segunda-feira, 24 de abril de 2017

#amejoaquim : A campanha que deu certo



Joaquim é um bebê de 9 meses que já tem uma história maior e mais complexa que a de muitos idosos. Portador de AME (Atrofia Muscular Espinhal), ele tem uma vida de idas e vindas de hospitais, dependente de aparelhos para sobreviver.

A AME tem origem genética e caracteriza-se pela atrofia muscular secundária à degeneração de neurônios motores localizados no corno anterior da medula espinhal. A AME é a segunda maior desordem autossômica recessiva fatal - depois da Fibrose Cística (1:6000) - e afeta aproximadamente 1 em 10.000 nascimentos, com uma frequência de doentes de 1 em 50 portadores.

A AME atingiu o Joaquim um pouco mais cedo que o comum. Aos dois meses ele já não conseguia mamar e aos cinco parou de sorrir, quando normalmente os primeiros sintomas começaram a aparecer. Só que o Joaquim tem uma esperança: o medicamento Spinraza, liberado em dezembro de 2016 pela FDA (Agência Americana Reguladora, como a ANVISA aqui no Brasil) e agora em abril pela EMA (agência reguladora da Europa), que promete melhorar a qualidade de vida de portadores da AME e até atenuar a atrofia. Só que a família do Joaquim se deparou com o valor alto de 3 milhões de reais para conseguir o tratamento e foi ai que surgiu a campanha.










Com o apoio das redes sociais ela chegou ao alcance de alguns artistas e algumas mídias. Mesmo o objetivo sendo apenas o arrecadamento, a família do Joaquim conseguiu mais que 3 milhões em dinheiro: a divulgação de uma doença pouco conhecida, pesquisada ou tratada no mundo inteiro. A campanha provou que o cidadão brasileiro ainda tem compaixão em seu coração e alavancou outras campanhas de crianças na mesma situação.

Hoje, nosso forte e lutador Joaquim esta medicado e já exibe alguns pequenos progressos. Vamos dizer pequenos porque são coisas como fechar uma mão ou mudar a expressão facial, mas imagina o quão grandioso isso não é para seus pais, que não viam seu filho fechar a  mão ou expressar alguma reação em toda a face e não apenas com o movimento dos olhos? Tenho fé que o maior sonho de seus pais será alcançado: o de vê-lo respirar sem ajuda de aparelhos.


Bom dia com esse vídeo que enche nossos corações de ESPERANÇA. O medicamento Spinraza vem nos surpreendendo todos os dias, Joaquim não mexia a boquinha a muito tempo. Quando iniciamos a campanha para o medicamento Spinraza foi uma forma de desespero. Imagine vocês recebendo uma notícia de um diagnóstico severo como a AME. Todos os dias antes de dormir oramos e pedimos a Deus que cuide do nosso filho. Te amamos muito Joaquim. Spinraza é o único medicamento que teve comprovações para tratar a AME. A doença degenerativa que mais mata crianças. Obrigada Deus, obrigada Spinraza, Obrigada a todos que doaram para iniciarmos o tratamento. A doença chegou no Joaquim muito cedo, ele perdeu os movimentos com 2 meses, 2 meses ele se alimentava por sonda, perdeu o sorriso com 5 meses. O mais importante para nós é a doença parar de degenerar. Filho amado, cada conquista sua é uma grande felicidade para todos nós. Bom domingo a todos 🙏🏻
Uma publicação compartilhada por Joaquim Ambrosio Okano Marques (@amejoaquim) em



Estou acompanhando pelo Instagram todo o progresso do Joaquim. Espero que tudo melhore na vida dele e da família, mas o que mais espero é que no ano que vem eles não precisem mais de doação para conseguir o medicamento; que a ANVISA aprove para que mais crianças com AME possam ter acesso; que o SUS possa fornecê-lo; ou que o governo arque com o custo do tratamento, já que isso está incluso nos nossos impostos. Mas, caso isso não aconteça e mesmo que aconteça, o Joaquim precisa de muita coisa ainda para ter qualidade de vida. Você pode fazer sua doação, basta que acompanhe nas redes sociais e descubra em que e como ajudar. J-J















Por: Stephanie Ferreira

7 comentários :

  1. Que bacana, adoro quando as redes sociais ajudam e fazem o bem <3
    Adorei.

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
  2. É lindo ver as pessoas fazendo o bem né? <3 Vamos torcer pra que ele melhore cada vez mais =)


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parabéns. Graças a Deus Maria Eduarda é só nas pernas, o Sarah está estudando o caso da família. Valeu muito.

    ResponderExcluir
  4. Fico contente que ainda há no mundo pessoas de bom coração e que realmente gostam de ajudar. Fiquei muito feliz que deu tudo certo para o Joaquim.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  5. É bom saber que ainda existem pessoas boas neste mundo!
    Que Deus abençoe muito a vida do Joaquim :)

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. DEUS abençoando a vida do Joaquim com certeza ele vai sai dessa,
    obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design