segunda-feira, 1 de junho de 2020

Bolsonaro e o copo de leite: nazismo, alt-righ ou desafio?


Uma polêmica tem se instaurado nos últimos dias quando Jair Bolsonaro tomou copo de leite junto com outros políticos em sua live no último dia 28 de maio. Supostamente, Bolsonaro fez um aceno e cumprimento aos grupos de extrema direita, além de ter sido um símbolo nazista e uma saudação da supremacia branca. 

Será que o significado do copo de leite é justamente esse? Ou tem algum desafio e significado por trás? Esse post tem o intuito de investigar a fundo as interpretações e versões do copo de leite, bem como traçar uma cronologia de como esse símbolo foi utilizado e seus bastidores.

Há aqueles que julgam que o gesto saudou o nazismo, outros a direita brasileira e alguns a supremacia branca americana. Vamos devendar tudo isso nesse post! Diga não às fakes news


Copo de leite e nazismo

Na Alemanha nazista era costume nos movimentos de extrema direita supremacista branca, encontros para se beber leite e banhar-se com leite. Para Adriana Dias, doutora em antropologia social pela Unicamp e que estuda o nazismo, há uma referência explícita entre a atitude e o conhecido novo nazismo. Ela disse o seguinte:

“O leite é o tempo todo referência neonazi. Tomar branco, se tornar branco. Ele vai dizer que não é, que é pelo desafio, mas é um jogo de cena, como eles sempre fazem.”


As atitudes dos políticos na live pode ser, nessa interpretação, uma forma de afirmação branca. O "tomar branco", o "se tornar branco". Nesse sentido, é uma provocação ao povo brasileiro e uma invocação ao nazismo. 

O antrópologo David Nemer, estudioso do bolsonarismo, explicou em uma thread no Twitter que foi uma tentativa racista, baseada na ciência para diferenciar e justificar a raça branca. Contudo, a ciência afirma não haver qualquer supremacia de raça para justificar ideologias racistas. Qualquer atitude nesse sentido só demonstra o ódio e o racismo dos seres humanos. 


De alt-right para alternative right





O leite, por volta de 2017, foi utilizado como símbolo de pureza e superioridade racial pelo movimento de ultradireira racista nacionalista supremacista branco nos EUA, o chamado alt-right (ou alternative right). Então, muitos acreditam que o chefe do poder executivo tenha imitado esse ritual. 

De acordo com o Wikipedia, esse movimento tem como objetivo defender OS BRANCOS, o sexismo, antissemitismo e conspiracionismo. Em diversas marchas pelo presidente Trump, supremacistas brancos - que se julgam serem superiores que qualquer raça (Olá, Nazismo), os adeptos estavam lá. O movimento também é contra a imigração e a inclusão dos imigrados em território americano.



Durante as marchas, esses nacionalistas brancos bebem leite como forma de chamar a atenção para a genética deles de digerir lactose quando adultos. Contudo, isso é uma inverdade, pois na África também existem grupos com essa capacidade. Um artigo do O Globo mostrou tribos africanas que possuem esse hábito há 10.000 anos. 


Antes do copo de leite

Essa não é a primeira vez que o bolsonarismo se apropria, supostamente, de ações dos alt right. Eduardo Bolsonaro, Carla Zambelli e Abe Weintraub fizeram o uso do efeito shockwave/flashwave em suas fotos. De acordo com esse artigo em inglês, esse efeito artístico prega o ódio e o fascismo.




Facção das redes bolsonaristas

O símbolo do copo de leite já foi apropriado por uma facção bolsonarista, os channers. De acordo com David Nemer, esse grupo, idealizado por Leon Leitadas, já foi banido várias vezes do Twitter por disseminar fake news e ideias nazistas, como é possível ver no gráfico abaixo:



Conceituado como "mamador digital e Terra planista", o perfil dissemina o ódio para todos os lados por meio de memes e gifs, como esse twett abaixo (Essa é a quarta conta do perfil na rede social):


David Nemer identificou a conta do Leon Leitadas como responsável pela campanha da Dr. Yamaguchi no Ministério da Saúde. 


Desafio do leite

Outra teoria a respeito da atitude de Jair Bolsonaro (Digo teoria porque existem várias interpretações) é que ela está relacionada ao Desafio do Leite, proposto pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O próprio Bolsonaro citou na live a Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), elogiando a ministra, mas se recusando a dar continuidade a corrente. Assista:





Então, nessa concepção, o que Bolsonaro fez foi participar de uma campanha promovida por produtores de leite no Brasil, incentivando essa produção, embora ela esteja em crise com a pandemia. 

De acordo com o site Canal do Leite, o desafio é gravar um vídeo tomando a bebida láctea, desafiando três pessoas a fazer o mesmo. Leia mais detalhes:


"Com o objetivo de valorizar a atividade leiteira e o consumo deste nobre produto pecuaristas do Brasil e de outros países se uniram nessa campanha em prol do leite, buscando também maiores garantias para o setor e mais valorização do produto e seus derivados na vida das pessoas."


Bolsonaro explicita no vídeo: "um brinde a todos os produtores de leite do Brasil, um brinde a nossa querida Tereza Cristina", demonstrando o motivo do vídeo e colocando por terra afirmações que ele seria neonazista e supremacista branco. 

Tereza Cristina, que desafiou Bolsonaro, tomou um copo de leite, um de iorgute e ainda comeu um pedaço de queijo minas. E disse o seguinte:


“Aceitei com muito prazer o Desafio do Leite. Fui desafiada por produtores rurais, deputados federais e associações do setor. Vamos tomar mais leite, faz bem para a saúde. Esse é um produto que nós precisamos incentivar."


Se Bolsonaro é supremacista branco, porque não acusaram a ministra de o sê-lo também? Há algum ruído nesse discurso, não acha?




E o contrário?


O deputado Eduardo Bolsonaro (filho de Eduardo Bolsonaro) e o blogueiro Allan dos Santos ironizaram o episódio. 

Eduardo Bolsonaro postou uma propaganda da Italac com os atores NEGROS Taís Araújo e Lázaro Ramos tomando um copo de leite. Veja abaixo:


O blogueiro NEGRO Allan dos Santos, por sua vez, tratou a situação na brincadeira ("Entendedores entenderão"). Há muito riso e mensagens "subliminares" (Mas nem tanto). Assista:

Outras polêmicas

Não é a primeira vez que o governo Bolsonaro se envolve em polêmicas desse porte. Quantos se lembram do discurso do ex ministro da cultura Roberto Alvim, que ocasionou em sua demissão? Contudo, há diferenças entre um e outro. O discurso do ex ministro é extremamente nazista, por conta do jeito de falar do ministro, da posição da câmera e do posicionamento de elementos. Acompanhe:




O mesmo não podemos afirmar da atitude de beber leite de Bolsonaro. E por que? Porque trata-se de interpretações. A verdade é o que foi explicado pelo presidente no vídeo. 


Ok! As atitudes de Bolsonaro são execráveis, como os discursos racistas; ele ser contra as cotas raciais; ele referir-se a quilombolas como gado; e dizer que seus filhos não se apaixonariam por uma mulher negra pois "foram muito bem educados". Motivos para acusá-lo de racista e defensor de uma supremacia branca são "aos montes". Mas não podemos generalizar e reduzir seu pensamento à apenas um copo de leite. No mais, é especulação, boato, fatos não comprovados e/ou fundamentados. 

Acusar Bolsonaro de nazismo, nesse caso, é o mesmo que dizer que ele é nazista e adepto de Hitler por tomar água como ele. 




Interpretações



Interpretações. São várias que podemos ter da atitude de Bolsonaro. Seria nazismo? Alt Right? Leon Leitadas? Desafio do Leite? Voto no Desafio do Leite, mas existem pessoas que acreditam ser um dog-whistle, ou seja, uma política com base na técnica de enviar mensagens codificadas ou implícitas para um determinado grupo de eleitores, sem que outros grupos percebam a mensagem. Sinceramente? Por mais que não concorde com o discurso do Bolsonaro e com suas atitudes, muitas vezes preconceituosas, machistas e homofóbicas (Como vistas no tópico "Outras polêmicas"), não acredito que ele teve essa audácia. Acredito que devemos fugir das fake news e de grupos políticos "tão barulhentos e histéricos" por aí. Cada caso é um caso e, nesse caso, Bolsonaro apenas participou de um desafio. J-J


Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Li atentamente, tudo bem colocado! porém, vindo dele, nunca ´coisas santinha ou boa!!! Isso é certo!" abraços, chica

    ResponderExcluir
  2. Vindo dele, eu não duvido que tenha coisa por trás, mas prefiro acreditar que seria somente pelo desafio.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Bolsonaro é aquilo a que se chama: "" Um copinho de leite"".
    Ficou a prova, provada
    .
    Feliz inicio de semana

    ResponderExcluir
  4. Fui lendo seu post com uma revolta crescente, mas ela foi amenizada ao saber do Desafio do Leite. Espero que tenha sido isso mesmo, embora dele espero qualquer coisa.

    E engraçado isso de brancos americanos beberem leite para provar que digerem a lactose. Eu sou branca e não digiro nada de lactose, então esse pessoal é só um bando de babacas mesmo, que acham que a cor da pele significa alguma coisa.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, Anete. A ignorância fala mais alto, em vários momentos.

      Excluir
  5. Esse governo todo flerta com o nazismo descaradamente, mas todo mundo sempre finge que é só acaso ou foi na inocência. Isso é tão perigoso e errado, e sempre tem alguém para passar pano. Pra mim, eles sabiam exatamente o que estavam fazendo e inventaram saídas de backup para disfarçar.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu ponto de vista. Ele foi bem agregador e importante.

      Excluir
  6. È provocação combinada com tendência aos extremismos.. além do mais existe a necessidade de manter o povo divergindo, entre si, rsrs.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Essa figura, causa-me azia, só de a ver!... Porque já nem o posso ouvir!... O que diz... é do mais pobre, básico e patético!... "E daí?" " Vamos todos morrer um dia, pô!"
    Enfim!... Não tenho nem palavras... A não ser que ele talvez tivesse falta de cálcio, desde bom cedo, na infância... assim se compreende... que não diga coisa com coisa... que tenha algum sentido, pelo menos!
    Abraço
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design