quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Treta gospel: Léo (@na_igreja), André Valadão e um meme mal interpretado

"Que a grande farra comece!", frase de Max no filme Onde vivem os monstros


Um post do @na_igreja no Instagram gerou uma das tretas gospel mais tensas de toda a história na última segunda-feira (14). O motivo de toda a confusão foi uma montagem que o Léo, criador da página, fez para um meme que está rolando por aí na internet, que envolvia o cantor gospel André Valadão. 

Antes de tudo, o perfil @na_igreja é conhecido por postar piadas gospel e do meio evangélico criadas pelo próprio Léo. Veja como é a descrição do perfil:

"Humor Limpo P/ Esse Mundo Sujo @Na_igreja é um perfil de Humor Cristão que retrata o cotidiano."


A página tem mais de 481 mil seguidores além do Léo possuir um perfil de mesmo nome na rede social Snapchat - inclusive a Taynara OG, rainha do Snap, já citou o @na_igreja em um dos seus vídeos de 10 segundos.

Já André Valadão é um importante cantor do meio, irmão de Ana Paula Valadão do famoso Diante do Trono e que já gravou vários cds bastante populares. No Insta possui 1,3 milhões de seguidores.

Apresentadas ambas as partes para quem não conhece, vamos aos fatos.


O post que gerou a discussão

Léo entrou na onda do meme "-Posso copiar o seu trabalho? - Pode, só não faz igualzinho", fazendo uma montagem da série Supernatural (2005- em diante) e da capa do cd de André Valadão, o Sobrenatural (2008). 




A montagem do poster e da capa de cd ficou idêntica, mostrando semelhanças entre os produtos. Léo deu a entender que André Valadão plagiou o poster da série, já que colocou a capa de cd à direita, e não à esquerda. 

Se vermos pelo lado lógico, de fato André Valadão copiou a série Supernatural, pelo cd ser de 3 anos depois do lançamento da produção televisiva. Mas mais do que entrar nessa discussão - de se foi ou não plágio - devemos tratar a questão da montagem como uma brincadeira de um perfil de humor cristão e como um meme.


O meme

O meme "-Posso copiar o seu trabalho? - Pode, só não faz igualzinho" virou febre tem umas três semanas. Quem nunca passou por essa experiência na escola de emprestar um trabalho para um colega, dizer pra ele não fazer igual e ele vai lá e faz? Algo bastante corriqueiro.

Confira alguns memes criativos com essa frase ou derivadas:










Mas o que seria um meme? Confira a explicação do site Significados (com grifos):

"Meme é um termo grego que significa imitação. O termo é bastante conhecido e utilizado no "mundo da internet", referindo-se ao fenômeno de "viralização" de uma informação, ou seja,qualquer vídeo, imagem, frase, ideia, música e etc, que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade".


O cantor gospel não entendeu que se tratava de um meme e...


O comentário de André Valadão (o próprio)


Vai começar a treta! Está aqui o print screen que não me deixa mentir!


Foi na segunda-feira (14) que o André Valadão resolveu responder o post do @na_igreja no Instagram. Ele não gostou nem um pouco da brincadeira de Léo e disse (com grifos):

"Que ridículo! Deixa de ser sensacionalista, caçador de likes e comentários. Cresce! Cresce! Nuca vi esse seriado, e muito menos fiz uma capa copiando um seriado. Que ridículo. Cresce rapaz, se é que você é rapaz né. Sempre só te vejo só, ou atrás de amiguinhas... cresce MOLEQUE! MOLEQUE! Te bloqueio outra vez! Moleque!"


André poderia defender-se ao usar o argumento que "nunca tinha visto a série para poder copiar". Até aí, tudo bem. Também poderia dizer que o @na_igreja está atrás de likes e fama. Até aí, tudo bem também. 

Digo aqui no blog que toda opinião é válida e precisamos respeitar cada uma. O problema está em se querer utilizar de um argumento para denegrir e colocar a outra pessoa no chão. E André fez exatamente isso ao dizer implicitamente que o Léo é gay porque anda com amiguinhas. 

Não entendo como um cantor gospel influente foi capaz de tamanha baixaria. Logo uma pessoa que deveria propagar o amor ao próximo. O que vi foi justamente o contrário: um discurso preconceituoso e julgador. Em momento algum Léo criticou o André Valadão, nem levou a brincadeira para o foro íntimo. Apenas contribuiu para a propagação do meme

No Snapchat, o Léo até resolveu levar a questão na esportiva. Em um dos vídeos, corria pelas ruas de SP e sua amiga Gê atrás dele dizia: "Rapaz! Rapaz! Se é que você é rapaz né?". Sério! Eu não tive outra reação a não ser a de rir muito! 

Se o Léo pôde levar na esportiva, por que André não poderia? Aliás, além de deixar esse comentário, ele o bloqueou. Esse não foi o primeiro bloqueio, André já havia feito uma vez e os dois fizeram as pazes (falarei desse fato mais a frente).  À título de curiosidade, nesse link você confere os 10 artistas gospel que mais bloqueiam nas redes sociais. Adivinha quem está entre eles?


Aprenda com sua mulher, André

Claro que o povo no Instagram do @na_igreja caiu matando encima do cantor (Eu passaria horas e horas só pra colocar os prints dos comentários). Em resumo, os internautas criticaram a atitude do pastor André Valadão (Sim! Ele é pastor!) e sua atitude nada condizente com o evangelho. Aqui nesse post tomo o máximo de cuidado pra não levar o fato para o lado religioso e espiritual, apenas racional. 

André errou e deveria aprender com sua mulher Cassiane Valadão que fez o seguinte comentário (com grifos):

"Trabalho feito pra Deus, falando de Deus, nada de ironias, humor ridículo, trabalho sério e ainda pra abençoar as pessoas pra vir um cara falar isso? Só Jesus nessa causa mesmo!"

Me mostrem em que trecho Cassi levou para o lado pessoal?! Ela não o fez. Ela disse do próprio meme e ainda defendeu o trabalho do marido. 

Os internautas ironizaram Cassi e outros não entenderam de fato o que ela quis dizer. As pontuações e as vírgulas excessivas levam a uma interpretação incorreta da frase. Teve gente que disse que ela havia se contradito, outros que o comentário dela era um tanto quanto bipolar e um que disse que ela tinha gostado da montagem de Léo:

"Eita @cassi_valadao gostou, mas @andrevaladao não gostou... tbm achei de mal gosto."


Direito de resposta do Léo



Printei tuuudo! Aqui está parte do textão do Léo no Insta.


Léo fez vídeos de 10 segundos no Snap consternado com o comentário de André e explicou o que queria com o meme. Segundo ele, não era de forma alguma denegrir a pessoa e o trabalho de André Valadão. No Insta, ele escreveu um textão (que não está mais disponível , mas eu fui um ninja e printei antes) explicando o que havia acontecido:

"Bem vamos lá... Antes de começar eu queria dizer que não estou aqui para agredir e nem para retrucar uma agressão, mas explicar um meme mal interpretado. E só estou fazendo esse post pq foi feito um comentário público sobre a minha pessoa e não uma direct. Bem, esse post é um meme que tá rolando na internet. Uma cena bem comum na escola e na faculdade é alguém correndo pra copiar um trabalho ou lição que nem lembrava que tinha que fazer para entregar. Todo mundo já se viu numa situação como essa, seja emprestando o trabalho ou pedindo emprestado. Só que, para não dar bandeira para a professora, rola aquele aviso pro amigo não copiar tão igual, né?

Inspirado nisso, fiz o post pra entrar na brincadeira da galera na internet. 
A ideia é um diálogo do tipo:
- Fez o trabalho? Posso copiar?
- Pode, só não faz igualzinho.

Esse meme tá rolando há mais de 3 semanas. A minha intenção não foi agredir moralmente a pessoa do @andrevaladao porém participar da brincadeira. Pastor, não foi uma acusação de plágio, é apenas um meme. Pesquise e vc vai confirmar. No comentário, além de não entender a brincadeira, ele insinua coisas sobre minha pessoa, num comentário muito maldoso, tendencioso, levando as pessoas a me julgarem.... A ironia é tão grande que alguns dias atrás ouvi uma pregação dele de quase 1 hora que fala sobre amor ao próximo e que temos que cuidar com o que falamos para não matar a outra pessoa com palavras. (Pelo o que vcs estão vendo acompanho o trabalho dele, aliás, não só acompanho como tbm amo suas musicas) E outra, não me defenderei sobre a frase "cresce rapaz, se é que você é rapaz né. Sempre só te vejo só" Amigo, to só não é por opção minha é por opção das outras pessoas. Ele fala como tivesse uma fila enorme querendo casar comigo kkkkkkkkk (to rindo mas quantas pessoas não passam por isso, sendo rotuladas por estar esperando em Deus)

Mas não me defenderei porque estarei alimentando o preconceito e ódio. Mais amor e menos ódio! Eu sei quem eu sou e tbm sei em quem tenho crio.

Como fui bloqueado, peço perdão publicamente pelo post e apagarei este aqui em breve." 


Entre os grifos, destaco apenas um. Léo diz: "tô só não é por opção minha é por opção das outras pessoas". Mesmo com todo o clima tenso, ele ainda levou tudo com bom humor. 


Eu sei o que você fez no verão passado



As marcas do André Valadão. 


Como falei, Léo já havia sido bloqueado por André no passado. O motivo foi por conta de um post parecido com esse em que ele agiu com bom humor quando o pastor criou uma marca de calças chamada Amém (Hoje é a loja virtual Fé pra todo lado). Eu não me lembro muito bem do comentário - e nem encontrei em minhas pesquisas - mas era algo como o Léo dizendo "que as calças eram ungidas e quem não as tinha era por conta da falta de fé". Algo assim (Me desculpem se não coloquei as provas irrefutáveis aqui). 

O que André fez? Foi lá, o bloqueou e apenas o desfez depois que eles estavam em um evento. André chegou a comentar que o Léo precisava de juízo na cabeça, em um clima descontraído. 

Agora Léo é bloqueado de novo. Pode parecer que estou defendendo o rapaz do @na_igreja, mas não. Todo mundo tem o direito de bloquear outras pessoas por vários motivos ou por motivo algum (Eu já fui bloqueado por algumas, mas fico tranquilo pois não fiz nada de errado). O que eu coloco em xeque aqui é o bloqueio vindo logo após um insulto descabido de alguém tão influente.

E o Léo poderia muito bem ser excluído/bloqueado por pessoas e instituições religiosas - além de famosos gospel - por posts como esses:


Uma foto publicada por Humor Limpo P/ Esse Mundo Sujo (@na_igreja) em



Uma foto publicada por Humor Limpo P/ Esse Mundo Sujo (@na_igreja) em



Uma foto publicada por Humor Limpo P/ Esse Mundo Sujo (@na_igreja) em
Léo fez piada com a música Ninguém explica Deus, do Preto no Branco, além de chamar a banda ironicamente de "AFODESCENDENTE no branco".



E por último, e tão importante quanto: eu também poderia ser excluído/bloqueado e quem sabe denegrido por André Valadão! Quer mais detalhes? Leia aqui


De que lado você fica?

O que está em questão neste post, eu volto a repetir, não é se André Valadão plagiou ou não a série Supernatural, mas o comentário desnecessário do cantor/pastor gospel. Léo não ultrapassou nenhum limite de respeito com relação à André Valadão, mesmo que se trate de uma brincadeira vista por muitos como de mal gosto. Já André foi longe demais ao levar um meme para uma questão pessoal, além de não interpretá-lo da forma correta. E você, de que lado fica? J-J


Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Oi Emerson,
    Com a revolta do cantor só faz aumentar a popularidade do meme do Léo, se ele tivesse ignorado talvez não ganhasse tanta visibilidade.
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo. Quando nos importamos com o que os outros falam damos mais brecha para continuarem fazendo o que fazem.

      Excluir
  2. Fico do lado do Léo... Os valadão estão muito ferido com a internet, todos nós sabemos ... Mas o cara surtou legal rsrsrs
    Poderia só ter rido��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surtou de um jeito que não precisava. Quem ultrapassou limites foi o André.

      Excluir
  3. fico do lado dos memes, haha!
    Tantos famosos que viram meme e levam na brincadeira....
    Até pq a Ana Paula Valadão já deu muuuuuuuuuuuuuuitos fora...

    ✯ Blog Diamante Turquesa ✯✯ Instagram ✯

    ✯ Siga o blog clicando aqui ✯

    ResponderExcluir
  4. Olha eu sou evangélica mas alguém que é famoso ter tempo pra baixaria é porque não tem muito o que fazer. Não achei a postura do André correta. Se achou que foi falta de respeito, que entrasse em contato com a página por email. Não apenas foi uma postura em torno da baixaria como também expressou falta de profissionalismo. Imagina se ele fosse um desses artistas de Hollywood que vira e mexe todo mês tem fofoca deles nas capas de revista? Meu Deus, ele deixaria de ser cantor.
    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse seria o procedimento mais adequado à situação, né Gisley? Agir sem pensar nunca deu certo.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design