sábado, 20 de maio de 2023

A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística


O livro A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística de Nilson Lage mostra como um repórter se posiciona diante dos fatos, tendo o cuidado com as pautas, fontes, entre outros, em suas matérias jornalísticas. O autor conceitua o repórter no tempo ao colocar, em um primeiro momento, como um interpretador político. Essa postura, de acordo com ele, envolvia sensacionalismo, por isso, é estabelecido o surgimento da reportagem.

O repórter, portanto, passa a ser mais fiel aos fatos, utilizando-se de dados objetivos e de uma relação com as fontes mais contextualizada. A apuração muda de forma e o jornalista passa a ser testemunha da realidade. Esse conceito faz com que ele seja os “olhos e os ouvidos” dos consumidores de informação, já que, ao contrário destes, ele está presente diante dos fatos. Lage explica que o repórter precisa assimilar a realidade a partir da percepção que ele possui. Para isso, nos capítulos seguintes ele traz um repertório que faz parte do mundo do repórter, do seu dia-a-dia, e o modo como ele deve proceder para que sua matéria seja objetiva e não-tendenciosa.

Os tópicos que o autor apresenta são bem conhecidos para os alunos de jornalismo, e são aprendidos logo no início do curso, por volta do 2º semestre. É interessante compreender cada passo de uma apuração jornalística para não incorrer em erros graves. Com esse intuito, os capítulos seguintes se apresentam como dicas para os estudantes de jornalismo. É o que acontece com o capítulo Pautas & Pautas, onde o autor explica como o repórter deve compor uma pauta, como ela precisa ser planejada, para que seja bem-sucedida e não se torne fria. Já com relação às fontes, o repórter precisa compreender a importância de cada uma das fontes e pesquisar quem pode discorrer do assunto. O repórter precisa ter uma relação de cumplicidade com estas e criar vínculos profissionais com as mesmas. Em uma relação de vínculo, Lage explica como o repórter deve lidar com o entrevistado. Ele precisa conhecê-lo, e também saber discorrer do assunto que será tratado.

No capítulo seguinte, Lage faz um painel da ética no jornalismo. Conceituando situações onde até que ponto o repórter pode ir em busca de informações além de como o jornalista precisa lidar com vocabulário, pessoas, entre outros, para que não seja taxado como anti-ético. Lage explica que até nas escolhas de palavras você pode ser anti-ético.

Em Reportagem Especializada, o autor mostra a necessidade do repórter se especializar em outras áreas do conhecimento com o intuito de realizar matérias jornalísticas, que se diferem um pouco das que possuem somente tom técnico. Ele explica que essa especialização faz com que o repórter tenha conhecimento de determinada área, e o torna apto para falar de um conhecimento específico.

Nos capítulos finais o autor apresenta outro estilo de pesquisa, que vai além da entrevista, que seria pesquisas aos livros e outros. Ele diz que é importante para a compreensão de uma matéria.

O livro, no geral, é interessante, apesar de trazer conhecimentos já sabidos desde o início do curso. O autor sabe fazer um apanhado, contextualizando a profissão do jornalismo ao lado profissional e ético deste. Um dos capítulos mais promissores é o que fala de ética. É um capítulo que resume a ideia do autor. Arrisco opinar que seria melhor que esse capítulo viesse no início ou no fim, pois onde se encontra creio que fica perdido no contexto. J-J


**Resenha produzida para a disciplina Jornalismo Especializado I, quando cursava o curso de Comunicação Social - Jornalismo na Universidade Católica de Brasília (UCB).

8 comentários :

  1. Oie, gostei da dica, parece um livro bem rico em informações.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Emerson
    Deve ser um ótimo livro, obrigada por compartilhar, um repórter bem preparado passa as informações de forma coerente, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Excelente .Muitas"dicas" para os jornalistas .Obs:Nao sou jornalista ,mas gostei.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante. O papel do jornalista e do repórter tem desepertado muito o interesse público, por serem os profissionais responsáveis pela narração isenta dos fatos, nesses tempos de fake news e outras aberrações, rsrs. O livro parece ser ótimo!

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Imagino ser um livro com dicas muito boas
    *
    Feliz domingo, com Saúde, Paz e Amor
    */*
    Ilusões e Poesia
    */*

    ResponderExcluir
  6. Deve ser ótimo livro para os jornalistas.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Parece interessante, principalmente para os amigos do jornalismo. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Acabei de ler alguns artigos sobre esse assunto. No entanto esse achei muito interessante. Lucky Patcher

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design