quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Você não precisa ser HIV+ para lutar contra a AIDS



A Aids surgiu em Kinshasa na República do Congo em meados de 1920. Seu surgimento deu responsabilidade à morte de 36 milhões de pessoas nesse período. A ciência comprovou que o vírus do HIV, o qual não tratado que dava origem à AIDS, veio do Chimpanzé verde africano. No Brasil o vírus deu início em 1980, e até o ano de 2012 foi registrado 656.701 casos por causa da doença. 

 Infográfico I Gazeta do Povo


Não tem a ver com preconceito, não tem a ver com intolerância. O mal das pessoas é não procurarem conhecimento. É julgar antes mesmo de saber do que se trata. O HIV, se tratado da maneira correta, não mata, muito pelo contrário: muitas pessoas estão indetectáveis, ou seja, incapazes de transmitir o vírus para outra, mesmo sem o uso do preservativo. 

Segundo as estatísticas da UNAIDS cerca de 32,7 milhões a 44,0 milhões de pessoas vivem com HIV no Brasil, sendo que 0,6% delas morrem vitimas de AIDS. Infelizmente o real percursor de mortes de pessoas que vivem nessa condição é o preconceito e a ignorância da sociedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) 800 mil pessoas morrem por ano vítimas de suicídio, e muitas dessas mortes são de soropositivos, pois 35%  tem depressão, e 25% delas tem pensamentos e intenções suicidas. 

Você entende o que acontece? A maldade mata muito mais que a AIDS. Isso é desumano, é cruel, é surreal. Tenha respeito e empatia com essas pessoas. Embora a AIDS seja uma doença sem cura, após 40 anos do começo de sua epidemia, com os avanços na medicina,  as pessoas que vivem nessa condição seguindo o tratamento corretamente, vivem uma vida totalmente plena, normal, e as vezes muito mais saudável que a sua, que vive com esse preconceito e essa intolerância impregnados. Pode ter certeza: não é fácil pra ninguém descobrir que é soropositivo. Não há uma receita certa para lidar com essa situação. Descobrir que um familiar ou um amigo muito próximo é soropositivo, é um momento muito difícil às vezes para ambos, pois nem sempre estamos preparados para ouvir essa notícia de uma pessoa que você ama muito. Mas a maturidade vem com o tempo, e junto dela uma vida totalmente plena e maravilhosa.

Devemos estar atentos a preconceitos e principalmente tomar cuidado, para não sufocar demais ou excluir essas pessoas de alguma forma. Chega de intolerância, chega de preconceitos. É necessário incentivar as pessoas a usarem os métodos de prevenção, como a camisinha a Prep e Pep, evitando assim que mais indivíduos se contaminem. E para aquelas que já vivem nessa condição, é necessário que as abraçamos sem julgamento e acima de tudo as respeitarmos, dando apoio mental e emocional. Qualquer um pode viver com HIV, de maneira plena saudável e prazerosa. A luta aqui não é inteiramente contra o HIV ou a AIDS, e sim contra a INTOLERÂNCIA e o PRECONCEITO de quem não vive nesta condição, e sabe apenas julgar. Entenda a realidade do próximo, tenha empatia e principalmente tenha RESPEITO.

Definitivamente, você não precisa ser HIV+ para lutar contra a AIDS. J-J



Por: Arnaldo Woosters, especialmente para o JOVEM JORNALISTA

6 comentários :

  1. Muito bom o post!
    Com certeza, o HIV é uma das doenças mais estigmatizadas da nossa sociedade como um todo e é extremamente necessário falar sobre esse preconceito que está enraizado - até mesmo em profissionais.

    Beijos.

    <a href="https://www.blogcoisaetal.com>BLOG COISA E TAL</a>

    ResponderExcluir
  2. quando a gente se intera e começa a ler sobre o assunto parece que fica mais chocante né?

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  3. Pessoa prevenida vale por duas.
    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  4. Oi Emerson, tudo bem?
    Muito bacana seu post, bem informativo, além de nos relembrar que essa doença ainda existe, bem como o preconceito.
    Abraços,
    Ava
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
  5. Post de conscientização. É a mais pura verdade. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post! Adoro postagens repletas de informação assim.

    Passa lá no meu blog. Tem post novo e gostaria de saber sua opinião.

    Beijos,
    Paloma Viricio

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design