segunda-feira, 28 de novembro de 2016

De fã para fã: Crítica - Animais Fantásticos e onde habitam



Olá, galera! Estou de volta aqui hoje para fazer uma coisa que faço de melhor – e gosto muito de fazê-la: FALAR DE HARRY POTTER! Como todos já sabem – ou deveriam saber – no dia 17 de novembro foi lançado o filme Animais Fantásticos e onde habitam, um spin-off de Harry Potter. E é claro que eu, como grande fã que sou, fui assistir ao filme na estreia para fazer esse post lindo para vocês fãs de Harry Potter.

[TODO O TEXTO A SEGUIR PODE CONTER SPOILERS – muitos mesmo]

História




Para começar, vamos falar sobre a história. O roteiro foi inteiramente escrito pela J.K. Rowling. Por se tratar de um enredo que não está inteiramente nos livros, ninguém menos que a Rainha poderia contar essa história apropriadamente.

O enredo acompanha Newt Scamander, um magizoologista – pessoa que estuda criaturas mágicas – que vai para Nova Iorque atrás de uma criatura, mas acaba entrando em uma confusão enorme com o M.A.C.U.S.A. (Congresso Mágico dos Estados Unidos da América) – equivalente ao Ministério da Magia na Inglaterra.



O filme se passa no período de 1920, época na qual Grindewald – um grande bruxo das trevas da época – estava atacando. Todo mundo está muito assustado por causa dos seus ataques e, além disso, há uma organização conhecida como Nova Salem que tem o propósito de expor e exterminar as bruxas. Devido a isso, uma nova lei entra em vigor: o Estatuto Internacional do Sigilo, que impede que bruxos e bruxas exponham a magia para os trouxas (não-maj, nos Estados Unidos).

Acidentalmente, Newt – que anda com uma mala cheia de animais fantásticos – acaba a trocando pela mala de um trouxa e é aí que a confusão começa. O senhor Jacob (o não-maj) acaba abrindo-a e deixando algumas criaturas escaparem, expondo a magia.

Além disso, um Auror do M.A.C.U.S.A. descobre que tem um Obscurus em algum lugar da cidade causando destruição e piorando ainda mais a situação para a comunidade mágica. Só que poucos sabem suas verdadeiras intenções...


Animais Fantásticos




Se você achou que a série com o nome de Animais Fantásticos teria poucas criaturas mágicas, você se enganou extremamente. J.K. conseguiu nos apresentar várias criaturas (Eu já era apaixonado pelo Tronquilho, agora sou mais ainda). Tem uma cena na qual Newt entra na mala para descobrir quais animais fugiram e nesse momento somos apresentados a várias criaturas.

Duas delas tem papéis importantíssimos na trama, mais especificamente o Thunderbird (pássaro-trovão) e o Obscurus que aparece por mais de uma vez no decorrer do filme. A produção foi tão perfeita que pretendo assisti-la na próxima semana.


Deslizes


Accio!

Uma das partes polêmicas do post porque sei que nem todo mundo vai concordar comigo, mas é a minha opinião sobre o assunto e sou fã de Harry Potter há 10 anos, então nem venham me chamar de poser por isso. Vamos lá!

Primeira coisa que me incomodou nesse primeiro filme foi o seguinte: Os bruxos quando aprendem a aparatar, ou aparatam pela primeira vez, sentem desconforto, enjoo e até vomitam. Por que motivo, causa, razão ou circunstância o Jacob não sentiu nenhum dos efeitos colaterais da aparatação quando Newt o puxou e aparatou com ele?

No filme Harry Potter e o Enigma do Príncipe, quando Dumbledore aparata com Harry e ele fica enjoado, Dumbledore diz: “Você até que foi bem para sua primeira vez”. Se um bruxo fica desconfortável com algo que ele está acostumado, porque um trouxa não ficaria?



Revelio!


A segunda coisa que me incomodou foi: como diabos o Newt desconfiou que o Graves era o Grindewald? No final do filme, Newt usou um feitiço para revelar a identidade de Graves, que se destransfigura e assume a forma de Grindewald. Mas como ele chegou nessa conclusão? O que fez ele desconfiar?


Elenco

Não poderiam ter escolhido um melhor. Eddie Redmayne, que interpretou Newt, todo esquisitinho, com os tiques do personagem, ficou muito perfeito. O cara merece ganhar um Oscar todo ano...

Ezra Miller conseguiu dar aquele tom de terror com seu personagem perturbado (como todos os personagens) dando uma pitada de drama para a história. 

Vou começar a crítica da categoria abaixo logo aqui. Muitas pessoas reclamaram quando Jhonny Depp foi selecionado para o papel de Gellert Grindewald e as alegações foram as seguintes:

- Ele é muito famoso, vai estragar a magia.

Minha resposta: Queridos amigos, em Harry Potter há vários atores famosos: Alan Rickman, Helena Bonham Carter, Kenneth Branagh, Emma Thompson e MAGGIE SMITH!! Vocês já viram a quantidade de prêmios que a Maggie Smith tem? Façam-me o favor, né?!

- Ah, mas os personagens do Jhonny são todos iguais.

Minha resposta: Acho o Ezra Miller um ótimo ator, mas até hoje não assisti um personagem dele que não seja problemático, perturbado... Ele também se encaixaria na categoria de personagens iguais, não?

- Então, mas o Jhonny bate em mulheres.

Minha resposta: Eu sei disso, você sabe disso, nós sabemos disso. Não é uma coisa legal, é crime. Mas isso faz parte da vida pessoal dele, ele não vai atuar menos por ter feito merda. Se fosse assim, Britney Spears já teria ficado pobre...


Voltando para a questão do elenco, as atrizes que interpretam as personagens que ajudam o Newt na sua aventura por Nova Iorque foram Katherine Waterston e Alison Sudol (Porpentina e Queenie Goldstein) super se encaixaram em suas personagens, principalmente a carismática Alison Sudol como Queenie.

Não tenho nem como falar sobre o Dan Fogler como Jacob. Melhor amigo trouxa que todos queríamos ter, não é mesmo?

Tivemos Colin Farrel como Percival Graves, um Auror muito poderoso do M.A.C.U.S.A., sem falar da Carmem Ejogo como Seraphina Picquery, presidente do M.A.C.U.S.A. Elenco muito perfeito!


Grindewald

Desculpe, Tom. Mas Grindewald é o melhor vilão que você respeita. Todos os fãs de Harry Potter falam que Voldemort foi um ótimo vilão, mas em 4 filmes do qual Voldemort aparece não teve uma cena como as de Grindewald em Animais Fantásticos.




No final, quando Grindewald, ainda transfigurado em Graves, vai ser preso todos os aurores começam a disparar vários feitiços nele ao mesmo tempo. Imagina... você ser bombardeado de feitiços... E O CARA CONSEGUIU SE PROTEGER DE TODOS!! Se não fosse o Newt e uma de suas criaturas, acredito que ele faria um estrago nos Aurores e ainda conseguiria fugir. O cara é muito bom!


Efeitos e trilha sonora

Isso nunca foi um problema para nenhum dos filmes do Harry Potter, não é mesmo? Todos tiveram efeitos especiais excelentes e uma trilha sonora melhor ainda. E nada disso foi diferente na nova produção. Efeitos espetaculares. A trilha sonora ficou sobre a responsabilidade de James Newton Howard que não deixou a desejar em nenhum momento.


Considerações finais

Eu não sei o que farei da minha vida nos próximos dois anos esperando o lançamento do próximo filme. Animais Fantásticos e onde habitam me deixou super ansioso para os demais. Não esperava ficar desse jeito.

J.K. conseguiu nos trazer uma história inteiramente nova e muito diferente de como estávamos acostumados mas, mesmo assim, não perdeu a essência da história principal, como podemos ver nas várias referências que aparecem.

Outra coisa que amei foi o fato de eles usarem magia para tudo, coisa que não vimos muito na franquia Harry Potter. Por exemplo, a Queenie faz o jantar com magia, usando sempre sua varinha e, além disso, eles aparatam O TEMPO TODO! Me deu uma depressão ao saber que eu sou só trouxa e não posso sair aparatando por aí.

Animais Fantásticos 2 tem seu lançamento previsto para 15 de novembro de 2018. Tempo demais, não é mesmo? Também acho. Vamos diminuir isso aí e lançar o próximo amanhã?

Malfeito, feito. Nox! J-J




Por: Thiago Nascimento

5 comentários :

  1. Já vi várias resenhas sobre este filme,mais ainda não tive a oportunidade de assisti-lo.
    Parece ser bastante interessante :)

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tô doida pra assistir o filme, ainda não vi. Gostei demais da sua crítica, você foi bastante coerente em tudo que apontou.
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
  3. Eu amei o filme e adorei saber que terão mais 3 ou quatro continuações. O pior é ficar esperando mesmo né?!!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Quero muito assistir a este filme, apesar de não ser super fã assisti todos os files da série HP.
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por compartilhar este artigo!! Este filme ultrapassou minhas expectativas, David Yates adaptou a história de uma maneira impressionante, colocando como evidencia que era o diretor indicado de Animais Fantásticos. Inclusive encontrei mais detalhes sobre a produção eles são muito interessantes. É importante mencionar também o grande trabalho do elenco, foi um dos melhores filmes de 2016.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design