segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Setembro Amarelo: ilumine o mundo de boas ideias

Você sabe o que significa o Setembro Amarelo? O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio que acontece nesse mês desde 2014, por meio de identificação de locais públicos com a cor amarela. Essa cor no trânsito significa atenção e alerta, e o Setembro Amarelo tem o objetivo de alertar a sociedade da realidade do suicídio. 

Esse é um evento que acontece em todo o mundo. No dia 10 de setembro há uma atenção maior já que é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

Não é o câncer, não é a Aids a doença que mais tem matado no mundo. É o suicídio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) 32 brasileiros se suicidam por dia. Uma taxa alta e preocupante porque ainda é um tabu e uma doença difícil de lidar. Muitos não sabem de sua gravidade, por considerar uma frescura ou algo qualquer. O suicídio é silencioso, mas poderia ser evitado com conversa, tratamento e afeto. Para a OMS, 9 entre 10 casos poderiam ser evitados.


Ideias cheias de luz

E como podemos evitar que mais suicídios aconteçam? Disseminando boas ideias por aí. A AACD, por exemplo, fez um vídeo lindo, que foi publicado no mês de julho desse ano. Chama-se Máquina Resolvedora de Problemas. Se você está passando por qualquer problema ou deseja tirar sua vida, esse vídeo de quase 3 minutos irá te surpreender:





O suicídio é um problema? De fato. Aliás, só conhece a gravidade do problema, quem passa por ele. Só conhece a dor quem a sofre. Mas que tal olharmos essas crianças? Que tal compartilharmos nossos problemas com elas? Pode até amenizar a dor de não querer mais viver. Ao contrário do que possa parecer, não quero menosprezar o suicídio, mas quando nos deparamos com vários desses problemas do vídeo, podemos ter uma mínima vontade de voltar a viver.


Outras ideias cheias de luz são duas propagandas: uma da Prefeitura de Urussanga e a outra do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS).




Essa diz tudo em poucas palavras. Nela lemos: "não espere que a distância revele a mensagem que alguém próximo queria passar para você". Se você se afastar um pouco da tela agora, perceberá um rosto conhecido: Robbin Williams, que em 2014 teve sua morte confirmada por suicídio. Só sabemos disso, porque nos afastamos da imagem. O que poderia ser evitado se tivessem pessoas próximas do ator?



Essa é esteticamente bonita e bastante emotiva. Gosto de propagandas minimalistas, mas que dizem tudo.


Amarelo por toda a parte 

Vários monumentos e pontos turísticos já foram iluminados com essa cor:




Você também pode iluminar o mundo com essa ideia. Eu, por exemplo, atualizei a minha foto de perfil com uma imagem pra apoiar o evento - camisa amarela e apontando para a minha garganta, "por que falar é a melhor opção"



Use sua criatividade! Poste fotos e me mande para eu ver (Me marque no meu Instagram ou mande por email). Ficarei feliz em vê-los colorindo o mundo de amarelo! J-J















Por: Emerson Garcia
Colaboração: Edna Santos

13 comentários :

  1. Amei sua iniciativa! Parabéns. =)

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tive problemas e essa campanha tem sido incrivel para mim.
    Estou preparando um post sobre isso, gostei muito do seu.

    Lua do Meu Mundo da Lua
    FanPage (se inscreva no blog, te esperamos por lá)

    ResponderExcluir
  3. É mesmo uma grande iniciativa, só sabemos o tamanho dessa conscientização, quando vimos um caso próximo a gente. Essa campanha é por demais legal.
    Beijos e uma excelente semana!
    DMulheresInstagram

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o setembro amarelo, estamos sempre a aprender, verdaade? Gostei. Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Emerson, eu acabei de ler sobre o Setembro Amarelo num outro blog e achei super interessante e válida essa campanha. Bacana demais você apoiar!

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia sobre o setembro amarelo, muito interessante e válido, é uma causa pela qual vale a pena lutar e divulgar mais!
    Ótimo post, beijos.

    http://blog-abreaspas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que video incrível da AACD. E que iniciativa. Conheço pessoas que acabaram com suas vidas e isso destruiu a família que ficou. Muito triste e real.

    Parabéns pelo post.

    :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! São danos para toda a família, que não tem reparação. Acho que todo mundo deveria ver esse vídeo da AACD.

      Excluir
  8. Que campanha maravilhosa e sem dúvida nenhuma vale muito a pena ser divulgada.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Essa ideia é incrível! Acho importante a conscientização, mas não de forma superficial, e sim de forma séria, onde as pessoas podem ver a realidade crua e verdadeira do problema sério que é.

    www.adolecentro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Tem que se mostrar a realidade como ela é, realmente.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design