quinta-feira, 26 de março de 2020

Quinta de série: Jezabel

Pode conter spoilers!




Na volta do Quinta de série falarei da produção da RecordTV, Jezabel. Com 80 capítulos, foi exibida entre 23 de abril e 12 de agosto de 2019, na faixa das 8 e meia da noite. Ela é considerada ao mesmo tempo como uma macrossérie (Por ter mais de 50 capítulos) e uma novela, mas aqui no JOVEM JORNALISTA a considero como uma série, a exemplo do que fiz com Verdades Secretas. Contou com Lidi Lisboa no papel principal - a primeira protagonista negra de novela bíblica, André Bankoff, Iano Salomão, Rafael Sardão, Mônica Carvalho, Adriana Birolli, Juliana Knust e Juan Alba. Foi escrita por Cristianne Fridman e dirigida por Alexandre Avancini.

A ideia, com a exibição de Jezabel: A rainha má, foi a de abrir espaço para produções onde os protagonistas são vilões da Bíblia. Assim, podemos ver tramas como a de Caim  e Judas indo ao ar, por exemplo. Esse modelo de produção é mais um espaço a ser explorado, depois das novelas e minisséries bíblicas. Embora com essa ideia de roteiro, não li nenhuma notícia de uma série do gênero sendo produzida atualmente.   

Jezabel conta a história de uma mulher de uma beleza singular, com alto poder de persuação que se torna rainha de Israel. Acontece que essa união é proibida por Deus, pois ela sendo fenícia não poderia se casar com um israelita. Mesmo assim, Jezabel arma uma situação e se casa com o rei Acabe, contaminando seu reino e o povo de Israel com a religião de Baal, o qual ela é adoradora ferrenha. Além de sua persuação, Jezabel é perseguidora dos profetas de Deus. Seu nome é ligado diretamente ao deus que adora, significando "Baal exalta", 'Baal é marido de" ou "impuro"

Mesmo que o rei de Israel fosse Acabe, quem realmente mandava e comandava era Jezabel. Ela tinha uma enorme capacidade de manipular situações e pessoas para seus planos nefastos. Acabe era apenas uma peça do seu jogo de tabuleiro, sendo um rei abobalhado, fraco e permissivo.

Jezabel era uma mulher vaidosa, apaixonada por ouro, maquiagem e adornos extravagantes. Possuía não só a vaidade exterior, como a vaidade interior. Aliás, dentro dela só existia vaidade, opulência, soberba e dissimulação. Enfim, Jezabel era uma sacerdotisa dominadora e religiosa, que se denominava porta-voz dos deuses, por isso ganhou o título de profetiza. Quem gostaria de ter uma mulher dessas como amiga?!  

A profetiza de Baal tem como aliados o cruel Hannibal, seu amante e general de sua tropa, e Thanit, sua ambiciosa melhor amiga, capaz de influenciá-la com planos bárbaros, além de Baltazar, um ex profeta casado com Temina, que a trata com machismo e inferioridade. 

Na outra extremidade, para confrontar Jezabel, estava um profeta de Deus: Elias. Ele fez de tudo para que a aliança promíscua não fosse concretizada, mas Acabe não quis ouví-lo. A partir daí é visto como arquiinimigo por Jezabel. Ela passará a persiguí-lo com unhas e dentes, sendo até mesmo capaz de colocar a ninfeta Dido para seduzir Eliseu, discípulo de Elias, para descobrir os planos do profeta. 

Ainda na luta contra a rainha estão Isaac, Matheus e Obadias - administrador do palácio. Jezabel também sofreu ameaças de Queila, viúva do falecido irmão de Jezabel; e de Aisha, a bondosa primeira esposa de Acabe, que o ama de forma verdadeira e faz de tudo para que ele perceba que é manipulado pela rainha má.  

A série demonstra como atitudes e alianças errôneas podem levar à destruição pessoal e de uma nação inteira. Em um mundo contaminado por várias culturas e misturas, a produção mostrou como vale a pena servir à Deus com integridade. A produção respondeu a seguinte pergunta: nessa guerra espiritual, quem sai vencedor?! 
   

Personagens

A produção conta com muitos personagens. Resolvi mencionar somente os mais importantes. 



Jezabel: princesa fenícia e primeira sacerdotisa de Aserá, filha do rei Etbaal, rei dos sidônios. É dona de uma beleza rara. Embora seja rica, tem um passado sofrido, por ter perdido sua mãe e também por ter sido prostituta. Jezabel foi criada ao redor dos rituais de adoração aos deuses pagãos Baal e Aserá. Nenhum homem (NENHUM MESMO!) pode estar acima dela. Teve três filhos com o rei Acabe: Acazias, Jorão e Atália. 




Acabe: sétimo e pior rei de Israel. Totalmente sugestionável e um patrocinador da idolatria e tentativa de extinguir a fé no Deus único, ideias encabeçadas por Jezabel. Ele não pensava no povo muito menos em Deus, sendo alimentado de sua vaidade. Almejava ter a admiração do povo e respeito dos profetas, o que não acontecia. Casou-se visando relações políticas entre Israel e a Fenícia. Culpava Elias e outros profetas pelos infortúnios de Israel, como a seca. 




Elias: nasceu na aldeia de Gileade, que foi incendiada por viver fora dos caminhos do Senhor. Após esse episódio, decidiu que não deixaria mais que ninguém passasse por seu sofrimento e que viveria para espalhar a palavra do Deus Único, o Deus de Israel. Era veementemente contra a idolatria que Jezabel insistiu em instaurar, profetizando palavras do Senhor contra Israel. Elias era um homem forte, corajoso, determinado e destemido. 




Eliseu: um homem forte, bonito, simples, trabalhador, servo do Senhor e discípulo de Elias. Ajudou sua família a cultivar produtos agrícolas. Eliseu recebeu unção dobrada de Elias, tornando-se seu sucessor. 





Hannibal: general do exército fenício, que divide o comando do exército israelita com o general Barzilai. Másculo, forte, rigoroso e amante de Jezabel. Barzilai é seu maior rival. 





Thanit: fenícia, sacerdotisa da deusa Aserá. Mulher vaidosa, ambiciosa e tão cruel como a rainha má. 





Baltazar: israelita cheio de dúvidas com os assuntos espirituais. Casado com Temina e pai de Chaya, é um marido rude, que não reconhece a esposa como um ser pensante. Se torna o principal informante da rainha má. 





Barzilai: general comandante do exército israelita. Homem forte, bonito, combatente valente e bem preparado nas artes da guerra. Seu principal inimigo é Hannibal. Recebe de Acabe a responsabilidade de cuidar de Queila, por quem se apaixona. 




Hannah: moça linda, alegre, camponesa, serva de Deus. É irmã de Eliseu. É alvo da cobiça de Abner, mas se torna esposa de Tadeu. 




Tadeu: primogênito de Nabote e irmão de Abner. Um rapaz bonito, bom caráter e servo do Senhor. É companheiro do pai e trabalha com ele na vinha, tendo o mesmo talento para a produção de bons vinhos. É noivo de Hanna, mas vira alvo da obsessão de Jezabel. 




Abner: é o filho mais novo de Nabote, sendo irmão de Tadeu. É alegre, bonito e tem inveja do irmão Tadeu por achar que o pai sempre gostou mais do primogênito. 






Nabote: casado com Elza, pai de Tadeu e Abner. Servo de Deus, trabalhador, ético, caráter ilibado, pai e esposo amoroso. É dono da melhor vinha de toda Israel, abastacendo o palácio do rei Acabe e o comércio local. Acabe se interessa por sua venda, sendo capaz de pagar uma alta quantia por ela. 






Levi: ajudante de Phineas em sua loja e explorado por ele. Possui boa índole e é meio atrapalhado. Mesmo trabalhando vendendo postes ídolos e imagens, sente que isso é errado. Vive o primeiro amor com Leah. 






Leah: prima de Raquel e Noam, vive o primeiro amor com Levi, apesar da resistência de sua família por ele trabalhar vendendo ídolos. 






Raquel: filha de Emanuel e Yarin. Moça linda, alegre, inteligente, teimosa e serva do Senhor. Se apaixona por Micaías à primeira vista, quando ela se esbarra nele. 





Micaías: filho do profeta Inlá e de Rebeca. Jovem bonito, inteligente, alegre, corajoso, simples e aluno na escola de profetas. Dono de um temperamento explosivo, se envolve em confunsões por agir, muitas vezes, sem pensar. Ele faz parte de uma resistência de profetas e discípulos que agem contra a rainha má. Vive um romance com Raquel e se torna profeta. 





Isaac: jovem divertido e medroso. É assistente de Obadias no palácio. Temente a Deus, bom coração, vive apavorado com medo de ser vítima das maldades de Jezabel. 







Matheus: soldado forte e destemido e servo do Senhor. Correto e leal, se coloca ao lado do general Barzilai. 






Obadias: é administrador do palácio do rei Acabe e temente a Deus. Um homem inteligente, diplomático, bondoso, corajoso. Torna-se espião em favor da luta dos profetas contra a rainha má. 





Queila: cunhada de Jezabel. Mulher forte, bondosa, mas que traz um passado iníquo. Sofre situações muito ruins em sua vida. Hospeda Elias em sua casa, onde ocorre dois grandes milagres. 






Aisha: uma das esposas de Acabe. É totalmente o oposto da rainha Jezabel. Mulher dócil, serena, sábia, humilde e temente a Deus. Ela é a voz da consciência de Acabe em momentos cruciais. 






Safate: vive uma humorada relação com sua esposa, uma vez que ele sempre tem que esconder a comida para ela não devorá-la de forma descontrolada. 







Dalila: casada com Safate mãe de Hannah e Eliseu. 



Abertura e logo


Apresenta uma épica música instrumental. Jezabel é o grande foco da abertura, em que ela aparece com seus adereços e é coberta por ouro. Assista:





A logo apresenta o nome da protagonista banhado à ouro e uma espada que forma o "J"



Trilha sonora



Conta com várias músicas instrumentais, que deram mais sentido às cenas. Entre as faixas estão: Jezabel, Fenícia, Rei Acabe, Vinhas de Nabote e Gileade. Confira e ouça outras músicas aqui.    



Teasers de apresentação


Os teasers da produção foram criativos. O primeiro apresentou sua protagonista. Assista:






Já os outros apresentaram os personagens a partir da ótica da rainha má:












Recepção e audiência





Apesar de ser considerada uma superprodução, Jezabel não animou na audiência. Ela começou com 11 pontos de média com picos de 13, mas decaiu no decorrer de sua exibição: de 7,3 pontos, para 6,8 até sua pior média - 5,7. Foi a pior audiência do canal desde Vitória em 2015. 

A baixa audiência de Jezabel colocou em dúvida se a emissora produzirá novas novelas bíblicas ou não. Os números demonstraram que o gênero está saturado, sendo que a produção trouxe poucas novidades. Mesmo assim, as produções de Gênesis estão a todo vapor, pelo menos antes do Coronavírus.  


Crítica




Embora a história de Jezabel seja inédita na TV aberta, a forma como ela é contada pela RecordTV é cansativa. A macrossérie é mais do mesmo já apresentado: locações, figurinos e fotografias repetitivos. 

A tentativa de inserir núcleos bem humorados, como o de Safate, Dalila e Levi foi acertada. Ver Safate controlando a alimentação de Dalila e as atrapalhadas de Levi foram cenas diferenciadas e que trouxeram novidades à trama. Uma pena que a proporção dessas cenas tenha sido pequena. 

O grande destaque foi a atuação de atores, como Juliana Knust (Queila), Rafael Sardão (Hannibal) e Lidi Lisboa (Jezabel). Na produção vemos que Knust está confiante com seu personagem, Sardão compôs um vilão sem trejeitos e Lidi é o grande trunfo da macrossérie - uma personagem grande em mãos, cheia de nuances. 

A direção de Alexandre Avancini é redondinha. Jezabel conta com uma produção caprichada, embora com os efeitos especiais já batidos. Visualmente, é uma das mais incríveis novelas bíblicas da emissora. 

Essa é uma produção que não recomendo com certeza, tenho minhas ressalvas. Mas se você está disposto a se decepcionar e quer apenas um mero entretenimento, assista. J-J 






Por: Emerson Garcia

4 comentários :

  1. Cara, teus posts são tão bons que eu fico com vontade de assistir série que nunca me interessaria, como essa por exemplo.

    Parabéns Emerson ! Adorei ;)

    Beijo !

    | Afonso Padilha . Detalhadamente - Instagram |

    | O Blog Que Não é Blog - Instagram |

    | Meu Instagram - @euannazanatta |

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  2. Poxa, que pena que uma produção com tanto investimento assim, não agradou. Minha mãe gosta muito das séries e novelas da emissora, mas não lembro se ela chegou a assistir essa.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não gosto de séries nacionais, me dá a sensação de estar assistindo novela. As fotos ficaram excelentes. Att..


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Super interessante esse post, não conhecia está série e uma pena não ter dado certo

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design