segunda-feira, 21 de novembro de 2016

A origem do logotipo do blog Jovem Jornalista

Logotipo do blog Jovem Jornalista. | Layon Yonaller


O atual logotipo do blog Jovem Jornalista foi concebido e idealizado por mim a pedido do editor-chefe do blog, Emerson Garcia. Ele viu meus desenhos que fazia no computador e me pediu que eu fizesse a marca do blog. Disse que pensaria no assunto e pensei mesmo, de forma livre e descompromissada. Foi aí que numa madrugada de 16 de março de 2016 eu fiz estes esboços num resto de papel:


Esboços e desenhos do logotipo do JJ. | Foto: Layon Yonaller


Com uma canetinha e uma caneta fui materializando o símbolo do JJ com base no chamado flat design, assunto abordado em 25 de junho onde o logotipo foi citado. Antes da marca atual, assim era a identidade do blog:











A partir do esboço em papel até chegar o símbolo definitivo - imaginando e materializando o que era pensado por mim - foi questão de minutos. Ao citar o novo logo, Emerson deixou claro uma tendência que acontecia com marcas de outras empresas e organizações que tomaram a mesma decisão:

"O J - como já puderam perceber em vários momentos - é temático e muda de acordo com as datas. [...] Layon acertou em cheio, já que é tendência as marcas se adequarem a datas comemorativas e especiais."


O logo do JJ foi feito para se encaixar a qualquer cenário e tema. A letra Jota (J) foi concebida para ser um portarretrato aberto a uma efeméride ou situação. Para criar a marca enfeitada eu fiz os "moldes-padrão" que insere e encaixa fotos, imagens e desenhos:

Moldes e aplicações. | Layon Yonaller




Selo comemorativo dos oitos anos do JJ


Moldes original do selo JJ 8 anos. | Layon Yonaller


Emerson Garcia me encomendou uma marca comemorativa do oitavo ano de existência de seu blog. A partir do símbolo do infinito (dois círculos entrelaçados) criei um "número oito" especial. Emerson me perguntou se o selo do JJ poderia ser emoldurado, assim como o logotipo do JJ, eu decidi que era melhor que não até porque se tratava apenas de uma época especial e uma boa lembrança dos oito anos do blog.

O selo foi inserido nos depoimentos publicados na fanpage e Instagram do JJ, além de compartilhados por Whatsapp. Confira:











O desenho feito

Tanto o logotipo quanto o selo comemorativo do Jovem Jornalista foram fabricados no programa Microsoft Paint (Windows XP). Eu não tenho grandes recursos para desenvolver uma marca, mas se é para fazer perfeito que se faça com as ferramentas que têm. J-J




























Por: Layon Yonaller, especialmente para o Jovem Jornalista

12 comentários :

  1. Amei conhecer a origem do seu logo, isso é uma coisa tão especial e única, né? O seu é muito bonito! Um super beijo, Blog Minuto de Bobeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Oi, Kaila! Um super beijo também. Muito obrigado por comentar e pelo elogio!

      Excluir
  2. O bom da logo de vocês é que é um J que dá pra ser inserido em vários momentos, isso é muito legal! Adorei ter dado o depoimento também. Muito bom participar dessa festa de 8 anos com vocês ;)

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - A ideia é essa, Thami: que o logotipo do JJ seja dúctil a qualquer momento e situação. Parte dos "temas" são feitos por mim e outras pelo Emerson. Beijos para você também.

      Excluir
  3. Ah, muito bacana o post! Muito legal tomar conhecimento da origem da logo do blog de vocês. Caramba! 8 anos, quase uma década. Que venham muitos outros pela frente.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Que venha mais oito, Renato. Fico feliz pelo interesse pela origem do logotipo do JJ. Até mais também e volte sempre!

      Excluir
  4. Bem interessante o modo que foi desenvolvido o logo do blog.
    Parabéns por todo o trabalho e desejo muito sucesso :)

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Obrigado, Rafa. Beijos também e volte sempre.

      Excluir
  5. Gostei de saber como foi o processo de criação da sua logo. Gosto muito do Blog de maneira geral e sei o cuidado e carinho que você tem com cada detalhe aqui. Parabéns pela sua dedidação :)
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Belas palavras, Renata. Beijos para você também e volte sempre.

      Excluir
  6. A logo ficou ótima, tanto de identidade visual do blog como a da data comemorativa. Parabéns Layon!

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design