quinta-feira, 11 de maio de 2023

Quinta de série: Minha mãe cozinha melhor que a sua

Pode conter spoilers!


No mês das mães apresento o reality show culinário da GloboMinha mãe cozinha melhor que a sua. Criado por Boninho, o talent show é dirigido por Angélica Lopes e LP Simonetti com produção de FremantleMedia, apresentação de Leandro Hassum e com os jurados Paola Carosella e João Diamante. O reality é baseado em A minha mãe cozinha melhor que a tua, da rede portuguesa RTP1. O programa contou com 10 episódios na primeira temporada, com a duração de 1 hora cada um. 

A dinâmica funciona com a competição de três duplas de mãe e filho na cozinha para que os jurados - Paola Carosella e João Diamante - entrem num acordo e decidam qual dupla cozinha melhor. Há muita diversão, ludicidade, bom humor e relacionamento entre mães e filhos. 

À cada episódio, as duplas se desafiam e passam por três níveis distintos, baseados em um prato definido. No primeiro, os participantes encaram um mini-game que define um ingrediente extra para cada dupla. No segundo, O que tem na geladeira, são são desafiados a fazer um prato apenas com o que há dentro dos refrigeradores. 

O terceiro, Memória Afetiva, as duplas fazem uma refeição baseada em um prato de família passado de geração em geração. Em cada episódio, um prato de um lar brasileiro é apresentado. O mercado fica aberto para as duplas pegarem novos itens para a sua cozinha. Nesse nível, também pode acontecer o Fogo na cozinha, que é uma dificuldade a mais para os participantes cozinharem (É um desafio divertido e bem humorado). 


Ao final dessa prova, elege-se a família campeã. Mas, na divisão do prêmio final, as três duplas são premiadas com uma quantidade em dinheiro para doar a um dos projetos parceiros do Para quem doar - plataforma criada pela Globo em abril de 2020 para conectar pessoas com organizações de todo o Brasil que trabalham para combater e amenizar os impactos sociais na vida da população em situação de risco e vulnerabilidade

O legal do programa é assistir os filhos (E talvez mães) que não cozinham nada e são desafiados à isso. As mães orientam seus filhos na beira da bancada, mas se quiserem cozinhar entram e o cronômetro duplica a velocidade, comprometendo o tempo final. 

Os jurados comentam os pratos, passeiam pelas cozinhas dos competidores e realizam críticas. Paola e João são dois chefs de cozinha reconhecidos e renomados mundialmente. Dessa vez, Paola resolveu ser mais amena e "legalzinha" em suas críticas, para quebrar um pouco com o perfil traçado quando era do MasterChef. João, não o conhecia muito em tela, e foi ótimo conhecê-lo. Super gente boa, descontraído, mas com muito profissionalismo. Leandro Hassum está perfeito como apresentador e está bem à vontade, as inserções divertidas e bem humoradas dele estão ótimas e encaixadas. 


O formato do reality culinário relembra o fracassado Mestre do Sabor, Masterchef, Duelo de Mães e o quadro Minha mãe cozinha melhor (Do É de casa), mas tem seu próprio formato e peculiaridades. Aliás, acredito que dessa vez a rede Globo tenha acertado no seu produto culinário. 


Cenário e layout


O cenário é super colorido, com luzes neons e tons vibrantes. Cada uma das três cozinhas, possui uma cor diferente: uma verde, outra azul e uma vermelha. E as geladeiras, batedeiras, bancadas, utensílios e outros também possuem as cores correspondentes. 

O ambiente é alegre, descontraído e as cores deixam tudo muito lúdico e divertido. O espaço é menor, em comparação aos outros realitys culinários, mas totalmente acolhedor. O piso branco, contrasta com todo o colorido do restante. O mercado é pequenininho mas bem organizado e intuitivo.


Participantes


Foi interessante ver as mães de filhos famosos, mães famosas e seus filhos também e mães famosas e seus filhos. A mãe de Ludmilla, por exemplo, parece uma xerocópia dela! A famosa Paloma Duarte não cozinha nada e a mãe de Mayana Neiva é uma flor de formosura. John Drops e sua mãe, Vera, me arrancaram muitos sorrisos e a de Mumuzinho, Madalena, me deu medo! 



Assistir a relação de mães e filhos me soou bem familiar, ainda mais que o programa é dominical. Que mãe e/ou filho não é exatamente como retratados na telinha? O filho quer fazer as coisas da sua cabeça, enquanto as mães orientam, gritam e se estressam. A palavra de mãe é a mais importante e final. Ver os seres maternos na telinha foi até que divertido. As mães xingando, então?! 

   


Os episódios foram surpreendentes e quebraram diversos tabus. Nem toda mãe cozinha bem e os filhos podem surpreender na beira do fogão. Às vezes, os filhos não cozinham/cozinhavam nada, mas quando suas mães orientam e eles ouvem, os pratos foram surpreendentes e deliciosos. Aquela dupla menos improvável, se tornava campeã; enquanto aquela que recebia todos os créditos, era eliminada. 

  


Abertura

Apresenta uma trilha sonora animada e envolvente, com talheres, utensílios culinários e panelas que se movimentam pela tela, formando desenhos, como de um coração. A vinheta com a logo, forma várias panelas, com utensílios culinários e um garfo. 

Abaixo, trago um pouco da abertura do programa, por meio do vídeo de patrocínio. 

   


Receitas

O programa apresenta muitas dicas dadas pelos jurados de como cozinhar os alimentos, truques e combinações. Você aprende com as receitas criadas e até dá palpites de como os participantes poderiam ou não fazer os alimentos. 

As receitas criadas e apresentadas, são bem triviais e familiares, de forma geral. Elas dão água na boca, despertam sua memória afetiva e te ensinam bastante. Você se diverte e aprende com os participantes cozinhando, a ponto de ter vários momentos nonsenses que te deixam boquiabertos, do tipo: Por que foi colocado esse tempero? Por que esse ingrediente?



O site Receitas da TV reservou várias receitas que o programa trouxe, bem como receitas exclusivas dos jurados. É um site que dá água na boca e que faz você revisitar todas as comidas apresentadas. 

   


Algo que fiquei boquiaberto foi conhecer a receita de Vatapá de frango. Nunca tinha visto nenhuma receita assim. E o feijão tropeiro, sem feijão?! Ou, então, o bife de fígado cortado na maior grossura?! O programa apresenta coisas suculentas e outras muito surreais. 



Com Minha mãe cozinha melhor que a sua, aprendi muitas coisas - na verdade reiterei o que já tinha aprendido. Tais foram os aprendizados: como cozinhar os alimentos?; como aproveitar e reaproveitá-los?; como cortá-los?, as combinações dos pratos e, até mesmo, como organizar a bancada de forma coerente e intuitiva? (Confesso que tinham muitos participantes que faziam a maior bagunça na cozinha!). 


Para quem doar 

A premiação é bem interessante, pois os participantes não levam o prêmio, mas sim as instituições que eles escolhem ajudar. Essa corrente de solidariedade é louvável. No site Para quem doar você também pode doar para as organizações indicadas pelos convidados pelo programa. 


Repercussão e Audiência

Teve uma repercussão positiva e elogios sobre o formato e o programa em si. Ele apresenta cenas cômicas com discussões entre mães e filhos, mas sem fugir do humor. Foi ressaltado, também, que a atração apresenta uma distração aos domingos e elogios ao apresentador e jurados. 

Em sua estreia, a atração assumiu a liderança de forma tranquila, registrando 11,2 pontos com picos de 12,2 (dados do IBOPE). Com relação ao streaming, a atração esteve em segundo lugar. 


Crítica

Combina com as tardes de domingo, trazendo frescor, leveza, bom humor e diversão. Ele proporciona nos telespectadores aquela lembrança deliciosa de cozinhar em família durante um almoço dominical. A competição é deliciosa, principalmente os momentos lúdicos, como no início quando as mães brincam e jogam jogos divertidos ou quando o Fogo na cozinha está ativo. Sem falar, ainda da interação entre mães e seus filhos.

O programa é entretenimento na certa. Os comentários de Leandro Hassum são hilários, embora esteja um pouquinho desconfortável ainda como apresentador. Paola continua impecável como jurada, mas bem menos ácida que na antiga Casa. João Diamante é bem fofinho. 

Talvez a atração traga um certo machismo estrutural por dar a entender que apenas as mulheres e mães cozinham ou cozinham bem, mas isso pode ser resolvido, por exemplo, com um especial com pais em agosto. 

Para a segunda temporada, seria legal ter a execução de mais pratos doces (sobremesas) e também entradas e bebidas. Sei que o intuito do programa não é o de apresentar receitas mirabolantes e difíceis, mas caseiras e familiares, mas que tal ter essas receitas mais apimentadas na nova temporada?!

Enfim, é uma boa atração, totalmente despretensiosa e que te deixa com água na boca! J-J

   



   


Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. Bom dia - Imagino ser uma série muito interessante.,
    *
    Quinta feira com Saúde, Paz e Amor
    */*
    Ilusões e Poesia
    */*

    ResponderExcluir
  2. Já vi essa série passando na tv, mas nunca parei pra assistir.
    Parece ser divertida :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Emerson ainda não assisti mas já ouvi falar, é bastante interessante, abraços.

    ResponderExcluir
  4. Sabe que já vi anunciando, mas nunca parei para assistir o reality? Mas que bm que dessa vez eles acertaram a mão e espero que faça sucesso.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. Divertida e leve para as tardes. Abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  6. Eu ouvi muito falar desse programa de TV. Não assisti nenhum mas gostei de saber que você curtiu.
    Abraços.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não assisti, mas adoro a Paola <3
    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  8. Já vi uns trechos nos intervalos da globo, mas nunca parei pra assistir.
    Algumas coisas parecem divertidas.
    Beijos!
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  9. Sempre assisto, por falta de um programa melhor, só gosto da tv globo 🤔.

    Emerson, tenha um bom final de semana.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Sim, é uma boa atração. E para nós, que amamos a culinária, é um entretenimento interessante.

    Beijão e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  11. Parece interessante!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design