Hoje no blog JOVEM JORNALISTA eu (Arthur Claro), não venho para fazer a Rádio Bagaralho FM, muito menos algum post da tag Jornalista ≠. Como o Emerson esta no clima da Copa do Mundo, vim apresentar as mascotes que tiveram no evento até a mais recente. Vale saber que a FIFA (Federação Internacional de Futebol) tem como objetivo usá-las para chamar a atenção das novas gerações para o futebol, com isso as prefere em desenhos animados, com algo que seja típico do país sede e uma cor característica do país.
Para começar, quero dizer que as mascotes só surgiram a partir da Copa de 1966, na Inglaterra. De 1930 até 1962 elas não existiam.
Copa do Mundo de 1966 (Inglaterra)
A mascote Willie surgiu do artista plástico Reg Hoye que fez a figura de um leão jogando bola nas cores da bandeira do Reino Unido. O leão é um símbolo país e as cores da significam patriotismo.
Copa do Mundo de 1970 (México)
A mascote Juanito Maravilla, surgiu como a figura de um garotinho utilizando um sombrero (chapéu típico) e o uniforme da seleção Mexicana. A escolha do nome foi por causa de Juan que é um nome comum nos países de língua espanhola, com isto, utilizaram o diminutivo.
Copa do Mundo de 1974 (Alemanha Ocidental)
As mascotes Tip e Tap trajam as cores do uniforme da seleção alemã e representam a união da Alemanha Ocidental com a Oriental. Elas estavam divididas pelo muro de Berlim.
Copa do Mundo de 1978 (Argentina)
A mascote Gauchito foi desenhado por Néstor Córboba. Ela foi bem aceita pelas crianças argentinas, mas virou alvo de críticas da população adulta, devido à semelhança com a mascote mexicana de 1970. O seu nome deriva do modo como são chamados os homens do campo nos países latino-americanos de língua espanhola. Não é coincidência que foi essa denominação que deu origem aos gaúchos brasileiros. A mascote tem um chapéu característico, carrega um facão, exibe um lenço amarrado ao pescoço e usa o uniforme da seleção Argentina.
Copa do Mundo de 1982 (Espanha)
A mascote Naranjito foi criada pelos artistas espanhóis María Dolores Salto e José Maria Martín Pacheco. O nome é devido a palavra laranja em espanhol. A laranja é uma fruta típica na Espanha. A mascote usa o uniforme da seleção espanhola.
Copa do Mundo de 1986 (México)
Desta vez o México não reaproveitou a mascote Juanito. Para esta edição foi criado a mascote Pique que seguiu o conceito da Copa passada. Pique é uma pimenta chili jalapeño com sombrero, bigode e uniforme vermelho e branco que junto ao seu corpo verde forma a bandeira do México. O nome vem da palavra picante.
Copa do Mundo de 1990 (Itália)
A mascote criada foi um boneco que se parece com peças de Lego nas cores verde, branco e vermelho com uma bola no lugar da cabeça que recebeu o nome de Ciao. A mascote, se desmontada e montada novamente forma a palavra 'Italia'. O nome 'Ciao' vem da saudação italiana tanto para se dizer 'oi' como 'tchau'.
Copa do Mundo de 1994 (Estados Unidos)
A mascote criado pela Warner Brothers recebeu o nome de Striker. Ela é um cachorro com o uniforme nas cores da bandeira americana. Strike infelizmente não conseguiu atrair o público para o esporte, não tão popular no país.
Copa do Mundo de 1998 (França)
A mascote foi criada por Fabrice Pialot, ganhador de um concurso promovido pela Federação Francesa de Futebol. Ela é um galo (símbolo da França) e recebeu o nome de Footix - junção da palavra 'football' e a homenagem ao desenho Asterix que é um personagem famoso francês. O seu corpo é predominante azul que é a cor do uniforme da seleção francesa.
Copa do Mundo de 2002 (Japão/Coréia do Sul)
As mascotes desta vez foram criaturas futurísticas chamadas de Kas, Ato e Nik que foram os nomes escolhidos por votação pela internet. Elas só tinham o aspecto futurístico que é característico dos países sede, porém não as cores que representam os países.
Copa do Mundo de 2006 (Alemanha)
A Alemanha também não reaproveitou as suas antigas mascotes. Dessa vez criou a Goleo VI de Cia Jin Henson. A mascote é um leão uniformizado com a camisa da seleção alemã. O nome é a união das palavras 'gol' e 'leo' (leão em latim).
Copa do Mundo de 2010 (África do Sul)
O artista sul-africano Andries Odenhaal foi o responsável de criar a mascote Zakumi, um leopardo. Ela nasceu no dia 18 de junho de 1994, data escolhida porque 18 de junho é o Dia da Juventude na África do Sul e o ano 1994 representa o nascimento de uma nova nação (a introdução das eleições democráticas no país). O nome é composto por Za (palavra para África do Sul em um dos idiomas locais) e Kumi (palavra para dez em diferentes línguas africanas). As cores amarelo e verde são as mesmas do uniforme da seleção Sul-Africana.
Copa do Mundo de 2014 (Brasil)
A mascote recebeu um nome muito controverso, pois foram colocados três opções de nomes para votação popular, sendo Fuleco (FUteboL e ECOlogia), Zuzeco (aZUl e ECOlogia) e Amijubi (AMIzade e JÚBIlo) e FULECO foi o vencedor. Para algumas pessoas o nome é uma derivação da palavra "Fuleiro" que tem como significado "algo de baixa qualidade". Fuleco é um tatu-bola, espécie em extinção no Brasil.
Copa do Mundo de 2018 (Rússia)
A mascote desenvolvida por Ekaterina Bocharova, estudante de design, recebeu o nome de Zabivaka (Забива́ка) que em português significa "pequeno goleador". Ela é um lobo siberiano vestindo o uniforme da seleção russa.
Estas foram as mascotes que fizeram das Copas do Mundo um pouco mais lembradas além dos resultados. Daqui 4 anos teremos mais uma mascote para acrescentar nesta lista, qual será? O local escolhido é Qatar. Agora, vamos esperar acabar esta Copa para começarmos a pensar na próxima. Já deixo aqui o meu discurso: "Se a Seleção Brasileira ganhar, vou comemorar. Mas se a Seleção Brasileira perder, não vou ficar triste e nem bravo". #RUSSIA2018 J-J
Por: Arthur Claro
Naranjito, melhor mascote! Hahaha! Muito fofo. :)
ResponderExcluirQuero agradecer o seu comentário. O Naranjito parece muito mascote de sucos de Laranja. Beijos
ExcluirNaranjito é o mais sem graça de todos,e o Zakumi o mais bacana,tip e tap remete à minha infância e minha 1a copa do mundo,por gosto deles.
ExcluirÉ tão irónico a mascote da Rússia ser um lobo, tendo em conta o massacre de cães que está a suceder para limpar as ruas e o país ter "bom aspecto" para a Copa.
ResponderExcluirQuero agradecer o seu comentário. Mas os mascotes tem o motivo de mostrar para o mundo alguns alertas. Beijos
ExcluirOlá JJ tudo bem???
ResponderExcluirNão conhecia a maioria dos mascotes, mas adorei o post!!!
Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.com/
Quero agradecer o seu comentário. Eu não sou o JJ, porém sou o Arthur Claro, fico feliz por você ter gostado do post.
ExcluirQue bonitinhos, gostei do mexicano;)
ResponderExcluirBjs!
Quero agradecer o seu comentário. Mas qual mascote mexicano você gostou. Beijos
Excluir