sexta-feira, 25 de novembro de 2016

10 dicas de posts para comemorar aniversário de blog

Chegamos ao sétimo post da série de comemorações da Semana JJ 8 anos. Já foi publicado uma crônica do meu desabafo profissional; o Thiago listou 8 bons motivos para ler esse blog; já apresentei os meus queridos colaboradores; o Arthur falou da parceria; e o Pedro Blanche escreveu uma carta aberta dos motivos para escrever aqui. Quem diria que teríamos criatividade para isso tudo, não é mesmo?

A série termina amanhã, e eu gostei muito dessa experiência de dedicar uma semana (ou mais que uma) de comemorações. Não posso revelar ainda qual é o tema do último post, mas será a cereja do bolo de 8 anos do JJ! Juro! Aguardem, e vocês não irão se decepcionar!

Para hoje, resolvi fazer um spin-off. Para quem não sabe, um spin-off é um material derivado de outra coisa. Não falarei especificamente do aniversário de 8 anos do JJ, mas passearei por várias comemorações do blog durante sua existência, e também darei 10 dicas de posts para comemorar aniversário de blogs. Aquilo que já fizemos aqui que deu certo, que tem dado certo ou que poderá dar certo para o seu blog. Confira! São dicas preciosas, criativas e inovadoras para fugir da mesmice.


1- Pequenas crônicas de blogs amigos




Não sei se todos se lembram - nem se todos estavam aqui durante o primeiro ano de blog -mas, para comemorar o aniversário de 1 ano eu fiz algo inovador. Publiquei pequenas crônicas, divididas em quatro posts (o primeiro você vê aqui), sobre os blogs e amigos leitores que me seguiram nessa caminhada. A inovação encontrava-se justamente em escrever sobre os blogs, com suas características e adjetivos, mas sem revelar de qual espaço falava. Foi uma ideia aceita por todos e que aumentou a curiosidade e o mistério entre os leitores.


2- Presentes personalizados para os blogs seguidores



Nesse mesmo ano, criei layouts e montagens personalizadas a cada leitor fiel. Foi um sucesso, tanto que quem foi homenageado resolveu postar as artes em seus blogs. É uma boa opção também de comemoração. Para quem tem mais dinheiro, pode presenteá-los com brindes, canecas, canetas, entre outras coisas personalizadas. Confira aqui todas as artes que fiz, foram 12 no total. Talvez eu possa repetir a dose e executar essa dica em um aniversário futuro do blog, quem sabe?!


3- Crônicas comemorativas




Eu amo crônica e em vários aniversários do blog fiz uma crônica comemorativa cheia de figuras de linguagens, metáforas e comparações. Não posso deixar de citar a que fiz no primeiro ano em que comparava o blog a um bebê, e a que escrevi quando o JJ completou 5 anos, em que dizia que esse bebê tinha crescido e que agora era uma criança. Dá pra brincar com textos inovadores e crônicas. Pegue essa dica pra você! Ela é bem legal. 


4- Textos sobre bodas de aniversários




Usei essa dica em dois anos de comemorações do blog, nos 4 e 5 anos. Poderia usar outras vezes? Sim, mas creio que se tornaria clichê e comum demais. Você pode publicar textos comemorativos, comparando o seu espaço virtual com bodas de aniversário e casamento, por que não? No aniversário de 4 anos comparei-o com frutas e flores no de 5 anos, com madeira. Essa dica serve pra quem gosta de viajar e de usar toda a criatividade que tem dentro de si.


5- Seu blog em números




Essa dica requer uma pesquisa profunda em seu blog. É muito bom apresentar - em uma comemoração - quantos leitores você conseguiu durante um tempo, quantos comentários você possui, quantidade de seguidores no Instagram e Facebookvisualizações e quantos posts já foram publicados. Praticamente em todas as comemorações gosto de colocar esses dados. É uma forma de analisar o crescimento do seu espaço. 



6- Artes que contem a história do seu blog



Se no primeiro ano do blog eu presenteei os leitores com pequenas crônicas e uma arte, no oitavo foi justamente o contrário. Resolvi contatar meus leitores e blogueiros mais participativos e enviar uma mensagem via Instagram para que eles participassem com uma frase contando sua história com o blog e desejando parabéns a esse espaço. Foram 26 frases (a última será amanhã), em artes realizada por mim e publicadas, desde o início de novembro, na fanpage e Insta do blog e no meu WhatsappEu me emocionei com cada recado e depoimento recebidos, inclusive dos meus colaboradores, ex colaboradores e profissionais de comunicação. Isso foi uma boa forma de criar um conteúdo inédito fora do blog (já que não postei as frases aqui) e também de divulgar meu trabalho no JJ (em cada arte feita tinha todas as redes do Jovem Jornalista). O resultado disso já pude ver na fanpage, quando cada arte teve mais de 200 visualizações.


7- Histórias de cada número 



Você também pode deixar a idade do seu blog mais interessante, brincando com o número respectivo de cada aniversário. Por exemplo, ano passado, quando o blog fez 7 anos, eu cheguei a dizer que o número 7 significava perfeição, mas que não sabia se esse blog tinha chegado à perfeição. Isso é uma possibilidade de deixar algo tão comum, como um número, interessante. Basta pesquisar a história de cada numeral na internet e criar posts incríveis! 




8- Retrospectivas de posts



Outra dica é criar uma retrospectiva de todos os anos do blog, desde o primeiro post, relembrando os posts mais polêmicos, mais interessantes, que deram mais trabalho pra fazer, entre outros. Vejo muito nos blogs que visito uma retrospectiva mensal e acho muito legal. Ao fazer um apanhado de posts você vê o tanto que amadureceu e se precisa melhorar em algum aspecto.


9- História do blog



Você pode contar também sobre a história do blog, de como tudo começou, coisas que seus leitores não sabem, entre outros. 


10- Lembrança das tretas, pontos positivos e elogios do blog



Faça um apanhado geral também das reações que os leitores tiveram durante sua trajetória de blog, deixando às claras todos os problemas e pontos positivos que aconteceram, afinal de contas o blog pode ser atingido por elogios e também pelas críticas mais difíceis. Muitas vezes, os elogios e as tretas não estarão nos comentários, mas nos bastidores, em uma conversa de Whatsapp etc. É bom mostrar as coisas como elas realmente são. Isso também faz parte do crescimento de um blog.


É isso, pessoal! Espero que tenham gostado dessas dicas para comemorar aniversário de blog. Posso garantir que são dicas que valem ouro e eu já apliquei todas durante a história do JJ

Não poderia deixar de citar os famosos sorteios que os blogs fazem em período de aniversário. Eu nunca realizei um, mas também surte muitos efeitos e garante novos seguidores e aumento de visualizações. Quem sabe não faço um quando tiver dinheiro ou parcerias?

E vocês, gostaram das dicas? Tem mais alguma? Diga nos comentários! J-J


P.S.: Esse post está saindo um pouco atrasado devido a minha agenda cheia nessa sexta-feira, mas aqui está o sétimo post que prometi a vocês. Aguardem o último amanhã!








Por: Emerson Garcia

5 comentários :

  1. Maravilhoso post!! Dicas incríveis , de verdade. Vocês são sucesso! Que felicidade fazer parte de tudo isso, nem que seja um pouquinho hahaha
    Beijos e um bom final de semana!
    Blog DMulheresInstagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou das dicas. Sua presença aqui faz toda diferença. Obrigado por estar conosco nessa caminhada.

      Excluir
  2. São dicas de ouro mesmo! Em dezembro o Jeans Rasgado completa 2 anos, quem sabe sigo uma das suas dicas :))

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O aniversário do Arquiteto Versátil está próximo e eu decidi fazer algo especial. Como eu estou sem ideia do que fazer eu decidir pesquisar sobre o assunto. Durante a pesquisa eu acabei chegando neste artigo. O seu artigo me ajudou bastante. Tive algumas ideias bem legais que em breve colocarei em prática no meu blog. Obrigado pela ajuda. Se quiser conhecer meu blog basta acessar: arquitetoversatil.com.
    um abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design