quarta-feira, 13 de junho de 2018

Unir, divertir e marcar uma identidade: as músicas oficiais das Copas do Mundo



Começa hoje uma semana especial aqui no JOVEM JORNALISTA, a Semana da Copa! Serão 7 posts especiais com temas ligados à Copa do Mundo da Rússia, que podem ou não serem ligados à futebol e esporte. Neste primeiro post decidi falar sobre as Músicas oficiais das Copas do Mundo.

Os hinos oficiais do maior evento mundial do futebol são mais que ritmos, melodias e músicas, tem o intuito de marcar e identificar o país-sede, unir pessoas das mais diferentes nacionalidades e promover alegria, descontração e diversão. Nem sempre é a herança cultural do país anfitrião que define a escolha da música, cantores e bandas. 

As músicas-temas das Copas foram introduzidas pela primeira vez na Copa do Chile, em 1962 (Após 6 Copas), com El rock do mundial, interpretada por Los Rambleles. Veja e ouça:






Claramente há uma forte influência musical da época, com a ascensão do rock in roll e a evidência de ídolos como The Beatles e Elvis Presley. A canção tem o poder de colocar as pessoas para cima e de uní-las - objetivos da Copa do Mundo. Leia o que O Globo falou acerca da música:

'El Rock del Mundial' exalta as virtudes do futebol chileno e convida os times visitantes a "demonstrar bom humor".


Desde 1962, 15 músicas oficiais da Copa do Mundo foram criadas.




Hinos inesquecíveis


Separei algumas músicas-temas de maiores sucessos.



1- Waka, Waka (África do Sul, 2010)


Com certeza a música oficial mais conhecida de Copas do Mundo! Apesar de não contar com um artista africano, Waka Waka tornou-se um hino não só do campeonato, mas do mundo inteiro. Mesmo sendo cantada em inglês, há vários trechos dedicados à ritmos e dialetos africanos. A coreografia do clipe viralizou pelo mundo inteiro. A letra enaltece a África e é um convite para lutar pelos africanos. When you fall, get up Oh oh And if you fall, get up Oh oh (Quando você cair, levante Oh, oh E se você cair, levante Oh, oh).







2- La copa de la vida (França, 1998)


Rick Martin quem cantou esse grande sucesso. A música, em espanhol e inglês, tem um ritmo alegre e envolvente, que mistura ritmos dançantes e latinos. Ela tem um refrão pegajoso que diz "Go, go, go. Olé, olé, olé!". A música ainda conta com o som da torcida e de apitos. Inesquecível! A letra fala que a vida é uma intensa competição, mas é preciso lutar e seguir em frente. A música fez tanto sucesso que ela esteve durante seis semanas nas paradas da Austrália, França e Suécia. "Como Cain y Abel, es un partido cruel Tienes que pelear por una estrella Consigue con honor la copa del amor" (Como Caim e Abel, é um jogo cruel Você tem que brigar por uma estrela Conquiste com honra a Copa de amor).







3- Gloryland (EUA, 1994)


Essa música marcou o tetracampeonato do Brasil. Cantada por Daryl Hall, com a banda Sounds of Blackness, ela lembra muito as canções de corais cristãos. Gloryland tem influência do gênero balada, consagrado por Whitney Houston e Mariah Carey, que estava no auge. Cantada em inglês, a letra fala de superação, fé e esperança. "Believe in what you do and you've the strength to see it through on the road to Gloryland" (Acredite no que você faz e você tem a força para vê-lo passar na estrada para Gloryland).






O site O Globo fala da mudança de estilo musical das músicas-temas com Gloryland:

"Houve uma mudança notável de tom para a Copa do Mundo dos EUA em 1994, quando a estrela pop Daryl Hall concebeu uma interpretação patriótica de 'Gloryland' (Terra de Glórias) junto com a banda instrumental Sounds of Blackness."




4- We are one (Brazil, 2014)


Cantada por Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia leitte We are one foi o hino que embalou a Copa do Mundo no Brasil em 2014. Com um ritmo alegre, melodias de samba e assobios, a letra é cantada em sua maioria na língua inglesa e apenas 15 segundos em português, com Claudia Leitte. Totalmente admissível, uma vez que a língua oficial mundial é o inglês. A letra fala das torcidas de futebol e da união que deve prevalecer. Veja um trecho em inglês: "Put your flags up in the sky (Put them in the sky) And wave them side to side (Side to side) Show the world where you're from (Show them where you're from) (we are one, baby) Show the world we are one (one love, life)" (Coloque suas bandeiras lá no céu (Coloque-as no céu) (jogue lá no alto) E balance-as de um lado para o outro (De um lado para o outro) (lado a lado) Mostre ao mundo de onde você é (Mostre para eles de onde você é) (somos um só, baby) Mostre ao mundo que somos um (um amor, uma vida)); e um em português: "É meu, é seu Hoje é tudo nosso Quando eu chamo o mundo inteiro pra jogar É pra mostrar que eu posso Torcer, chorar, sorrir, gritar Não importa o resultado, vamos extravasar".







5- Hot, hot, hot (México, 1986)


A música foi cantada por Arrow, em um ritmo mexicano, em inglês. É dançante e envolvente. A letra é iniciada com as palavras "Ole, Ole, Ole, Ole, Ole" - ligadas ao futebol. Ela fala de união e festa. "What to do? I'm down on my knees Music is sweet I cannot resist We need a party song Party song So everyone" (O que fazer? Estou de joelhos A música é doce Eu não consigo resistir Nós precisamos de uma música de festa Música de festa Então todo mundo).







6- Live it up (Rússia, 2018)


Esse é o hit da Copa do Mundo da Rússia que foi divulgado no dia 25 de maio pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Com trechos em inglês e espanhol, é interpretada por Nicky Jam, Will Smith e Era Istrefi. A música tem um ritmo contagiante e animado, mistura hip hop e pop e apresenta, mais uma vez, um gostinho latino. Ao contrário de We are one, a música dividiu bem as participações de cada cantor, ritmo e língua. Acredito que ela tem tudo para se tornar um sucesso. A letra fala sobre aproveitar a vida e juntar todas as forças para torcer junto. "Strenght in numbers is a force we can mix We raise our flags and put our pride on our back We feelin' like a champion when we shine our light We got the power, make the nation correct" (A força nos números é uma força que podemos misturar Levantamos nossas bandeiras e deixamos nosso orgulho de lado Nos sentimos como campeões quando brilhamos nossa luz Nós temos o poder, corrigimos a nação).






Unir através da música



A principal função das músicas oficiais de Copas do Mundo é gerar união e celebração entre as pessoas. Geralmente, possuem ritmos agitados e animados e falam das torcidas, superação, amor e união. Os hinos não enaltecem apenas o ritmo do país anfitrião de cada Copa, mas de todo o mundo. A língua oficial delas é a inglesa, por ser falada e conhecida mundialmente. 

Espero que tenham gostado desse primeiro post. Até amanhã. J-J
























Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Oi Jovem
    Ainda não tinha ouvido a música desta copa. A mais gira é a waka waka. E senão ganhar Portugal que ganhe o Brasil kkkkk
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Waka Waka é muito boa mesmo. Portugal está muito bem nessa copa com o CR7.

      Excluir
  2. La Copa De La Vida foi na minha opinião a melhor trilha de world cup EVER !!!!!!!!!!! Até hoje quando ouço eu endoido! É impossível ficar parado!!! Dá vontade de dançar até as pernas quebrar rsrsrs!!!!

    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design