sábado, 6 de junho de 2020

O desabafo de um quase-cientista: a irresponsabilidade coletiva



Peço desculpas desde já porque essa publicação claramente não é destinada a todos vocês, e talvez possa acabar sendo agressiva demais, mas eu precisava demonstrar toda a minha inquietação e revolta perante a irresponsabilidade da maioria das pessoas. 

Como um aluno em final de graduação de uma das melhores universidades do Brasil, me sinto na obrigação de disseminar informações corretas sobre os assuntos mais relevantes da minha área. E é o que tenho feito aqui no blog, trazendo publicações sobre a pandemia, sobre onde estamos, conteúdo esse que eu passo horas lendo artigos atrás de artigos, confirmando tudo o que escrevo aqui. 

Pois bem, o Brasil atualmente se encontra na segunda posição de número de casos mundiais e em terceiro lugar no número de mortos pela covid-19. Mesmo com esses números em crescimento aceleradíssimo, alguns cidadãos acham que o vírus já acabou, que o mal já não está mais aqui e que não precisam mais tomar cuidados. Com isso, os números continuam acelerando. Há cada vez mais contaminados e mortos. 

Então, caros cidadãos, venho informar que o vírus não acabou, ele não foi exterminado. O mal continua aqui e ele continua matando. E venho trazer uma triste verdade para você, caso seja uma pessoa de baixa-renda - e segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de 52% dos brasileiros são baixa-renda ou sem renda nenhuma -, você não vai conseguir hospital para se tratar porque estes estão superlotados, e com isso, você não sobreviverá ao vírus. 

No Brasil, mais de 50% dos casos graves estão abaixo da faixa de 60 anos. Um estudo sobre a população de New York hospitalizada, realizado por Ramy Rahmé, pós-doutorando da Universidade de Paris, indica que 10% da população estudada desenvolveu o caso grave da doença e desses, 15% vieram a óbito. Nesse mesmo estudo, ele indica que 5% acaba desenvolvendo o estado crítico da doença, e desse número, 50% acaba falecendo.

Com isso, chegamos onde eu quero. Pacientes de estado grave e crítico necessitam de respiradores para tentar lutar contra o vírus e, mesmo assim, alguns acabam perdendo a luta. Existem pessoas que se cuidaram, que cumpriram a quarentena, mas que precisaram ir ao supermercado uma vez, em um único dia do mês, e contraíram o vírus. Enquanto isso, também existem as pessoas egoístas, que não aguentam ficar sem tomar sua cervejinha no bar ou sem fazer a caminhada da noite, que decidem sair em prol do seu entretenimento. E ainda por cima sem os cuidados necessários.

Para esse último grupo é para quem essa postagem é destinada. Agora falo diretamente a vocês. A verdade é: VOCÊS VÃO MORRER. Não existe cura, não existe tratamento. Esse remédio que o vosso presidente prescreve está matando mais do que curando, segundo dados científicos que, inclusive, estão sendo revisados pela Organização Mundial de Saúde. 

Vocês não tomam cuidado, não usam proteção e decidem exercer suas funções de entretenimento. Com isso, vocês encontram com uma pessoa que precisou sair para fazer as compras do mês e transmite o vírus para ela. Ela, como não tem plano de saúde, acaba morrendo no corredor de hospital à espera de um leito.

“Ah, mas eu não estou doente. Não estou com sintomas.” Cerca de 60% das pessoas são assintomáticas, ou seja, não desenvolvem os sintomas da doença, ou no máximo demonstram sintomas leves. Com isso, seu egoísmo acabou matando pessoas. 

“Ah, mas eu não gosto de usar máscara. Me sinto sufocado.” Experimente pegar covid-19 e me diz como é a sensação de se sentir sufocado. 

Por fim, peço solidariedade e empatia. Se vocês acham que não vão contrair a doença, bem. Mas mesmo assim, usem as máscaras para evitar de passar para outras pessoas. Máscara não se usa no queixo. É que nem usar fralda no cotovelo. Não adianta de porra nenhuma! A máscara precisa estar no nariz e na boca, que são as vias principais de entrada do vírus.

Com isso, agradeço a quem está cumprindo a quarentena arduamente. Seu esforço não vai ser em vão. Iremos passar por isso. Continuem que vai dar certo! Lavem as mãos, usem máscaras, evitem aglomerações e, se possível, não saiam de casa. E para aqueles que não estão cumprindo: vão se f…! J-J


Por: Thiago Nascimento

12 comentários :

  1. Temo que a irresponsabilidade com o desconfinamento nos vá trazer graves dissabores. Oxalá me engane... Oxalá.
    .
    Saudações poéticas
    Um Sábado feliz

    ResponderExcluir
  2. Muitas pessoas ainda não tem consciência, temo que nunca as tenham e, consequentemente o egoísmo delas sejam fatal para o outro. Não é porque a quarentena está sendo afrouxada que o vírus acabou. O vírus está por aí e quem não se cuidar, acabará por ser contaminado.Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Temos quer temer essa conduta que estamos vendo;;;Parece que tudo acabou, pois devem retornar a recuperar perdas econômicas, etc...Mas e as vidas?// Impressionante isso! Belo post! abraços, chica

    ResponderExcluir
  4. Olá, Thiago.
    Infelizmente conheço muita gente que nem acredita no vírus. Aqui na minha cidade reabriu o comercio essa semana e vi no jornal local agora de pouco o centro parecia Natal. Engraçado que está todo mundo morrendo de fome mas para gastar com roupas e sapatos tem. E infelizmente quem acaba morrendo é o coitado que fez tudo certinho e foi exposto por algum irresponsável que não tava nem ai e saiu espalhando o vírus.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Tem gente que ainda não tomou consciência da gravidade e tenho medo do que o futuro nos reserva.

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Muitas pessoas são irresponsáveis, egoístas e não acreditam nem na existência do vírus. É uma pena que estão tratando uma doença tão grave como uma simples gripe.
    É triste ver que muitas vezes a pessoa que morre, é aquela que fez a quarentena corretamente, mas precisou sair para fazer compras no supermercado.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  7. O problema das pessoas ]e pensar que com as ordens de levantamento pensam que o virus acabou e que podem andar por ai em festas e enfim nao percebo este género de atitudes tristes que os humanos tem.

    ResponderExcluir
  8. Faço suas as minhas palavras. Eu fico pasma que na era da informação as pessoas estejam tão desinformadas, mas acho que a questão é que tem gente que gosta de ficar ignorante sobre o que está acontecendo. Eu cheguei num ponto que tô assim: abre tudo mesmo e foda-se, porque só quando os números forem alarmantes e começar a morrer mais gente ainda, principalmente as desacreditadas é que vão perceber como a situação é grave. Enquanto isso venho escutando gente falando que tudo isso é uma conspiração para tirar o presidente...

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  9. Oi Thiago!

    A coisa está feia mesmo! Aqui a gente só está saindo para o necessário e quando precisa entregar alguma coisa, sempre com as medidas de precaução.. Esperamos que issso possa acabar logo para o bem de todos, mas precisamos ter compaixão pelos outros também e tomar cuidado
    Agora tiraram o BR da OMS... ô presidente -_-

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  10. Oi Thiago, eu fico muito entristecida com a irresponsabilidade desse governos e como algumas pessoas estão levando o assunto sem respeito a si mesmo e ao próximo. Aqui no Rio houve um início de liberação que para mim foi totalmente irresponsável e precipitado, focando questões financeiras e pouquíssimo preocupado com a saúde pública. Muito triste.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  11. Olá Thiago, Fassei 50 dias confinada e se no início me senti uma inútil, logo me dei conta de que era uma privilegiada por ficar em casa em teletrabalho, e que esta era a minha forma de poder ajudar. Aqui em Portugal praticamente já voltou a abrir tudo (fora raras exceções), já saio e faço minha vida normal, sem no entant frequentar locais de que não tenha mesmo absoluta necessidade de ir. Ir por ir, não vale a pena. Mesmo desconfinados é-nos exigido um comportamento responsável. Boa semana.

    ResponderExcluir
  12. Eu uso máscara desde Março! Detesto usar... quase sufoco usando... mas não tem outro jeito... por não querer arriscar a vida da minha mãe... que não abraço, nem beijo... faz meses... para a sua própria protecção!...
    E quando chego a casa da rua... banho logo, abandonando roupa e sapatos num canto da casa de quarentena... Virus!!! Está e entranha-se em todo o lado!
    Tem muita gente, que por inconsciência e egoísmo, só liga para si mesmo... e não se importa de arriscar a vida de amigos ou familiares...
    O vírus... está mais presente do que nunca!... Por todo o lado!... E continuará... com todas as mutações!...
    Nova Zelândia... estava livre de virus não era?... Bastou um casal de viajantes ter ido a Inglaterra, despedir-se de um familiar que estava falecendo... para trazer virose com eles, de novo para esse pais, que pela sua geografia, é o que estará mais a salvo do mundo!... Bastou algo simples assim!
    Na Europa, vão ser retomadas ligações aéreas... para não se comprometer mais a economia... é óbvio, que haverá novos surtos!... Não tem jeito... mas se todos se empenhassem , o vírus perderia força mais rapidamente, com todos cumprindo medidas de segurança...
    Enfim! No momento... só podemos fazer a nossa parte! Mas custa, ver uma grande maioria... não estar nem aí... e ser legitimada... pelos Jaires da vida... que por uma questão de conveniência e ambição política... não têm qualquer consciência...
    O cemitério de Manaus, por exemplo... está atolado, de gente, que poderia estar viva, se o povo fosse devidamente orientado...
    Adorei o post! Não poderia estar mais de acordo!
    Abraço
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design