quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Quinta de série #serieteners: Diário de um confinado

Pode conter spoilers!





A partir de hoje (29) lanço uma sequência de posts especiais aqui no Quinta de série. Trata-se do #serieteners - séries criadas e produzidas durante a quarentena que o mundo todo passa. Falarei de 8 produções (O número pode aumentar se eu julgar necessário). Projeto que esse especial dure até o ano que vem, por volta de 04 de fevereiro de 2021.

A primeira série que escolhi falar é a Diário de um confinado. Com duas temporadas e um total de 16 episódios, é uma produção de comédia da Globo exibida em seu serviço de streaming Globoplay, desde 26 de junho até 25 de setembro de 2020. Criada, produzida e estrelada por Bruno Mazzeo, a série ainda conta com a criação de Joana Jabace e roteiro de Rosana Ferrão, Leonardo Lanna e Veronica Debom. No elenco estavam presentes Renata Sorrah, Débora Bloch, Fernanda Torres, Lázaro Ramos, Lúcio Mauro Filho e Joaquim Waddington. Cada episódio tinha por volta de 12 minutos.  

Diário de um confinado foi uma série totalmente produzida de forma remota. Entre a concepção da ideia de Bruno Mazzeo e a gravação foi cerca de um mês e meio. Bruno produziu a série com sua esposa, que era sua diretora. A produção, portanto, se passa quase toda no apartamento de Bruno. Há poucas cenas externas (Mais as da segunda temporada). Os atores gravavam e interagiam com Bruno Mazzeo por videochamadas. 


E sobre o que a produção fala? Na série conhecemos Murilo, um solteirão que tenta sobreviver ao isolamento social por conta da COVID-19. O personagem marca os dias de confinamento no espelho do banheiro e tenta se reinventar para não enlouquecer. Com a nova condição, Murilo tem que aprender a limpar a casa, fazer sua comida e sair para as compras, tomando o máximo de cuidado. Ele conta com a ajuda de sua mãe Marília (Renata Sorrah), que coloca ele mais doido do que já é; e dos doutores Leonor e Guilherme Lemos (Fernanda Torres e Lázaro Ramos), que tentam trazer equilíbrio e uma vida mais saudável à Murilo nesses tempos tão difíceis.

A arte consegue imitar a vida real muito bem, pois nos vemos nas várias situações vivenciadas por Murilo, como a proteção exarcebada contra o vírus, com o uso de máscaras e de álcool em gel em tudo que é lugar; a limpeza de compras e da casa; e a adaptação da vida frente à esse novo cenário. 




A série tenta responder, de forma bem humorada (Apesar do momento difícil que enfrentamos), como sobreviver ao confinamento, uma vez que passamos a maior parte do tempo em casa. Murilo tornou-se um verdadeiro viajante em sua própria casa. Ele "viajou" da cozinha para o quarto e da sala para o banheiro, tendo o seu passaporte bastante carimbado, como mostrado na abertura que falarei mais à frente.  




Assim como muitos de nós, Murilo teve que lidar com o desafio de ter todos seus compromissos pessoais e profissionais transformados em remotos, desde sua terapia, reunião do condomínio, até o encontro com os amigos. E essas situações rendem as situações mais hilárias e engraçadas, como quando Murilo tenta cozinhar e pergunta como fazer para sua empregada por videochamada, quando tenta ter uma terapia com sua terapeuta, com o filho dela atrapalhando sua consulta, quando ele tem um date e uma festa virtuais ou quando recebe uma homenagem de aniversário com um carro de som (Saudades desse tipo de homenagem). Situações engraçadas que, com certeza, nos identificamos. 

Os episódios sempre eram iniciados com Murilo acordando e marcando os dias que estava em quarentena no espelho do banheiro. Depois tinha um depoimento reflexivo que tinha a ver com o episódio em questão e, só assim, havia a ação do episódio propriamente dita. 

A série conseguiu retratar o que as pessoas do mundo tem passado com o confinamento e isolamento social. Para Mazzeo e sua esposa, Joana, a série conseguiu seu objetivo. Foi fundamental essa parceria entre eles, o que deixou seu casamento mais sólido. 


Como a série foi feita?




Como falado, a série foi toda produzida e gravada remotamente. Cada um dos profissionais fez o seu trabalho de sua residência. O trabalho de produção da série foi totalmente ressignificado: os personagens provaram seus figurinos por chamadas de vídeo e a gravação e edição da série foi feita a partir da casa de Bruno e de outros profissionais. 

Cerca de 230 objetos foram enviados para o set de filmagem, o que trouxe uma nova aparência ao apartamento de Bruno. A ideia foi imprimir no ambiente os efeitos do confinamento. O apartamento de Bruno era clean, mas os produtores planejaram dar um ar mais pesado e bagunçado ao ambiente.

Para que o produto fosse de qualidade, o setor de tecnologia da Globo enviou para a casa de Mazzeo tripés, microfones externos, além de ring lights (aros de luz utilizados por blogueiros) para controlar a iluminação. Ainda para agregar nas filmagens foram utilizados celulares de última geração, sendo um conectado em conferência para monitoramento e acompanhamento da gravação e o outro para captação em 4K. 

No período de gravações, produtores de artes, cenógrafos, figurinistas e outros profissionais utilizaram o Teams, da Microsoft para controlar as equipes. Quando as filmagens eram finalizadas, a equipe de tecnologia acessava os celulares de forma remota para transferir o material para a nuvem. Em seguida, o conteúdo era disponibilizado para os servidores nos Estúdios Globo



Praticamente todos as estapas da produção foram de forma remota, exceto os processos de sonorização e color grade (alteração de cores) que foram feitos nos Estúdios Globo.

Seria esse o futuro das gravações de produções daqui para frente? Não sei, mas sei que com essa pandemia tivemos que nos reiventar e repensar sobre muitos assuntos.  


Personagens

A série contou com vários personagens, sejam eles principais, recorrentes ou participações especiais. Selecionei alguns deles. 



Murilo Barros: protagonista da série. Murilo é um solteirão, que vive em um apartamento no centro do Rio. Com a pandemia agora tem que lidar com situações cotidianas, mas que não estava nenhum pouco acostumado. 




Marília Barros: mãe de Murilo, representa muitas mães neuróticas, viciadas em organização, em limpeza e em proteger o seu filho a qualquer custo.  




Drª Leonor: terapeuta de Murilo, que tem se reinventado com sessões virtuais por conta do isolamento social. Tem um filho que sempre atrapalha o seu trabalho. 




Adelaide Cardoso: vizinha de Murilo, que também está se adaptando ao isolamento social e confinamento. 




Dr. Guilherme Lemos: médico pessoal de Murilo. Ele também faz consultas virtuais, o que rende os momentos engraçados. 




Sérgio Barbalho: melhor amigo de Murilo, com quem compartilha muitos gostos em comum. Por conta do isolamento social, resolve fazer sua festa de aniversário por meio de um aplicativo de videoconferência. 



Abertura 

A abertura mostra um passaporte em cima da mesa e vários elementos de casa, como tigela de sucrilhos e controle de TV. Também foram adicionados objetos que estamos bastante acostumados a utilizar na pandemia, como álcool e flanelas. Na abertura, o passaporte é carimbado com vários lugares da casa, como cozinha, sala e banheiro. Ela foi embalada pela música AA UU do Titãs, que combinou muito com o assunto da série, por sinal. Assista:

       




Curiosidades


A série coleciona algumas curiosidades, são elas:

- É o primeiro produto de dramaturgia da Globo 100% remoto, da pré à pós-produção;
- Mais de 25 horas de gravações foram armazenadas na nuvem; e 
- Por conta da pandemia, Murilo faz tudo dentro do loft em que vive. 



Repercussão e audiência

A série teve uma repercussão interessante, isso porque o público se identificou muito com ela. Já a audiência foi considerável para o horário. A atração obteve em média 16 pontos durante sua exibição na Globo. Isso é positivo, porque os episódios estavam liberados no Globoplay e, mesmo assim, as pessoas assistiram o programa na TV aberta. 



Primeira e segunda temporada

Enquanto a primeira temporada discutiu o isolamento social, a segunda tratou da flexibilização da quarentena. A primeira temporada foi praticamente toda gravada dentro do prédio e apartamento de Murilo (Bruno Mazzeo), enquanto a segunda contou com sequências nas ruas e até mesmo na praia. Na segunda temporada Murilo tenta (Não posso dizer se com sucesso ou sem) a deixar a paranoia da primeira temporada de lado para viver o que está sendo considerado como "novo normal". 


Crítica 



Diário de um confinado é uma série rápida, para o formato de streaming e consumo rápido, estilo maratona. Mesmo sendo uma série despretenciosa, ela é cheia de qualidade, como as atuações dos atores, fotogafia e câmera. Apesar de ter sido gravada rapidamente, ela quase não tem defeitos. Há um cuidado com a luz e enquadramento.

O roteiro é inteligente e perspicaz. Cada episódio foi muito bem trabalhado, para que o diário, reflexões e o conteúdo do episódio fossem congruentes. Tudo está muito amarradinho. Palmas para os roteiristas e produtores da série!

A série fala de assuntos atuais, como fake news, convívio com os vizinhos durante a pandemia e atividades como ir ao supermercado. Tudo isso com maestria e sem se tornar piegas. A produção, portanto, possui fácil leitura, o que provoca o riso natural e despretencioso. 

Os atores estão muito bem nos papeis. Destaque para Bruno Mazzeo, que sempre quebra a quarta parede para conversar com o telespectador sobre situações comuns tanto à ele como a todos nós.  

No final da série (Alerta de Spoiler!) todo o elenco e idealizadores do projeto aparecem, mostrando os bastidores da série. Conhecemos a esposa de Bruno Mazzeo, seus filhos e vemos até mesmo o câmera man, provando que, sim, a série foi toda gravada dentro de casa. 

Diário de um confinado, em suas duas temporadas, proporcionou diversão, arte, criatividade e inspiração, mesmo em tempos de pandemia. 

Esse foi o Quinta de série dessa semana. Fique agora com um vídeo de apresentação da série e um teaser. Até o próximo! J-J


   


    








Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. Eu amo essas suas resenhas mas eu confesso que não curti não essa série. Achei meio forçado kkkk Bjs Monalise www.dividindoexperiencias.com

    ResponderExcluir
  2. Olá , não vi a série pois não passa aqui em Portugal, mas já tinha ouvido falar. No entanto não sabia das peculiaridades das gravações nem que o cenário é a própria casa do ator. De fato o ser humano quando quer fazer algo se adapta, inventa e graças a tantas tecnologias, consegue lá chegar. Abraço, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  3. Eu achei bem peculiar essa série. Realmente foi bem interessante ter algo imitando a vida e mostrando como é a realidade que cada pessoa enfrentou em casa. Eu vou assistir depois essa série, gostei bastante do elenco.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. Ouvi falar dessa série, parece ser bem divertida.
    E já fiquei animada pra ver os próximos posts e quais séries você irá falar hehe :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi emerson,
    Eu assisti a primeira temporada e também me identifiquei com o Murilo. Não gosto muito de TV aberta, mas parava tudo que estava fazendo para assitir O Diário de um Confinado. Não assisti à segunda temporada pq não tenho Globoplay, mas quero muito ver.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei a dica de série. Gosto bastante de como o brasileiro transforma as dificuldades em coisas boas.

    Passa lá no blog. Fiz postagem nova e queria muito saber sua opinião sobre.❤
    Beijos😚,
    Paloma Viricio

    ResponderExcluir
  7. Amei o post. Eu estava super curiosa para ver essa série, mas não tenho globoplay.
    Eu adorei o jeito que as pessoas se reinventaram para continuar criando, eu assisti um curta que tem dois atores globais e achei bem fofinho, mas acho que foi feito bem no começo do isolamento.
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Para mim... foi uma bela novidade!!!
    Bom fim_de_semana

    ResponderExcluir
  9. eu assisti alguns episódios e amei, é bem tudo o que a gente passou no começo

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  10. Oi Émerson, eu ainda não assisti apesar de já ter recebido várias indicações. O seu post fez a série subir na lista das séries que eu quero assistir.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design