domingo, 28 de junho de 2020

Animações, séries e livros infanto-juvenis LGBTQ+



Para encerrar a Semana do Orgulho LGBTQ+ 2020, trago hoje algumas animações, séries e livros com temáticas infanto-juvenis que discutem coisas como orientação sexual e identidade de gênero de maneira que facilite o entendimento dos pequenos sobre o assunto. 

Isso ainda é um tema muito polêmico no mundo e que divide opiniões, principalmente aquelas que se baseiam em princípios religiosos. Contudo, sabe-se que é necessário que crianças entendam certas coisas, não para torná-las sexualmente ativas como uma parcela da população acredita que é o objetivo de tratar esse assunto, mas sim para protegê-las de possíveis ataques de predadores sexuais.

Com isso, apresento uma série de desenhos, livros e séries que tratam de forma divertida e bem didática a diferença entre os indivíduos, as orientações sexuais e identidades de gênero, ensinando as crianças a respeitá-los, que é o que realmente importa.


Hora de Aventura




Hora de Aventura é uma série do Cartoon Network, que segue as aventuras de Finn, um garoto humano com um espírito de aventureiro, e seu melhor amigo Jake, um cachorro com poderes. Eles moram na Terra Ooo, em um período pós-apocalíptico, onde fazem novos amigos como a Princesa Jujuba, a Princesa Caroço e a Marceline. 

Muitos indícios durante o programa fizeram os espectadores suspeitarem de um possível relacionamento entre a Princesa Jujuba e Marceline, devido a pedaços da história delas que são soltos ao longo do programa. Depois de um tempo de especulações, o criador da animação, Pendleton Ward, confirmou no Twitter que as duas tinham um relacionamento no passado. 

A autora australiana Emma A. Jane comentou sobre os personagens e sua importância: “Finn e Jake são parte de um expansivo elenco de personagens que não são estereotipados e que populam um programa que subverte vários paradigmas sobre gênero tradicionais”

Além disso, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará publicou que a animação não é para o público infantil, que os jovens e adultos também captam as mensagens importantes que o desenho passa. Em sua tese, ela comenta: “os públicos distintos absorvem diferentes sentidos de uma mesma mensagem”, deixando claro a importância da narrativa.


Steven Universo



Assim como Hora de Aventura, Steven Universo também é um programa do Cartoon Network. Criado, por Rebecca Sugar, a animação conta a história do amadurecimento do protagonista, o Steven. Residente na cidade de Beach City, ele mora com as Crystal Gems, seres mágicos intergalácticos. 

A série trata de assuntos como amor, relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo (de uma maneira bem normal, como deve ser), preservação da natureza, família, amadurecimento. Tudo isso com um toque de magia. 


Os 3 Lá Embaixo: Contos da Arcádia




Os 3 lá embaixo é a segunda série da Trilogia Contos da Arcádia. Criado por Guillermo Del Toro e produzido pela DreamWorks, o programa conta a história de dois irmãos alienígenas, a Princesa Aja e o Príncipe Krel da Casa Tarron, que caem na Terra após fugirem de seu planeta natal, Akiridion-5.

O desenho gerou uma polêmica quando uma mãe o denunciou para a Netflix devido a uma cena de beijo gay onde duas jovens entram em pânico e se beijam achando que morreriam sem terem beijado ninguém na vida. A empresa respondeu a acusação da mãe dizendo que o desenho estava classificado apropriadamente e que era responsabilidade dos pais escolher e controlar o que seus filhos assistem. 

O Ministério da Justiça informou que a classificação indicativa surge em casos de cenas de sexo, nudez, violência e/ou uso de drogas e que a política de classificação indicativa “adotam critérios que não admitem qualquer juízo de valor, qualquer diferenciação entre raças, religião, posicionamento político ou orientação sexual”.


Meus dois pais



O livro de Walcyr Carrasco, Meus dois pais, trata com afeição e de forma bem delicada a questão da homossexualidade e o relacionamento de duas pessoas do mesmo sexo. A obra conta a história de Naldo, um menino que descobre a homossexualidade do pai e precisa aprender a lidar com isso. 

Muito inconformado com a revelação, ele precisa lidar com vários conflitos, internos e externos, sobre o que está se passando em sua vida desde a descoberta. Através dos olhos do protagonista, o autor mostra as diversas faces do preconceito enfrentado por aqueles que estão em um relacionamento homoafetivo e debate assuntos que são muito importantes nos dias atuais. Após vivenciar diversas situações, Naldo entende que o amor de seu pai é o que mais importa para ele.


Olívia tem dois papais



Uma menina muito esperta e curiosa chamada Olívia, que adora usar de palavras complicadas quando conversa com seus dois pais, Luís e Raul. Quando seus pais estão trabalhando, Olívia diz que está “entediada” e Raul, que odeia vê-la entediada, acabando cedendo e indo brincar com ela. Para chamar atenção de seu pai Luís, ela diz que está “desfalecendo” de fome, já que seu pai é o melhor cozinheiro que conhece.

Sabendo que sua família é diferente, Olívia fica intrigada ao se questionar como o seu pai Raul é tão bom em brincar com ela de bonecas, ou porque o seu pai Luís é tão bom na cozinha. Além disso, ela fica com mais dúvidas ainda ao se questionar como vai aprender a se maquiar e andar de salto alto se não tem nenhuma mulher na família, e tudo isso é discutido com muita sensibilidade na obra. 


O namorado do papai ronca




O namorado do papai ronca é um livro infanto-juvenil, contando um recorte de 6 meses da vida de um garoto de 12 anos louco por futebol acerca da relação homoafetiva quando precisa ir morar no interior da cidade com seu pai enquanto sua mãe viaja para realizar um curso.

A história abre a discussão da relação entre dois homens já que o pai do menino se relaciona com outro rapaz. Contudo, como ele está entrando na adolescência, o autor mostra que o relacionamento do pai é o menor dos problemas dele, levando tudo na normalidade que deve ser.



Com amor, Simon, Leah fora de Sintonia e Com amor, Victor


O universo de Becky Albertalli é com certeza um dos dos meus favoritos atualmente. Seus livros sempre discutem assuntos relacionados a identidade, autoestima, aceitação e sexualidade.




Em sua primeira história, Simon vs A agenda Homo Sapiens, que recentemente teve seu título alterado para Com amor, Simon devido ao lançamento do filme, Becky conta sobre a vida de Simon, um jovem gay que está determinado a viver um grande amor, mas ele não é assumido. Ele acaba sendo chantageado por um de seus colegas de classes que descobre sobre Simon e acaba o expondo. Com isso, ele precisa enfrentar os seus medos e lidar com o acontecimento.




Na sequência de Com amor, Simon, temos Leah fora de Sintonia, onde Becky conta a história de Leah, melhor amiga de Simon, e sobre como ela lida com sua bissexualidade, sem que seus amigos saibam, inclusive o próprio Simon. Ela acaba se apaixonando por uma amiga sua, Abby, enquanto um outro amigo está apaixonado por ela, fazendo com que ela tenha que descobrir o que sente por ambos.





Já foi anunciado também a sequência dessas duas histórias, chamada de Com amor, Creekwood, que vai ser contada através de e-mails dos personagens de Com amor, Simon, mostrando como é a vida deles após o Ensino Médio, agora que eles estão na Universidade.






Por fim, temos Com amor, Victor, uma série recentemente lançada no serviço de streaming Hulu, que ainda não tem no Brasil, onde conta a história de Victor, um adolescente gay em uma família completamente conservadora, diferente da de Simon, e ele tem que lidar com suas dúvidas acerca de sua sexualidade e com sua própria família. A série está com 92% de aceitação no Rotten Tomatoes e posso dizer que ela merece ainda mais. 


The Fosters




The Fosters é uma série norte-americana com produção de Jennifer Lopez e Peter Paige (Queer as Folk). O programa conta a história de duas mulheres lésbicas, casadas, que adotam várias crianças para dar a elas oportunidades melhores de vida.

Com o avançar da história, vemos o desenvolvimento de Jude, um dos filhos dela que vai descobrindo gradativamente que se apaixonou pelo seu melhor amigo, mostrando da melhor maneira possível a maneira que o adolescente lida com isso, assim como suas mães e sua família.


Essas foram algumas animações, séries e livros infanto-juventis que selecionei para compartilhar. Existem muitas outras que fazem reflexões acerca destes assuntos, o que é ótimo pois os jovens precisam entender que sexualidade é uma coisa completamente normal, apesar de sermos ensinados de maneira diferente a isso. E assim, encerramos mais uma Semana do Orgulho LGBT+ aqui no JOVEM JORNALISTA. Até a próxima! J-J



Por: Emerson Garcia
Ilustração: Milena A. Soares

7 comentários :


  1. Mais uma publicação fabulosa. O saber nunca ocupou lugar. Elogio estas suas publicações que dão a conhecer factos desconhecidos para uma grande maioria dos humanos, onde me incluo.
    .
    Tenha um domingo de Paz e fraternidade

    ResponderExcluir
  2. Oi Emerson, tudo bem?
    Adorei as indicações, super pertinentes para falarmos sobre diversidade e ampliarmos essas vozes.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Que seleção mais bacana. Muitas delas eu não conhecia e já quero assistir.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Eu já assisti alguns episódios de Steven Universo, assisti Love, Victor e The Fosters que adoro, já os livros ainda não li.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Émerson, uma ótima seleção de dicas. Gostei dos livros infantis. É muito legal tratar o tema da diversidade de forma lúdica desde cedo.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design