sexta-feira, 15 de junho de 2018

Abertura da 'Copa 2018' + Curiosidades da Rússia



Ontem (14) começou oficialmente a Copa do Mundo. Este é o 21º mundial e tem como país sede a Rússia. Pude acompanhar a abertura dos jogos pela Rede Globo. A cerimônia ocorreu no estádio Luzhniki (Moscou) às 11 horas e 30 minutos no horário de Brasília e foi apresentada por Galvão Bueno e comentada pelos repórteres Marcos Uchoa e Marcelo Courrege.

A cerimônia tinha previsão de meia hora de duração, mas durou 15 minutos. A ideia foi compactá-la ao máximo. Desse modo, percebi que as apresentações foram às pressas, mas sem prejudicar nas performances e números.

Logo após os créditos e vinhetas da Globo da Copa do Mundo e de várias propagandas temáticas de anunciantes, foi exibido um vídeo inicial que apresentava locações da Rússia, com um pianista tocando música clássica (Que representa muito bem o país) e uma criança que sonha em ser jogadora de futebol correndo pelos pontos turísticos com sua bola, enquanto uma música era orquestrada. No vídeo, mostrava-se espécies de "gravatas voadoras" e balões no céu russo. Ele fora curto, mas conseguiu enaltecer a beleza do país-sede. Ele foi finalizado com um take da criança, até que ela adentra o estádio Luzhniki com sua bola e de mãos dadas com nada mais, nada menos, que Ronaldo, o fenômeno. Assim, a cerimônia iniciou-se.

Ela contou com a presença de dois cantores que representaram a música pop e russa, Robbie Williams e a soprano Aida Garifullina; o presidente da Rússia, Vladimir Putin; Ronaldo, fenômeno (Nosso eterno camisa 9); e o mascote da Copa, o lobinho e artilheiro Zabivaka. 

Confira outros detalhes agora.


O cenário da abertura










Foi um cenário singelo e contido. Sobre o campo, estendeu-se um tapete verde com figuras geométricas que lembram gomos da bola de futebol. No centro, aros formaram uma grande bola de futebol e no meio, havia uma plataforma que fora utilizada pelos artistas Robbie Williams e Aida Garifullina. Nela também haviam telões.



Robbie Williams




O cantor britânico foi o grande destaque da abertura. Ele parecia estar bem à vontade e brilhou com seu terno vinho de estampas pretas parecidas com animal print e uma camisa preta. Acredito que a escolha da cor foi em homenagem à da bandeira russa e da do mundial, já que dançarinos também trajavam os mesmos tons.

Robbie Williams cantou quatro músicas, sendo que a última não estava no script - "É um presente para todos vocês", ele disse. Entre as escolhas estavam seus grandes sucessos Feel e Rock DJ, além de Angels, cantada juntamente com Aida (Falarei com detalhes mais à frente). 

A celebridade conseguiu levantar a torcida com um ar pop e contemporâneo. 



Aida Garifullina








A soprano entrou toda pomposa em um vestido glamuroso em cor clara e com objetos brilhantes em cima de um pássaro gigante nas cores vermelha e amarela - o "pássaro de fogo" - um dos símbolos da Rússia. Contrastando com Robbie, ela iniciou sua performance com uma música lírica. 

Mesmo que em menor participação com relação ao cantor britânico, Aida não deixou de brilhar e interagir com Robbie e Ronaldo. 



Dueto: Robbie Williams e Aida Garifullina






Com certeza o ponto alto da cerimônia foi o dueto da música Angels entre Robbie e Aida. Um número arrepiante, emocionante e que mostrou que ritmos tão diferentes podem estar unidos, assim como países e culturas. 

A proposta de unir uma estrela russa e um "ídolo global" foi louvável e surtiu bastante efeitos. Isto mostrou que a Rússia, apesar de ser um país comunista com regras rigorosas, está aberto para o diálogo com o ocidente e movimentos de paz e acordos com ele. Assista:








Ronaldo Fenômeno






Ronaldo teve a responsa de representar os atletas do mundo inteiro. Apesar de uma participação quase que discreta, não deixou de ser notada pelos presentes. No início, fora aplaudido por todo o estádio Luzhniki ao entrar de mãos dadas com um garotinho. Ele também acenou para a plateia, fez uns dribles com a bola Telstar 18 e brincou com o mascote da Copa, a Zabivaka. 



Desfile de bandeiras






Em um momento da cerimônia, pessoas entraram vestidas e enfeitadas com as bandeiras dos 32 países competidores e fizeram uma espécie de desfile. As roupas foram inspiradas no construtivismo russo de Vadlimir Tatlin e Malevich.







Entrada da bola Telstar 18 e da Taça












Um dos momentos mais esperados da cerimônia foi a entrada da bola e da taça. A bola (a mesma que foi para a agência espacial russa) foi levada pela modelo russa Victoria Lopyreva, que estava em um vestido vermelho incrível. Já a taça foi carregada pelo goleiro espanhol Iker Casillas, campeão do Mundial em 2010. 





Robbie, tenha bons modos!








Ninguém esperava que a cerimônia de abertura fosse finalizada com um gesto obsceno de Robbie Williams para a câmera. O cantor deu dedo enquanto cantava a última música, às 11 horas e 45 minutos. Não se sabe, até agora, o motivo dele ter feito isso. Será que foi uma forma de protesto? Ou tinha a ver com a música? Ou foi uma mensagem para Donald Trump? Ou ele mandou os comunistas se f*#&%*@ e ninguém percebeu isso? Vai saber....





Vladimir Puttin e Gianni Infantino


Pouco antes do primeiro jogo da Copa 2018 - Rússia e Arábia Saudita - (Aliás que lavada foi aquela, heim!?) o presidente comunista Vladimir Putin realizou seu pronunciamento. Demorou um pouco até que a tradução simultânea desse início (Fiquei lost), mas quando começou só sabia rir. Que tradutor horrível foi aquele que falava tudo embolado e parecia que estava com 10 matrioskas na boca? KKKKK Acho que o povo se ligou que não ficou legal e o trocou por uma tradutora durante o pronunciamento do presidente da Fifa, Gianni Infantino.

No mais, Putin e Gianni deram as boas vindas a todos e o desejo de um bom mundial. Putin, por sua vez, demonstrou alegria em a Rússia sediar o Mundial pela primeira vez, além de "abrir as portas" do país para o mundo. 


ADENDO: Ao contrário do que ocorreu em 2014 aqui no Brasil, não teve ninguém gritando "Fora, Putin" por lá. Também.... Grita pra "ocê" vê. KKKK 





Curiosidades da Rússia



Pelos próximos 30 dias os olhos de todo o mundo se voltarão para a Rússia. Que tal conhecermos algumas curiosidades do país e da Copa por lá? Em pesquisas na internet, separei algumas. Confira!


* Primeira Copa na Rússia: Como sede, o país já foi palco de grandes eventos esportivos, com os Jogos Olímpicos de Verão de 1980, em Moscou, e os de Inverno de 2014, em Sochi. Esta será a primeira vez que o país sediará a Copa da Fifa.

* Temática da Copa: A logo da Copa transformou a taça em uma matrioska - boneca tradicional russa - um dos símbolos do país.

* Estádios construídos especialmente para o Mundial: A Copa será disputada em 11 cidades, sendo que a maioria dos estádios foram construídos para o evento, o que deve contar com tecnologias de última geração. 

* Sem regras rígidas: Excepcionalmente durante a Copa, não é preciso visto para entrar no país. Apenas de documentos pessoais e bilhetes dos jogos.

* Aquecedores nos estádios: O frio característico de algumas regiões exigiu a instalação de grandes máquinas de aquecimento nos estádios para garantir uma temperatura amena. 


* Uma bola tecnológica: A bola da competição foi chamada Telstar 18 e a mais moderna da história do mundo pois é capaz de transmitir os sinais dos jogos em qualidade 4K



Apesar de simples, gostei da cerimônia de abertura. O desfile com as bandeiras, por exemplo, foi algo inovador (Apesar de muitos terem achado brega). Esse Mundial na Rússia tem tudo para ser marcante. Aguardem os próximos posts! J-J













Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Oi Emerson! Geralmente as aberturas são simples mesmo, mas essa eu achei demais. E não me empolguei de jeito nenhum, só gostei da soprano e ver o Ronaldo lembrado rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi simples mesmo em relação à abertura das Olimpíadas.

      Excluir
  2. Estou passando longe da cobertura da Copa esse ano Emerson. Desinteressadíssima. :/

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Emerson, tudo bem?
    Eu amei a abertura, estou super empolgada com essa copa e seu post veio tão completo que mostrou coisas que eu acabei nem percebendo durante a transmissão! hahaha Achei a Aida maravilhosa, meu deus! Apaixonei!

    Que essa copa seja tão boa quanto a última edição aqui! Que os russos aproveitem como nós aproveitamos hahaha

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  4. Eu espero que aquele dedo do Robbie tenha sido para o Putin, mas acho que era para o Trump.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  5. Foi bem curta né? Comparado ao que estamos acostumados. Estou meio desanimada com essa copa...

    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design