol. A cor, portanto, aceita muito bem a luz, tornando-se uma cor cósmica. 


Inspire-se!




A cor, baseada no céu escuro (natureza), pode ser observada em esmaltes, vestidos, sofás, papéis de parede, casacos, calcinhas, sutiãs, cuecas poltronas, quadros, azulejos, tintas, cadeiras, sapatos, tênis, entre outros. Use e abuse da cor! A partir de agora, falo como usar a cor com propriedade em vários tópicos:


Vestuário

O Classic Blue cai tanto em outfits monocromáticos, como em peças isoladas no look. Você pode fazer as combinações que citei no tópico anterior. Você pode brincar com a cor também em diferentes texturas e tecidos. 

Esse tom de azul nas roupas proporciona uma sensação de tranquilidade e serenidade, suavizando (ou até mesmo exterminando) as tensões e pensamentos negativos do dia a dia. Em apresentações ou reuniões de negócios, a cor tanto aproxima e envolve com o grupo, como dissipa o nervosismo e a ansiedade. 


Sapatos e acessórios


A tonalidade deixa qualquer combinação mais charmosa e elegante. 


Moda praia e lingeries

A cor, mesmo sendo fria, combina muito com a estação que acabou (verão) e com muitas outras, provando que a Classic Blue pode aparecer em visuais praianos, na piscina ou em momentos românticos e/ou à dois. 


Decoração



Em ambientes, a cor pode ser usada nas recepções de empresas, pois ameniza o tempo de espera, promovendo calma.

Já em casa, a paleta de cor é indicada em quartos de dormir, sendo excelente para quem sofre de insônia ou acorda muitas vezes à noite e demora para voltar a ter sono. Você também pode usar uma luz azul na hora de dormir, pois ela acalma as pálpebras e os olhos. 


Alimentos




Já os alimentos trazem energia para a vida. Frutas como ameixa, amora, uva e blueberry, se ingeridas de uma a duas vezes por semana, ajudam nos benefícios do azul no cotidiano. 


A cor de 2020



Essa é a cor desse ano. Tentei apresentá-la de uma forma única, como não vi em muitos blogs, com curiosidades entre outras coisas. J-J


Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Gostei de ler e ver! Precisamos amenidades! Adoro o azul e esse tom é lindo. Adorei a imagem com as nuvens em movimento! abraços, lindo dia!EM CASA! chica

    ResponderExcluir
  2. Oi, Emerson como vai? Excelente. A cor azul é uma das melhores, pois normalmente transmite positividade. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Bonita cor
    Gostei do post
    Abraço

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Batatas Fritas...

    ResponderExcluir
  4. Essa cor é linda e na decoração cai bem com o branco, dá até a sensação daquelas casas na Grécia
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Legal a forma como você apresentou a cor, falando bastante em sentimento. Amo azul e essa serenidade do tom do ano veio a calhar com o que precisamos nesse momento tão difícil que estamos passando.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design