domingo, 17 de junho de 2018

8 Uniformes criativos e bonitos da 'Copa 2018'













No post de hoje da Semana da Copa apresento 8 uniformes da Copa 2018 que julguei serem bonitos, criativos e interessantes. 

As camisas dos países chamam a atenção dos torcedores. Muitos costumam comprar as versões oficiais da seleção do coração. Os mantos são artigos oficiais para quem quer torcer bonito nessa Copa do Mundo. Departamentos de marketing e patrocinadores se dispõem para criar novos modelos de uniformes, com cores e design interessantes. Eles miram nas vendas e em agradar seus clientes e torcidas.

Este ano, 32 países competem pela taça de campeonato mais cobiçada do mundo. Isso quer dizer que 64 camisas estarão presentes na Copa (32 oficiais e 32 reservas). 8 marcas - Adidas, Nike, Puma, New Balance, Umbro, Hummel, Erreà e Uhlsport - são responsáveis pela criação dos uniformes. 8 cores estão presentes nas camisas desse Mundial, sendo que o vermelho e o branco lideram entre os tons. Veja o infográfico disponibilizado pelo SporTV:



Selecionei os uniformes dos seguintes países: Egito, Austrália, Argentina, Brasil, Suíça, Nigéria, Islândia e Bélgica. As minhas escolhas levaram em conta as cores das camisas, o design, as estampas e a criatividade. Falarei de cada um dos uniformes, de suas concepções, cores, design e símbolos utilizados agora. Confira!



Egito



É o vermelho intenso que predomina no uniforme e significa a Revolução Egípcia na década de 1950. A gola e as mangas em detalhes preto, por sua vez, aludem ao final da ocupação britânica no país. Nas laterais da camisa há listras brancas que também correspondem ao branco da bandeira. Achei uma camisa simples, mas bem bonita. Esse tom de vermelho me agrada bastante. 



Austrália



Não! Não é a camisa da seleção brasileira, mas sim da Austrália! Esse tom intenso de amarelo e os detalhes nas mangas é o que mais me chama a atenção. O país adotou as cores amarelo e verde por corresponderem à uma árvore que é simbolo da nação: a acácia. As linhas de várias espessuras em verde escuro na manga significam os mares e parecem estar em movimento - chamadas de "mar de ouro" pela torcida australiana. 

Na parte de trás da camisa, na gola, há uma estrela de sete pontas, a Commonwealth Star, que representa os sete estados australianos. 






Argentina




O novo uniforme da Argentina foi inspirado em uma versão antiga de 1993. Traz em predominância as cores azul e branca da bandeira. As listras azuis apresentam um degradê bem interessante, além de "quadradinhos" como se fossem pixels. O escudo na parte superior direita em dourado alude ao sol radiante da bandeira  e contrasta muito bem com o branco e azul do restante do uniforme. 







Brasil



O uniforme do Brasil da Copa desse ano é inspirado no manto do tricampeonato em 1970 e destaca o amarelo chamado de ouro samba (Samba Gold), além de detalhes em verde escuro e uma faixa vertical em azul na gola depois de 50 anos. 

Em 1970, a camisa da seleção brasileira apresentava um design bem semelhante à atual: gola arredondada na frente e mais quadrada na parte de trás. Contudo, a versão 2018 tem suas peculiaridades: na parte da frente a gola é quase que discreta. 





Talvez o maior charme do manto brasileiro de 2018 seja a faixa vertical azul da gola na parte de trás. Ele combina de forma peculiar com o calção azul já famoso e bastante utilizado, além de trazer uma cor importante da nossa bandeira.






Suíça



O uniforme da Suíça do Mundial desse ano é composto de um tom vermelho e detalhes na cor branca, em referência à bandeira do Cantão de Schwyz. Este também é um tom de vermelho que muito me agrada e é bem diferente da camisa do Egito. Gosto das estampas discretas da camisa, que parecem curvas e texturas. Elas trazem dinamismo e movimento para o traje. Na parte superior, há a bandeira da Suíça, uma silhueta estilizada de um jogador de futebol e as siglas da Federação Suíça de Futebol em francês e intaliano (ASF) e alemão (SFV) - línguas oficiais do país.   





Nigéria



Me desculpe o uniforme do Brasil, mas este é de longe o manto mais bonito da Copa 2018! As cores e estampas da camisa da Nigéria estão simplesmente sensacionais. Ela é composta nos tons verde, branco e preto. O verde é o mesmo da bandeira e representa a agricultura do país. Os detalhes geométricos, em ziguezague, trazem diferenciais e é o grande charme do novo uniforme. A camisa mistura beleza e exotismo. 

Vários outros itens - casacos, calças, bolas, chapéus, etc - com a estampa do uniforme oficial (ou pelo menos parecida) foram confeccionados e tem feito sucesso entre o público. De acordo com a Nike, responsável pelas confecções dos uniformes da seleção, já existem mais de 3 milhões de pedidos nas lojas virtuais do uniforme nigeriano, sendo que a coleção de outros itens já esgotou em muitos lugares do mundo. 





De acordo com o Muito Interessante, a camisa da Nigéria é a mais vendida do mundial, ultrapassando a do Brasil e da Argentina. 




Islândia



Essa é a primeira Copa da Islândia e ela já chegou com tudo, a começar pelo seu uniforme! Ele combina as cores azul, vermelho e branco do país, que representam os três elementos da natureza encontrados na ilha. O vermelho, fogo; o branco, neve; e o azul, montanhas. A linha vermelha na gola é esteticamente bem bonita e o degradê branco, azul e vermelho nas golas são futuristas. 




Bélgica


A cor predominante do uniforme é a vermelha e os detalhes amarelos. No peito, há vários quadrados estampados que formam uma espécie de xadrez. A ideia foi resgatar uma versão retrô do uniforme da Bélgica quando ela disputou a Eurocopa em 1984. Com certeza compraria essa camisa para sair por aí (Não para jogar, claro né?! kkkkk).








BÔNUS: a bola da Copa 2018


A bola da Copa foi divulgada no dia 9 de novembro de 2017 pela Fifa. Chamada de Telstar 18 e produzida pela Adidas, ela é uma homenagem à bola de mesmo nome utilizada na Copa de 1970 no México. Com o mesmo material e um design semelhante à de 1970, a Telstar é um resgate do bom futebol. 





Ela foi batizada de Telstar por significar estrela de televisão, afinal a bola brilhará e será destaque nos próximos 45 dias. As cores preta e branca ajudam a evidenciá-la, claramente, em TVs que não são à cores. 

O novo objeto circular da Copa do Mundo, apesar de ser baseada na de 1970, ainda traz características próprias, como estampas metálicas e artes gráficas texturizadas. 






O vídeo abaixo do Estadão apresenta todas as bolas da Copa - desde à de couro de 1930 até à Telstar 18 de 2018. Assista:







Qual uniforme da Copa 2018 é o seu preferido? Gostaram da bola da Copa? Agora é a hora de tirarmos nossa canarinho do guarda-roupa ou comprarmos a versão 2018 dela e torcer muito por nossa seleção! Até amanhã! J-J
























Por: Emerson Garcia

4 comentários :

  1. Eu amo a camiseta do Brasil, não por ser brasileira (também né) mas mais porque eles conseguem combinar 3 cores nada ver de um jeito bom. A minha favorita dos gringos é da Suécia (suíça?), os detalhes no vermelho estão incríveis ♥

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A camisa do Brasil esse ano está maravilhosa. Queria uma. É Suíça.

      Excluir
  2. Bem interessantes essas observações nos uniformes.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br


    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design