quarta-feira, 26 de abril de 2017

Eu vi #11: fim da TV analógica em São Paulo, ‘Massarico’ com S, TV Cultura adere à tela panorâmica e franquia “Shrek” na Band e Globo




Mudanças e coincidências.


O Eu vi de hoje é marcado pelo fim da TV analógica em São Paulo, a adesão de rede pública de televisão ao formato de tela HD, mais um erro de português e a mesma franquia de filmes exibidos em emissoras diferentes.


São Paulo agora é apenas digital


Cartela informativa sobre o desligamento analógico. | ilustração: LAYON YONALLER



No dia 29 de março de 2017, a principal cidade brasileira e o mais importante mercado publicitário do gênero – São Paulo – encerrou sua transmissão de televisão analógica. Como disse Pedro Bial em 1991, “na penumbra, sem hinos, sem cerimônias, sem homenagens”, as principais redes (Globo, SBT, RecordTV e RedeTV!) deram fim a suas emissões:







A cidade onde nasceu a televisão no Brasil há quase 57 anos encerrou suas transmissões de repente. Assim, a RecordTV (inaugurada em 1953) foi a emissora que ficou mais tempo no ar pelo canal 7 VHF analógico. Para se ter ideia da importância ignorada este ano, em 20 de setembro de 1950 ia ao ar – com festa e pompa – a TV Tupi pelo canal 3 (depois canal 4) trazida pelo então magnata da comunicação Assis Chateaubriand (Observação: vídeo sem áudio):






Calendário – O que chama atenção é que, ao contrário de Rio Verde (Goiás) e Brasília (Distrito Federal), São Paulo e região fez seu switch-off dentro do cronograma estabelecido. ATENÇÃO: as regiões de Goiânia e Anápolis serão as próximas a fazerem o desligamento de seus sinais televisivos em 31 de maio de 2017 às 23h59.


Emissora pública adere à tela de alta definição

No mesmo embalo, a emissora pública TV Cultura redefiniu a posição de sua marca d’água saindo da safe area e adotando o mesmo padrão inaugurado pela Globo ano passado. Compare como está a posição do selo da Cultura:


Marca d’água da TV Cultura “jogada” no canto direito: antes e depois. | TV Cultura



“Massarico” com S


O “maSSarico” em vez de “maÇarico”. | SBT



Percebi às 23h29 do dia 26 de março de 2017 no Programa Silvio Santos (SBT) que digitaram no gerador de caracteres (GCs) a palavra “massarico” com S em vez de “Ç” (maçarico). Foi durante a exibição de pegadinhas e câmeras escondidas.


Shrek na Band e Shrek 2 na Globo

Numa diferença de cinco dias a Bandeirantes (Band) e a Globo passaram dois filmes da franquia Shrek. Na Band, em 16 de abril de 2017 (domingo), a Sessão Livre exibiu o primeiro filme que deu origem a uma série de outros sobre o ogro verde:







Depois, em 21 de abril de 2017 (sexta-feira), foi a vez da Sessão da Tarde exibir a continuação do filme anterior. Detalhe: já estava até programado para passar no dia citado:







Será coincidência?


E foi isso o que eu vi. J-J














Por: Layon Yonaller, colaborador especial do Jovem Jornalista

8 comentários :

  1. Ainda bem que aqui no Rio continua tudo normal, rs Na verdade faz tempo que não assisto mt TV.

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Oi, Mayara. Obrigado por comentar. Aí no Rio, se não mudar a data, a TV analógica será desligada em 25 de outubro de 2017.

      Excluir
  2. Vocês não perdem nada, estão sempre de olho! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Muito obrigado, Camila. Eu cataloguei tudo e percebo estas coisas peculiares da televisão. Volte sempre!

      Excluir
  3. Nossa, quanta informação para um post só. Adoro, sempre fico informada :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Fico agradecido, Monique. Volte sempre e compartilhe!

      Excluir
  4. Ai eu sempre fico inconformada com esses erros no GC, sério HAHAHAH

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Sério mesmo, Carla?! Que bom saber disso. Volte sempre. Um abraço e compartilhe.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design